Nexus 5

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Nexus5_b.jpg


Nexus_5_01_ZWAME.jpg


Nexus_5_02_ZWAME.jpg


Nexus_5_03_ZWAME.jpg



O tão aguardado Nexus 5 foi finalmente lançado. Não se pode dizer que haja nenhuma surpresa que não tivesse já sido discutida aqui no fórum, mas não deixa de ser um grande lançamento com um preço muito interessante. O único problema é estarmos na cauda da Europa e a Google esqueceu-se de nós. O equipamento apenas está à venda em algumas Google Play.

É o primeiro dispositivo com o novo sistema operativo Android 4.4 com o nome de código Kit Kat.


Especificações


Ecrã
  • 4.95” 1920x1080 (445 ppi)
  • Full HD IPS
  • Corning Gorilla Glass 3

Câmeras
  • Frontal: 1.3 MP
  • Traseira: 8 MP com estabilização óptica

Dimensões
  • 137.84 mm x 69,17 mm x 8.59mm
  • 136 gramas

Bateria
  • 2300 mAh
  • Tempo de conversação até 17 horas
  • Standby até 300 horas
  • Internet com WiFi até 8,5 horas, até 7 horas em LTE
  • Carregamento por Wireless

Audio
  • Colunas
  • Conector audio stereo 3.5 mm

Processador
Snapdragon™ 800, 2.26GHz
GPU: Adrenos 330, 450MHz

Wireless

  • Dual-band Wi-Fi (2.4G/5G) 802.11 a/b/g/n/ac
  • NFC (Android Beam)
  • Bluetooth 4.0

Rede


  • 2G/3G/4G LTE

América do Norte:

  • GSM: 850/900/1800/1900 MHz
  • CDMA: Band Class: 0/1/10
  • WCDMA: Bands: 1/2/4/5/6/8/19
  • LTE: Bands: 1/2/4/5/17/19/25/26/41

Resto do mundo:

  • GSM: 850/900/1800/1900 MHz
  • WCDMA: Bands: 1/2/4/5/6/8
  • LTE: Bands: 1/3/5/7/8/20

Memória
  • 16 GB ou 32 GB de memória interna
  • 2 GB RAM

Portas e conectores
  • micro-USB
  • SlimPort
  • audio jack stereo 3.5 mm
  • Dois microfones
  • Power em cerâmicae botões de volume

Sistema Operativo
Android 4.4 KitKat

Sensores
GPSGiroscópio
Acelerómetro
Bússola
Proximidade/Luz ambiente
Pressão
Hall

Preço infelizmente não está disponível em Portugal
  • Versão 16GB - 349€
  • Versão 32GB - 399€


Análises



Desmontagem
ifixit

Câmara
Melhorias na câmara no 4.4.2.

Vídeos

Comparativo entre as câmaras: Nexus 5 vs iPhone 5s
Android 4.4. e o Nexus 5 com entrevista ao Matias Duarte: http://www.youtube.com/watch?v=DLoA_dvVMOA

Capas

O debate sobre capas tem sido imenso e há alguns aspectos a ter em linha de conta quando decidem comprar uma capa.
Vão sempre ter que fazer compromissos. Se querem algo o menos volumoso possível já sabem que também vão ter menos protecção. Eventualmente as que protegem mais acabam por adicionar algum volume.

Outro aspecto importante é se a capa protege apenas a traseira do equipamento ou também a parte frontal. As capas que o protegem a frente e a traseira e funcionam tipo livro ou bloco (abertura vertical) não são as mais confortáveis para o uso no dia a dia e se para alguns as capas que protegem apenas a traseira já adicionam volume a mais, as que protegem a frente e a traseira são ainda mais volumosas.
Têm ainda as bolsinhas mas ai acabam por não ser muito práticas porque têm que tirar o telemóvel cada vez que o querem usar e podem facilmente deixar cai-lo a fazer isso.

Modelos e marcas mais citadas no tópico e que são um bom ponto de partida para a pesquisa.

Coloco o link para o tropicalprice já que ficam com uma boa ideia de quanto vos vai custar e se comprarem através do link ajudam a manter a ZWAME.


Spigen
Em particular desde o Samsung S4 que esta marca passou a ter muitos clientes satisfeitos.


