DHCP - Router MEO + Router TP-LINK

di5hq

Power Member
Boa tarde :)

Comprei recentemente um router tp-link para expandir a minha rede cá em casa, mais propriamente pôr uma box no meu quarto. Tenho tudo a funcionar bem menos as gravações que não me aparece nada na lista e diz que pode ser relacionado com algum problema de rede, tudo o resto está OK.

Penso que o problema seja que esta box estando ligado ao tp-link está com o ip e o gateway do tp-link (192.168.0.100 / 192.168.0.1) em vez de estar com os respectivos do MEO (192.168.1.xx / 192.168.1.254) a minha dúvida é se é aqui que posso mudar algo?

Desligando o dhcp aqui ficará a ser gerido pelo router do meo, ou não será assim? ou simplesmente atribuo um ip neste router dentro do "range" dos ips atribuidos pelo meo.. e meto o gateway, dns do meo?

Alguém dentro do assunto que me dê uma ajudinha :)

Obrigado.


Edit: Testei o tp-link configurando para a game de ips do thomson e respectivo gateway (supostamente tudo normal) e não faz sentido, a imagem simplesmente congela passados 10seg. da box ligar.
 
Última edição:
No meu router que usei para expandir a rede Meo, activei o dhcp e só assim ficou a funcionar a box Meo, isso que falas das gravações é estranho.
 
Tens que por o router tplink na mesma gama de ips do router da meo. O problema dos freezes resolves se instalares um firmware alternativo no tplink tipo ddwrt ou openwrt
 
Já mudei o firmware para o ddwrt, coloquei a mesma gama de ips, aliás, é o thomson que está a gerir o dhcp e os freezes continuam a ver TV. Agora as gravações já aparecem e dá para vê-las sem parar, não faz sentido.. tudo parece estar correto:

P_20131029_201143.jpg




Edit: Aparentemente está resolvido, desactivei a firewall no tp-link, algo q ainda não tinha testado com este firmware.
 
Última edição:
Hoje já está outra vez a imagem a bloquear, passados 5seg. sempre q se liga ou muda de canal. Portanto, desactivar a firewall não resolveu =/
 
As paragens de imagem acontecem devido a conflito de IGMP na tua lan, ambos os routers Meo e Tplink possuem proxys de igmp, geralmente os routers tplink nao dao para desactivar a proxy de igmp.

Solução:

Router meo:
Mudar o ip para 192.168.1.1 e pool de dhcp de acordo com o novo IP.

Router tplink:
Mudar o ip para 192.168.1.254 e desactivar o dhcp.

Após finalizadas as alterações, necessário apenas reiniciar as boxes.
 
Hmmm ok, neste momento esses ips estão exactamente ao contrário.

Pool de dhcp refereste aos ips q o meo atribui q é do 64 ao 253 ?
 
A range de ips da pool(64-253) podes manter, mas o endereço de gateway , servidores de dns e dhcp tem que apontar para o ip do router meo(192.168.1.1).
 
ok, e só isso de trocar os ips dos routers resolve essas paragens?

Dizes que os tplink não dão para desactivar a proxy de igmp, mas eu já mudei o firmware para o ddwrt será q assim consigo ou é mesmo do router?

Logo depois do trabalho irei testar isso :) Obrigado
 
Última edição:
eu consegui por isso á partida tambem tem que dar no teu lado. tenho dhcp no thomson, o ip mantive o de origem. já nao sei o que alterei nas configuraçoes, mas na pratica desactivei tudo que tinha a ver com funções de routing.

btw a que porta estas a ligar o cabo que vem do thomson ao tplink?
 
Está ligado numa porta normal em ambos os routers, li algures para não usar as portas WAN. E também não iria deixar ter ips da mesma gama se fosse pela wan.
 
tens que garantir que ligas em portas normais e nao na porta wan do tplink. Nao ias deixar de ter os ips na mesma gama mas poderias estar a fazer routing no tplink, o que na pratica significava teres uma rede diferente (dependendo de como está configurado o ddwrt).

Experimenta o seguinte:

Em Setup->Advanced Routing: Operating Mode: Router

se quiseres ligar o cabo ethernet a porta Wan do asus e à Lan do Thomson para ficar Lan<->Wan, em basic setup mete um visto em "Assign WAN Port to Switch".

foi retirado de um post aqui do zwame. como te disse, eu tenho essa soluçao a funcionar, a diferença é que estou a usar o openwrt. no caso de duvidas podes sempre flashar essa firmware
 
Obrigado pelo vosso feedback, não tenho tido tempo para testar nada.. mas este fim-de-semana irei fazê-lo :) depois digo algo.

Cumprimentos.
 
Última edição:
  1. In Setup-->VLANs, check the "tagged" checkboxes for Ports 1,2,3. Then, check the three accoring checkboxes in the VLAN 7 row, uncheck them in the VLAN 0 row, and finally uncheck the "tagged" checkboxes.
Não consigo passar daqui pq no setup não tenho nenhum separador VLANS. (Firmware: DD-WRT v24-sp2 (07/24/13) std)

As paragens de imagem acontecem devido a conflito de IGMP na tua lan, ambos os routers Meo e Tplink possuem proxys de igmp, geralmente os routers tplink nao dao para desactivar a proxy de igmp.

Solução:

Router meo:
Mudar o ip para 192.168.1.1 e pool de dhcp de acordo com o novo IP.

Router tplink:
Mudar o ip para 192.168.1.254 e desactivar o dhcp.

Após finalizadas as alterações, necessário apenas reiniciar as boxes.

De momento já fiz isto, tenho os ips trocados, dhcp desactivado e a imagem já não pára, mas voltei a não conseguir ver gravações. No TPLink, Setup > Security a firewall fica ligada?
 
Última edição:
Este meu último problema acabou por desaparecer sozinho.. deixei aquilo configurado para a tv não congelar e nem me importei com as gravações e passado um tempo lembrei-me de abrir as gravações e funcionava! lol

Agora outro problema:

Tenho dois pcs ligados por wireless ao tplink a funcionar correctamente.. mas um tablet e um telemóvel (ambos recentes e android) ligam-se ao wireless normalmente e durante ~10min funciona, mas depois deixo de ter acesso à net, mas a ligação está activa, apenas me deixa de funcionar..

Será alguma configuração no router? O estranho é que nos pcs nunca falha.
 
Back
Topo