Dúvida Dreamweaver

Preciso de esclarecer uma dúvida em DW: tenho um site feito com cerca de 30 páginas e preciso de arranjar uma maneira de cada vez que actualizo um link ele me actualize esse link em todas as páginas, ou seja, não ser obrigado a andar a actulizar link a link em todas as páginas.

Obrigado.
 
Boas...

Penso que não tenhas criado um template, senão bastava alterares o template, e estava feito... depois se precisares eu tento explicar como é que se cria um...

Tendo o site feito, sem template basta fazeres CONTROL + F, e ele abre-te o find, depois basta pores o código do link que queres alterar em cima, e pelo que queres substituir em baixo, depois na combobox que existe nessa janela da procura pões todo o site, e depois é só escolher replace all...

Penso que seja a maneira mais fácil de resolveres isso, rápidamente, mas atenção, tudo o que for igual ao texto que puseres vai ser substituido...portanto tem atenção a isso, não vá substituíres tudo e mais alguma coisa...

Alguma coisa chuta..

Hasta all e espero ter ajudado...[[]]
 
:p

yep...concordo com o turbulence! Php nisso...é facil e limpinho! É uma questão de metodo e habito... Isto se for para alterar um link no menu por exemplo...se em cada página o link estivere em sitios diferentes com grafismos diferentes, etc, etc...aí já é + complicado.
 
O problema, DragonShy, é que o grafismo da página muda logo isso deixa de ser possível. Obrigado Lancaster, acho que me safaste. Pelo menos para já...
Obrigado a todos.
Abraço.
 
Como fazer um template em Dreamweaver 8.0

Boas...

Um pequeno guia para criar um template em Dreamweaver:

1º Criar um site no Dreamweaver:

É necessário primeiro criar um site no Dreamweaver, ir ao menu site, e escolher new site.




2º Configuração do site:

Depois temos de configurar o nome do site, directório, ligação ao servidor caso exista etc etc (vou deixar de fora a ligação ao servidor, visto que para aqui não é preciso), podes escolher entre a tab Basic, e a tab advanced, vou usar a advanced visto que basta configurar este 1º painel, e temos um site novo pronto a usar.



Depois de terem preenchido o nome do site, e terem escolhido um directório basta carregar em ok, e está feito...

3º Criação do Template:

Agora criar o template propriamente dito, muito fácil, vão ao file, escolhem new, ele abre a janela abaixo ( põe na tab General ), e escolhem template page:



Quais são as diferenças entre os vários tipos de templates ali apresentados ( HTML Template, ASP Template, PHP Template etc etc ) a diferença é unicamente a extensão com que os ficheiros gerados a partir do template ficarão, se for HTML Template, fica como .html, se for PHP Template fica como .php.

Quando carregarem no ok aparece-vos isto:



(Para quem não souber HTML, isto é capaz de ser um pouco confuso, peço desculpa)

Salvem, e vão verificar que ele cria automaticamente um directório chamado templates, para usar templates é obrigatório este directório existir e ter este nome.

Como podem ver, têm ali umas tag's esquesitas comentadas, por exemplo em volta da tag title temos:

Código:
<!-- TemplateBeginEditable name="doctitle" -->
<title>Untitled Document</title>
<!-- TemplateEndEditable -->

Isto significa que o title do documento vai ser editável em todas as páginas geradas a partir do template.

4º Criar uma nova área editável no template:

Por exemplo na tag Body, vamos imaginar que temos 1 tabela, com 3 linhas, e 2 colunas e queremos que a 1º linha seja sempre o mesmo(por exemplo um menu, uma imagem qq coisa) neste caso uma imagem, que a 2º linha seja um pequeno menu,e que a 3º linha tenha um conteúdo que mude conforme a página.

Criamos a tabela, dentro da tag body

E ficaria algo do género:



Agora basta por o cursor entre a coluna que queremos, ir ao menu insert, template objects e escolher Editable Region ( ou carregar em Control + Alt + V ):



Ele abre este menu, basta dar um nome à região editável e carregar em ok:



E o código ficará igual a isto:



5º Criar uma página usando o template:

Vão ao menu file, escolhem new file, depois escolhem a tab Templates e o Dreamweaver mostra o seguinte:



Neste caso podem ver que tenho montes de sites, com montes de templates, se tiverem mais que um site, vai-vos aparecer o mesmo...

Não se esqueçam de seleccionar a opção "Update page when Template Changes".

A página criada fica assim:



Agora basta inserir algum texto, onde está escrito texto, e se tentarem escrever fora dessa zona, vão ver que não conseguem...

A seguir criamos a 2º página exactamente da mesma maneira, só que pomos texto diferente.

Podem ver o resultado aqui...

6º Actualizar páginas criadas pelo template:

E agora como é que se actualizam as páginas criadas a partir do template?

Fácil, imaginando que queremos mais uma linha na tabela para por copyright ou outra coisa qq...

Abrimos o ficheiro do template, e simplesmente adicionamos mais uma linha à tabela e não lhe adicionamos nenhuma área editável, ao tentarem guardar o template modificado ele pergunta o seguinte:



Basta carregar no update, e ele faz o update a todos os ficheiros que tenham sido gerados por este template, neste caso apenas estes 2.

O resultado pode ser visto aqui...

Claro que todo o texto, que já está nas zonas editáveis, não é alterado!

E penso que esteja tudo, alguma dúvida, correção estejam à vontade...

Hasta all [[]]
 
Última edição:
Ora cá está um bom guia.. se bem que só mesmo no finzinho é que explicas como eh k funciona isso dos templates.

Eu cá nao me entendo com o dreamweaver... a unica vantagem que aquilo tem para mim é o editor de tabelas... mesmo em termos de mudança de estilos aquilo gera elementos CSS que nunca mais acabam, pelo que prefiro edita-los a mao.

Mas de qq modo aprendi uma coisa que me parece bastante util. E funcional para o pessoal que nao se quer aventurar em páginas dinamicas.

Agora em relação a actualização de links sugiro antes o uso de php include.

Tipo... por exemplo um menu pode ser escrito num ficheiro e depois incluido sempre que seja necessario. Quando se precisar de mudar os destinos dos links actualiza-se o ficheiro incluido.

Uma solução mais expedita usando tb php é por os diversos links para dentro de um array de variaveis, escrevendo esse codigo num ficheiro por exemplo:

Ficheiro Links.php
PHP:
<?php
$links['inicio']="index.html";
$links['noticias']="news.html";
$links['faq']="faq.html";
$links['guestbook']="gest.html";
?>

Este ficheiro fica disponivel para edição posterior
Depois a qualquer altura qdo se quiser um link qualquer é só usar este tipo de codigo

Ficheiro xpto.html
Código:
...
<?php include "Links.php"; ?>
...
<?php echo $links['faq']; ?>
...


topas?
 
Back
Topo