Spigen Neo-Hybrid


Spigen Slim Armor


Sipgen Ultra Hybrid



Ringke
Uma opção mais barata do que a Spigen mas que perde um pouco em termos de protecção apesar de serem mais finas.
RingkeFusion.jpg

Google Nexus 5 Ringke Fusion


Google Nexus 5 Ringke SLIM Preta


Google Nexus 5 Ringke SLIM Branca







Cruzerlite Spi-Force













Capdase Karapace








Protectores de ecrã


Os ecrãs dos smartphones actuais são bastante resistentes a pequenos ricos. No entanto, nada é 100% seguro. Os protectores de ecrã ajudam no sentido que acabam por ser uma barreira ao vidro original mas também têm inconvenientes como é o caso de serem de difícil aplicação e poderem ficar com bolhas de ar que vai dificultar a leitura até podem alterar ligeiramente as cores ou a sensibilidade ao toque. Pessoalmente não uso protector de ecrã mas caso queiram usar algumas possíveis escolhas.

Spigen

Nexus 5 Screen Protector Steinheil

Armazenamento

O Nexus 5 não tem slot para um microSD, no entanto têm uma solução que permite ligar o microSD à porta microUSB. É a meenova que resulta de um projecto do Kickstarter. É muito mais pequeno do que a imagem abaixo transparece, mas mesmo assim não é o sistema mais prático do mundo. De qualquer forma é a melhor opção que conheço.
Podem comprar no site directamente.

meenova.jpg



Baterias Externas


As baterias externas são óptimas em particular para os smartphones em que não é possível mudar a bateria. Com uma destas baterias podem sempre carregar o smartphone quando não têm uma tomada por perto, isto se obviamente, a tiverem carregado. O que têm que saber é que quanto maior o número de mAh, maior a capacidade de carregarem os equipamentos e estas baterias servem tanto para smartphones como tablets desde que tenham o cabo. No entanto, mais capacidade normalmente acarreta maior peso pelo que a portabilidade acaba por ser menor. Tenham isso em consideração.

A bateria do Nexus 5 é de 2300 mAh pelo que até a bateria externa mais pequena aqui colocada com 3000 mAh conseguirá carregar completamente e ainda sobra o Nexus 5.



Anker 2nd Gen. Astro3 12000mAh
300g
111 x 83 x 26mm

Anker 2nd Gen. Astro2 9000mAh
250g
106 x 64 x 25mm

Anker 2nd Generation Astro 6000mAh
135g
93 x 46 x 25mm

Anker Astro 3E 10000mAh
245g
142 x 72 x16mm

Anker Astro E4 13000mAh
308g
126 x 77 x 24mm

Anker Astro E5 15000mAh
316g
126 x 77 x 24mm

Anker Astro Slim2 4500mAh
113g
125 x 64 x 10mm

Anker Astro Slim3 6000mAh
154g
134 x 70 x 12mm

Anker Astro Mini 3000mAh
80g
89 x 23 x 23mm


Garantia em Portugal

Resposta oficial da LG Portugal (agradecimento ao djokanice pela info)

"Caso proceda à aquisição de um telemóvel LG Nexus 5 noutro país, confirmamos que poderá solicitar assistência para o mesmo no Serviço Técnico Oficial LG Electronics Portugal ao abrigo da garantia de 2 anos como se o mesmo tivesse sido adquirido em Portugal.

Alertamo-lo, no entanto, para duas situações:
- caso se verifique que o equipamento apresenta uma anomalia irreparável durante o período de 24 meses de garantia (algo que normalmente seria resolvido pela LG Electronics Portugal através da substituição ou do crédito do equipamento), ser-nos-á impossível auxiliá-lo, uma vez que se trata de um equipamento comercializado pela subsidiária de outro país;
- caso o modelo adquirido seja uma variante de operador (ou seja, um modelo que aceite cartões de um único operador), a reparação apenas poderá ser efectuada mediante orçamento.".
 
Última edição:
Perguntas Frequentes

Disponibilidade

P: Malta, onde posso comprar o Nexus 5?
R: Desde 18 de Março de 2014 que podem comprar na Google Play Store portuguesa: https://play.google.com/store/devices/details?id=nexus_5_black_16gb

Têm disponível a versão de 16GB e de 32GB.

