[Comparativo] Bases de Refrigeração / Coolers

Forfirith

Power Member
Boas,

Sendo Portugal um país bem quentinho, não podemos confiar apenas na refrigeração interna dos nossos laptops para os manter frescos, operacionais e livres de danos causados pelo calor.
Assim sendo, apresento-vos um pequeno comparativo de vários modelos de coolers existentes no mercado português, caso pretendam adquirir um.

Ao ler a tabela devem ter em especial atenção a circulação do ar (Airflow, maior é melhor) assim como as dimensões do cooler (vs as do vosso portátil).

Na última coluna têm uma relação entre o preço do cooler e o seu airflow, menor é melhor.

Notas:
Portáteis de 14'' e menos - 320>340 x 220>240 mm
Portáteis de 15,4'' - 16'' - 370>390 x 240>260 mm
Portáteis de 17'' ou mais - 400+ x 270+ mm

Existem ainda muitos coolers com tamanho de 35cm que dizem dar para 15,6'', mas eram de facto para os antigos portáteis sem widescreen, o que os tornava mais 'pequenos'. Por isso, dar, darão, mas ficarão com cerca de 1-2 cm de fora nos lados.




Qualquer dúvida, correcção, sugestão é bem-vinda.

[REVIEWS]
 
Última edição:
Reviews:

eX Radikal disse:
Boas, queria só informar que após ter comprado a DeepCool MultiCore X6 e ter usado alguns dias, posso desde já anunciar que, pelo menos ao jogar um jogo não muito pesado mas que com esta base ligada por baixo: http://www.ngs.eu/detail.php?i=6&idp=201 o meu portátil chegava facilmente aos 80º+, às vezes até se desligava! Com a nova base, apenas com as 2 fans de cima ligadas, o meu portátil não passa dos 60/65 graus de máximo no CPU.
(...)
Cumpsz
 
Review DeepCool MultiCore x6:


Dimensões380 x 295 x 24 mm
Dimensões do Ventilador⌀140 x 15 mm (2PCS)
⌀100 x 15 mm (2PCS)
Peso Líquido900 g
Tensão Nominal5 VDC
Tensão de Operação4.5 ~ 5 VDC
Tensão de Partida4 VDC
Corrente Nominal0.2±10%~0.45±10%A
Potencia de Entrada1W~2.25W
Velocidade1000±10%RPM
1300±10%RPM
Fluxo de ar Máximo121.4 CFM
Nível de ruído24 dB(A)
Tipo de RolamentoHydro Bearing


tbc
 
Poder pode, não é desconfortável, tem uma base lisa apenas com as entradas de ar das fans.

Mas não é aconselhável usar nenhuma base que não as mesas em cima da cama. Ao colocares em cima das penas, cama, etc, estará a succionar os pêlos, cabelos, linhas, etc, o que irá a seu tempo congestionar as ventoinhas.

Claro que se tiveres cuidado e limpares de quando em quando o cooler não deves ter muitos problemas.
 
Boas, comprei hoje um Asus K450JF e gostava de saber um bom cooler para o mesmo, visto o portátil ser de 14".
Se alguém me puder dar uma ajudinha e onde comprar, agradecia.
Cumps
 
Portanto o K450JF mede: 348 x 241 x 25 mm

As melhores bases para este modelo serão as seguintes (Por ordem de performance/preço):
- Deepcool N1 | 350 x 260 x 26 mm | 16,85€/19,35€ (Azul|Preto|Cinza|...)
- Nox Kaze | 350 x 270 x 34 mm | 12,50€ (Tem leds) (Preto)
- Nox Taku | 350 x 270 x 34 mm | 13,95€ (Tem leds) (Preto)
 
Última edição:
Portanto o K450JF mede: 348 x 241 x 25 mm

As melhores bases para este modelo serão as seguintes (Por ordem de performance/preço):
- Deepcool N1 | 350 x 260 x 26 mm | 16,85€/19,35€ (Azul|Preto|Cinza|...)
- Nox Kaze | 350 x 270 x 34 mm | 12,50€ (Tem leds) (Preto)
- Nox Taku | 350 x 270 x 34 mm | 13,95€ (Tem leds) (Preto)

Muito obrigado pela resposta rápida e principalmente pela ajuda!
Vou optar pelo primeiro nesse caso.
Cumps
 
Também tenho a mesma duvida. Uma base para o Asus K450JF. Gostava de comprar a DeepCool Multicore X6. Será uma boa base para este pc? Não me importo que a base seja mais larga que o portátil. Esta base faz muito barulho? É fácil de limpar? Obrigado.
Se não te importas que seja mais larga é a melhor base da lista.
Não acho que faça muito ruído, já tive piores. Como podes ver na lista ela produz 24dBAs de ruído, o que não é o mais silencioso, no entanto ela tem 4 fans, dai o aumento ligeiro comparativamente aos outros coolers listados.

