VNC Server... o que é e para que serve?

Fernandinho

Banido
Instalaram-me aqui no trabalho no fim de semana o VNC Server (www.realvnc.com)

Penso que seja para monitorizar o meu PC, certo? E para se intrometerem nele também, certo? :007:


È a versão free e tem muito poucos "items"...

Expliquem-me lá o que é este programa e o que faz...
 
Esse programa faz com que seja permitido alguém ver o que estás a fazer ou tomar controlo do teu computador...

Quem quer que seja que tenha posto isso ai, se não foste tu, não foi com boas intenções de certeza!

Aconselho-te a falares com o responsável da informática dai e perguntares-lhe se foi ele que o colocou ai, se foi, tudo bem, se não for, avisa!!
 
Confirmo o que o swimmer disse, no entanto deixa-me so acrescentar uma coisa... sempre que alguem se connectar ao teu computador, o icone do vnc fica a negro! Portanto é uma questão de estares atento ;)
 
NoOsPhErE disse:
Confirmo o que o swimmer disse, no entanto deixa-me so acrescentar uma coisa... sempre que alguem se connectar ao teu computador, o icone do vnc fica a negro! Portanto é uma questão de estares atento ;)

Ou então não... É possivel instalar aquilo como serviço onde o icone nem sequer se mostra, portanto, não te fies só nisso ;)
 
Possivelmente quem te instalou isso foi mesmo o responsavel de departamento de informática e não alguem com más intenções, até pq se o teu posto de trabalho está bem configurado, somente alguem com acesso de Administrador terá acesso para instalar programas.

O RealVNC dá imenso jeito para resolver cenas triviais no dia a dia sem ter de fazer deslocar o tecnico ao teu posto, é uma ferramenta cada vez mais utilizada.
 
VNC é um software multi-plataforma de controlo remoto de ambientes de desktop gráficos. Pode ser utilizado para coisas boas, como controlarmos o nosso computador quando estamos longe dele, ajudarmos um amigo que está com um problema no sistema dele, e claro que se instalado por pessoas com fins maliciosos pode ser utilizado para fazer coisas menos boas. Mas o VNC não é um trojan ou um software malicioso.
 
Pessoal, desde já quero agradecer a vossa ajuda!

Realmente andei a investigar e esteve cá o repsonsável informático no fim de semana a instalar isto nos PCS todos aqui do escritório.

Eu activei uma opçãozinha no VNC que diz "Prompt Local user to accept connections", pareceu-me bem esta opção, não fiz bem? ;-)

Depois tem uma sub opção desta que diz "only prompt when there is a user logged on", essa não marquei.

:P
 
Para te avisar não, para dares autorização para a outra pessoa se ligar.
Para evitares possíveis chatisses mais vale perguntares ao responsável pela inf. se podes activar essa opção. Até podes dar a tanga que é por uma questão de segurança.
 
Em principio deves activar a opção "Only Prompt When a user is Logged". Não me acredito que a intenção do responsável de informática fosse visionar o que se passa no pc quando alguem está a trabalhar nele.

O VNC se for bem instalado permite até ser instalado como serviço e não aparecer no task manager na lista de serviços. Para isso basta que o Administrador do PC faça uma edição no regedit na zona do VNC.

No entanto caso o sistema operativo usado nos pcs daí seja o Windows XP o remote desktop torna-se mais util visto que gasta menos recursos da rede é mais seguro para acessos exteriores à rede e permite o mesmo tipo de controlo. Para além de que caso existe um servidor de dominio a partir de Windows 2003 na rede todas as máquinas são mais facilmente controláveis e monotorizáveis.
 
De qualquer das formas, é de bom grado os Srs responsaveis, avisarem os seus funcionários de que está instalado um software de monitorização no PC...

Não é?

Eu pelo menos, quando instalo tenho uma folhinha feita em que dou conhecimento à pessoa que usa o computador de que está o software instalado e na qual me comprometo apenas a fazer uso desse software apenas para configurar o sistema sem nunca me preocupar em cuscar o que XPTO está a fazer...

Se todos fossem assim... não ouviam chamar nomes às mãezinhas pelas costas...

Eu quando duvido que alguem anda a "mijar" fora do penico, apenas tenho uma conversa séria com a pessoa, e na totalidade dos casos tem resultado...


Hasta...
 
VNC é um bom programa de administração remota.. mas o radmin bate em muito esse programa.. nao só pelo peso no server (Alguns kb) como o modo c: ou file transfer que sao bastante bons
 
Eu pouco é o tempo que tenho para "navegar" quando estou no trabalho, msn não uso, portanto estou á vontade quanto a isso de saberem o que estou a fazer, mas confesso que me sinto assim um pouco estranho ao saber que aquele programa está ali e que a qualquer momento posso estar a ser "visionado", sinto como que uma invasão de privacidade e como que uma "pressão".

Acho que a atitude do x4nick8r é de bom tom, podiam ao menos ter avisado o pessoal que estava ali aquele software...

Mas quer dizer, que quando estou a ser "visionado" o icone fica preto é isso? Agora estão lixados comigo, pois vou passar os dias a olhar para o quadradinho branco do vnc!!! :D
 
De qualquer das formas, é de bom grado os Srs responsaveis, avisarem os seus funcionários de que está instalado um software de monitorização no PC...

Não é?

O VNC não é um software de monitorização! É um software de controlo remoto! Não é a mesma coisa!


Eu por acaso uso Remote Desktop ... não consigo ver as vantagens do VNC, já tive instalado e para mim é bem pior.

Em primeiro lugar o RFB (protocolo usado no VNC) é um protocolo livre (o RDP não embora seja baseado num standard do ITU), em segundo lugar o RealVNC e a maioria das implementações de VNC são Software Livre e que podem facilmente ser adquiridas gratuitamente, em terceiro lugar o VNC é multi-plataforma (o software da m$ não), em quarto lugar como já foi dito permite que o utilizador local fique logado o que é optimo para demonstrar coisas.
 
remote desktop é freeware também?

eu smp k tento usar o vnc para me ligar ao pc, a banda atrofia logo e n consigo fazer nada, mas também uso mais em LAN.

Mas ando a pensr em ver um para controlar durante as ferias! :)
 
Back
Topo