Versão Americana

P: Malta, tenho um primo nos Estados Unidos e lá o Nexus 5 é bem barato. Vou poder usar em Portugal?

R: A versão que se vende no continente americano é diferente da versão que se vende na Europa, onde uma das principais diferenças são as bandas LTE/4G. Em Portugal utilizam-se as bandas 3, 7 e 20 e são precisamente três bandas que a versão americana não suporta. O 3G deverá funcionar na normalidade visto ser universal.

P: E mandar vir dos Estados Unidos vai parar na alfândega?
R: A alfândega portuguesa é sempre uma incógnita mas à partida nunca se deve apostar na sorte e partir sempre do pressuposto que vai lá parar. Ao custo que já se pagou, tens de acrescentar o IVA do produto (com portes) e algumas taxas, impressos e selos.

P: Tenho um amigo que pode trazer em mãos dos Estados Unidos. Vai ter problemas na alfândega?
R: Creio que não deverá haver problemas se for uma unidade. Se o teu amigo resolver abusar da sorte e trazer uns 5 creio que vai ter que declarar e pagar os devidos custos (IVAs,taxas,impressos,selos). Até ao montante de 430€ os bens estão isentos de qualquer taxa (para quem se desloca de avião, sendo por barco o limite diferente). Fonte: http://*****/1cQKfkb

Sobre o telefone

P: O software vem em Português?

R: O software trás opções para colocar escolher vários idiomas, entre elas, o Português.

P: Traz auriculares?
R: Apenas a versão vendida na Google Play Store francesa traz auriculares (porque a lei francesa obriga), tal como aconteceu com o Nexus 4.

Garantia

Garantia em Portugal

Editado e alterado conforme a informação colocada no primeiro post

Resposta oficial da LG Portugal (agradecimento ao djokanice pela info)

"Caso proceda à aquisição de um telemóvel LG Nexus 5 noutro país, confirmamos que poderá solicitar assistência para o mesmo no Serviço Técnico Oficial LG Electronics Portugal ao abrigo da garantia de 2 anos como se o mesmo tivesse sido adquirido em Portugal.

Alertamo-lo, no entanto, para duas situações:
- caso se verifique que o equipamento apresenta uma anomalia irreparável durante o período de 24 meses de garantia (algo que normalmente seria resolvido pela LG Electronics Portugal através da substituição ou do crédito do equipamento), ser-nos-á impossível auxiliá-lo, uma vez que se trata de um equipamento comercializado pela subsidiária de outro país;
- caso o modelo adquirido seja uma variante de operador (ou seja, um modelo que aceite cartões de um único operador), a reparação apenas poderá ser efectuada mediante orçamento.".

Encomendar o Nexus 5

Existem vários obstáculos para mandar vir o Nexus 5. São eles:

1) Ter google wallet com cartão inglês -> Solução: MBNet passa esta restrição. Se tentarem com um cartão VISA/Mastercard/"Outra empresa" português vai dar erro por ser emitido por um banco português.
2) Ter uma morada em Inglaterra. -> Solução: Recorrer a serviços Forward2Me ou Mailbox.de ( já explico mais abaixo )
3) Ter alguém que possa enviar para vocês para Portugal. -> Solução: a Forward2me ou Mailbox.de fazem esse serviço

Como mandar vir de Portugal, sem depender de “amigos/conhecidos”

Requisitos


1) MBNET Cartão Multi Utilização ( muito importante! )
2) Conta em forward2me ( para a playstore UK ) ou conta mailboxde ( para a playstore alemã ). Para as outras playstores terão que procurar serviços semelhantes.
3) Acesso a uma VPN da região pretendida ou então usar a extensão do CHROME chamada ZENMATE.



Ok, tutorial muito rápido:

1) Meter cerca de 500€ no MBNET Cartão Multi Utilização
2) *Abrir conta em forward2me.com ( tem um custo de 2£ ). Creio que o mailboxde.com não tem nenhum custo para abrir conta
3) Guardar num txt ou anotar em qualquer lado a morada atribuída pela forward2me/mailboxde
4) **Usar o plugin ZENMATE no Chrome configurado para a loja da região pretendida.
5) Fazer a compra normalmente. Na altura do pagamento, colocar os dados do MBNET e a morada da forward2me/mailboxde
6) Recebe-se mail da Google a dizer que a encomenda foi realizada e posteriormente um segundo email a dizer que foi enviado com tracking number. Mas será enviado para a empresa forward2me/mobilede.
7) Quando esta receber a encomenda, vai entrar em contacto contigo para fazer o pagamento do envio da encomenda para ti. Cerca de 25£.
8) Aguardar o Nexus 5 em casa.