Ainda não a tive de limpar mas parece simples. Até mesmo sem desmontar só com o aspirador ;)
 
Recomendas mais essa deepcool x6 que a coolermaster x3? Estava a pensar comprar a cooler master, pois é a que mais encontro recomendações, mas pela tua review a deepcool parece-me melhor, além de ser mais barata.
O meu portatil é um l50-a-18t, e a parte de baixo é igual a esta: http://i40.tinypic.com/im2l21.jpg
 
Recomendas mais essa deepcool x6 que a coolermaster x3? Estava a pensar comprar a cooler master, pois é a que mais encontro recomendações, mas pela tua review a deepcool parece-me melhor, além de ser mais barata.
O meu portatil é um l50-a-18t, e a parte de baixo é igual a esta: http://i40.tinypic.com/im2l21.jpg
Sim. A meu ver, a coolermaster x3 não apresenta nenhuma característica que valha os 15€ de diferença. Tem menor airflow, menor RPM e apenas uma fan. O deepcool tem 4 fans, tendo 2 modos (2 fans ligadas, ou 4) que permitem regular o airflow máximo de acordo com a carga termal do portátil num dado momento.
As medidas do teu lap são compatíveis com esta base (377.5mm x 244.0mm). Com esta base, e visto as saídas de ar da base desse lap serem maioritariamente no quadrante superior (suponho, por outros modelos similares da toshiba, não consigo ver a tua foto), é possível fazer um boa refrigeração apenas com 2 fans em funcionamento.

Se precisares de mais do que 1 entrada USB extra, tens o deepcool windpal, com características +- semelhantes e com 4 entradas USB.
Se quiseres Leds para parecer mais cool, tens os Nox Taku e Kaze, bem mais baratos mas um pouco curtos na largura (35cm vs 38cm), e mais fracos no arrefecimento. Tens também o notepal XL, melhor que o X3 e mais barato... de facto não consigo perceber a supervalorização desse modelo... -.-
 
Eu tenho uma nox boreas 15 cá para casa, comprei quando saiu, 40 euros e aquilo nunca prestou para nada. Não quero luzes nem me interessa o hub, é mesmo a performance em si, vou buscar então a x6, parece-me um bom preço a uma boa performance.
Isto de passar de um fixo para um portatil, e de mac para windows é complicado.
Obrigado pela ajuda, alguma coisa que possa ajudar manda-me pm também.
 
Bem, acho que fui o primeiro daqui deste tópico a fazer uma pequena recomendação da deepcool multi core x6. Comparando com uma NGS Slim Stand (a que tinha anteriormente), esta é definitavemente muito melhor. MAIS fans a MAIOR velocidade o que faz surgir um airflow MAIOR. Além disso possui 4 modos (em vez dos 2 que o Forfirith tinha referido) sendo estes, por ordem do interruptor, desligada; APENAS 2 fans superiores (as maiores) ligadas; APENAS 2 fans inferiores (as menores) ligadas; TODAS ligadas. Ainda tem uma porta USB extra para compensar a porta que ocupa no PC (e pessoalmente gosto mais de ligar as pens, ratos, acessórios aqui que no portátil em si, a porta parece-me mais estável). Já agora, acho-a bastante silenciosa para a quantidade de fans que possui a base, então tendo em conta que se só ligar 2 das fans, ainda mais silenciosa é.

Só tenho bem a falar desta base, o que é mais importante, arreferer o PC, ela consegue bem. Antes tinha, com a outra base LIGADA, em média uns 65º/70º apenas com uma navegação razoável na net, skype e pouco mais. Com esta DESLIGADA, ou seja, só o PC pousado em cima dela, consigo ter umas temperaturas de 55º/60º se tanto, com ela completamente ligada desce logo para os 40 e tal. A utilização que mais lhe dou é somente as 2 fans superiores ligadas que chega para empurrar o ar para o cooler interno do PC arrefecendo-o bem. Apenas quando vou fazer uma jogatana com jogos mais pesados (like Crysis 3) é que ligo as 4 fans. O único inconveniente (no inverno) é que quando se ligam as fans inferiores, é que as mãos arrefecem juntamente com o PC, algo que não é muito agradável. No verão até sabe bem :P

Só isto que tenho a dizer. Espero ter ajudado.

Cumpzs
 
Além disso possui 4 modos (em vez dos 2 que o Forfirith tinha referido) sendo estes, por ordem do interruptor, desligada; APENAS 2 fans superiores (as maiores) ligadas; APENAS 2 fans inferiores (as menores) ligadas; TODAS ligadas.
Oh tens razão. -facedesk-
Tem de facto + 1 modo, o das fans inferiores ONLY. (Para além do desligado ofc)
Tenho esta base e realmente nunca dei muita atenção pois o botão de selecção deslizante tem, infelizmente, pouca sensibilidade.
 
pois o botão de selecção deslizante tem, infelizmente, pouca sensibilidade.

Quanto a isso concordo contigo, o botão é, de facto, pouco sensível. Eu que gosto de ligar apenas as 2 de cima tenho que sempre usar pelo menos 2 dedos para deslizar apenas 1 posição.
Tirando esse pormenor, 5* :)

Cumpsz
 
Boa noite, estava à procura de um cooler para o meu portátil e deparei-me com este tópico e como não percebo muito disto acho melhor pedir ajuda, para o meu portátil, Clevo 170SM que cooler é melhor? Ou vale a pena esperar uns tempos porque vão sair alguns novos?

Obrigado
 
Como sem fios? Queres que as ventoinhas funcionem por si só? Tens é a maioria das bases com ventoinhas mas os cabos removíveis. Dou o exemplo da minha DeepCool MultiCore X6 em que a ligação do fio é feita por uma porta USB, podendo ser removível.

Cumpsz
 
Back
Topo