* A conta foward2me deverá ser usada para a playstore inglesa enquanto que a conta mailboxde.com deverá ser usada para a playstore alemã
** Caso não consiga usar o plugin ZENMATE, como alternativa poderá usar VPN da região pretendida. GETUKVPN é uma opção. Ou então uma proxy, como por exemplo http://www.xroxy.com/proxy-country-GB.htm . Outra alternativa é usar o serviço Personal Shopper que a forwar2me disponibiliza. Eles fazem a compra por nós e é um serviço que tem o custo de 10% do valor do produto.



Total de Custos ( Loja inglesa em Libras. Loja alemã em Euros. )



Forward2me
Mailboxde
Inscrição no site
£2,00
0,00 €
Compra Nexus 5 16GB
£299,00
349,99 €
Portes Google
£9,99
9,99 €
Envio para portugal
£28,00
17,41
Total para a versao 16GB
£338,99
377,39 €



Caso seja versão 32GB
£40,00
50,00 €
Total para a versao 32GB
£378,99
427,39 €



Opcional

Personal Shopper forward2me
£29,90

16GB
£368,89

32GB
£412,89

 
Última edição pelo moderador:
Sabes o que é que tu merecias sabes? Não digo :D

Agora a sério. Confirmas a inconsistência com a câmara?

Foi a queixa da review do the verge.

Eu comprava o Nexus 5 mas os problemas para o comprar faz com que me faça desistir.
 
Também pode ser encontrado na loja online da "hiperelectro . es" onde esta a venda por 308,65€ + 17,95 (Portes)

Nota: Nunca comprei la nada. Mas já ouvi falar bem.
 
No caso da Mailbox.de existe um taxa de tratamento para além dos custos de envio, no caso do nexus 5 e com base nas dimensões da embalagem são mais 2,80€.

Não sei se é imperativo mas já li que convém ter uma conta gmail com as definições do pais a partir do qual iremos fazer a encomenda.

Podem apagar o post para não "poluir"
 
Tenho um amigo a viver na Alemanha e isso está-me a fazer ponderar sériamente comprar o Nexus 5.
Vou esperar para ver mais reviews. Especialmente sobre a autonomia da bateria e sobre a câmera.
 
Valor do envio para Portugal pela Mailboxde em libras para ficar coerente com uma compra realizada na store inglesa. Valor em euros: 14.61€. Este valor foi calculado a partir das dimensões da caixa e da tabela disponibilizada do site da mailboxde. Carece de confirmação de alguém que tenha pago.

Confirmo que o preço de envio pela Mailboxde.com é de €14,61 + €2,80 de taxa de serviço. Isto pela DHL com entrega estimada de 3 dias úteis.
Existem opções mais baratas com temp de entrega mais alargado.
Acho que a utilização do preço em libras no caso da loja alemã causa mais confusão do que ajuda. Por exemplo, o valor dos portes da Google é de €9,99, o que dá um pouco menos do que £9,99.
Qualquer dúvida quanto à utilização da store alemã e do serviço de reencaminhamento mandem PM, senão daqui a pouco este tópico está como o outro.
 
Confirmo que o preço de envio pela Mailboxde.com é de €14,61 + €2,80 de taxa de serviço. Isto pela DHL com entrega estimada de 3 dias úteis.
Existem opções mais baratas com temp de entrega mais alargado.
Acho que a utilização do preço em libras no caso da loja alemã causa mais confusão do que ajuda. Por exemplo, o valor dos portes da Google é de €9,99, o que dá um pouco menos do que £9,99.
Qualquer dúvida quanto à utilização da store alemã e do serviço de reencaminhamento mandem PM, senão daqui a pouco este tópico está como o outro.

Obrigado pela nota. Vou fazer a devida reparação e os ajustes necessários nos valores. Só queria que a comparação fosse feita na mesma moeda.
 
A quem já recebeu, tem alguns problemas com dead pixels, light bleeding, problemas na vibração, etc? Estive a ler uma thread do XDA e fiquei com um pouco de medo de o meu vir assim depois de ler um monte de gente a queixar-se disso


edit: tou com medo, porque com a sorte que eu usualmente tenho com estas cenas, o meu vem com 200 pixeis mortos, a camara tira fotos azuis, a vibração não funciona e ele tenta-se transformar num transformer para me matar. :-D
 
Última edição:
A quem já recebeu, tem alguns problemas com dead pixels, light bleeding, problemas na vibração, etc? Estive a ler uma thread do XDA e fiquei com um pouco de medo de o meu vir assim depois de ler um monte de gente a queixar-se disso

Finalmente, pus as patas no meu hoje, que já tinha à minha espera em casa desde a passada 6ª Feira.

Para já, muito bem impressionado com a versão de "série" deste Nexus 5. O som do speaker é muito aceitável (com auriculares é fabuloso) e só começa a distorcer quando está mesmo muito alto. A câmera ultrapassou em muito as minhas expectativas, tendo em conta algumas reviews mais negativas (ou tendenciosas) que tinha lido por aí, pecando apenas nas fotografias com o LED flash, onde realmente deixa um bocadinho a desejar, mas de resto, tira fotos fabulosas em condições externas e muito boas em condições de baixa luz. A velocidade de "obturador" também é bastante baixa, pelo que pessoas ou objectos em movimento é praticamente impossível evitar o "motion blur". De qualquer forma, penso que os pontos negativos serão ultrapassados -ou bastante minimizados, assim que a malta lá em Mountain Viewn lançar o update da camera app nativa.

De resto: Écrãn fabuloso, sem qualquer "dead pixel" ou "light bleed", performance do SoC simplesmente brutal... Os jogos Shadowgun: Deadzone e Modern Combat por exemplo, são divinais. O modo vibratório no meu é um bocadito ruidoso, mas cumpre bem a função. Relativamente ao LTE, não me foi possível testar devido à incompatibilidade das bandas 4G utilizadas por cá, porque eu tenho a versão Americana do N5.

Em resumo: De momento, não existe melhor smartphone no mercado na relação preço/qualidade/performance. Já para não mencionar o facto deste ser um dispositivo Nexus "Pure Google" (SIM Free e sem bloatware) e que recebe sempre as últimas actualizações do SO Android antes de qualquer outro dispositivo de outra marca qualquer.
 
Tão rápido a chegada da versão americana? Isso deve ter vindo num FedEx super expresso... Foi mesmo muito rápido...

Diverte te com o brinquedo :)
 
...a quem já recebeu em preto , o material " tipo borracha " não absorve muito a sujidade ( óleos , etc )?
Nem por isso. E limpa-se bem.


Também pode ser encontrado na loja online da "hiperelectro . es" onde esta a venda por 308,65€ + 17,95 (Portes)

Nota: Nunca comprei la nada. Mas já ouvi falar bem.
Tens a certeza que é esse o preço na Hiperelectro ? Não me parece.


326€ com portes é bem comprado?
Se for novo, a estrear e comprado na EU... É um preço excelente!


Tão rápido a chegada da versão americana? Isso deve ter vindo num FedEx super expresso... Foi mesmo muito rápido...

Diverte te com o brinquedo :)
Pois, é normal. Saíu dos EUA para PT no dia 28 de Outubro, antes do lançamento oficial na Play Store. ;)
 
Sabes o que é que tu merecias sabes? Não digo :D

Agora a sério. Confirmas a inconsistência com a câmara?

Foi a queixa da review do the verge.

Eu comprava o Nexus 5 mas os problemas para o comprar faz com que me faça desistir.

A review da verge foi uma beca estranha... Nao encontrei ate agora tantos problemas como eles enfrentaram, mas tambem nao utilizei extensivamente.
As poucas fotos que tirei sairam bem melhor do que no Nexus 4, apesar de achar que o obturador poderia ser mais rapido...

Fico com a impressao que SW upgrades podem optimizar e muito a camara... A google devia contratar a equipa da Nokia, a Nokia camera no lumia 920 'e espectacular, adorava ter algo assim neste Nexus
 
Back
Topo