Sistema ITED com ZON ajuda!

migueldias94

Power Member
Ora bem, mudei de casa há uns bons meses, e esta foi construída com um sistema ITED, tenho várias tomadas RJ45 em todas as divisões juntamente com uma com saída de TV e outra com saída coaxial (de onde penso que sai o sinal da fibra pois o modem/router da ZON está ligado a uma destas tomadas na sala).
O meu modem/router ZON é aquele em forma 'barbatana'.

As minhas questões principais:

- Se eu comprasse outro modem idêntico ao da ZON (ou um com input coaxial) e ligasse numa das outras tomadas coaxias disponíveis, teria dois router's a transmitir a mesma internet certo? Isso não será solução melhor que um replicador/repeater/wireless extender? Visto que um repeater o que faz é apanhar o sinal wireless do router e prolongá-lo, apenas vai transmitir o sinal com a qualidade com que o apanha e se estiver muito longe não vai servir de nada (tenho um repeater T-Link no andar de cima, mas a velocidade que apanho ligado a este é a mesma que com o router da ZON, por isso não vale a pena) e um outro modem se ligado a uma das tomadas coaxiais da casa apanharia o sinal com máxima qualidade directamente do coaxial e transmitiria a partir desse ponto o sinal puro, certo? Ou não é possível ter dois modems?

- Estou cheio de tomadas RJ45 pela casa toda, mas não têm servido para nada, já experimentei ligar um cabo ethernet do router da ZON à tomada ethernet ao lado dele, mas não sai sinal nenhum se depois ligar um computador a uma das outras tomadas.

Outra coisa que quero acrescentar é que a ZON tem um serviço absolutamente terrível, é mesmo péssimo e já na minha casa anterior era só problemas, mas aqui ainda é pior. A única razão para ainda serem o meu ISP é o facto de na minha zona serem os únicos com fibra instalada e eu necessito muito de internet rápida.

Mas aqui vão os meus problemas com a ZON e isto sempre foi assim nas duas casas com ZON em que vivi.

- No dia de instalação da internet, esta está brilhante, velocidades que ultrapassam o meu pacote (o meu pacote é de 100Mbps e apanhava 120), o wireless tem velocidade constante (no andar de cima apanhava 70Mbps sem problemas). Passado umas semanas as coisas já não são assim tão boas, os computadores desligam-se da rede wireless de repente, mas basta reiniciar o wi-fi nos PC's e ele volta. Passado dois meses é a palhaçada total. Quando nos primeiros dias apanhava 70Mbps agora a situação é a seguinte, e leiam bem que isto só mesmo rir para não chorar, anda um gajo a pagar um pacote fibra de alta velocidade:

- Hoje faço um speedtest no mesmo sítio no andar de cima, por exemplo hoje até registei, às 19:54 46Mbps de velocidade (nada que se compare aos 70 dos primeiros dias), depois às 19:57, preparem-se, 14Mbps, sim 14 em 3 minutos de diferença. Vou fazer agora um (20:44), só um segundo... OK, feito, 27Mbps. Portanto como podem ver o wireless é tudo menos consistente, um bocado estranho se tivermos em conta que nos primeiros dias estava a uns constantes 70Mbps.

- Depois vêm as quedas repentinas de sinal Wi-Fi. Ainda ontem estava a ver um stream no Twitch, em qualidade Low devo adicionar que nessa altura a minha net de "alta velocidade" devia estar num dos seus frequentes momentos em que se arma em ADSL e bomba uns 10Mbps, e de repente o stream pára. Vou ver o sinal Wi-Fi e não estou ligado a nada, a nenhuma rede. Faço procurar e selecciono a minha rede. Ele fica a ligar-se e a ligar-se e diz que excedeu o tempo. Tento mais uma vez, ele liga-se e liga-se, não encontra IP address e excede o tempo, depois às tantas pede-me a chave WAP outra vez, dou-me ao trabalho de a meter de novo, não sei porquê visto já a ter metido antes umas 20 vezes em casos deste género, ele tenta ligar-se e falha. Estava eu no conforto da minha cama no andar de cima, e foi isto o tempo todo, e isto agora acontece uns 3 dias por semana, nos momentos mais chatos e a única maneira que encontrei para solucionar isto é ter que me levantar, descer para o andar de baixo e reiniciar o router. Mas o que é isto?

- Se eu ligo para o apoio ao cliente da ZON eles dizem que não se responsabilizam pelo Wi-Fi, mas na minha casa anterior em que o PC estava ao lado do router e estava ligado por cabo, quando a net estava uma cagada, ligávamos, queixámos-nos um bocadinho e milagrosamente voltava às 'altas-velocidades' prometidas durante essa semana toda, o que dava a impressão que a ZON tem lá um botãozinho que quando quer faz aumentar ou diminuir as velocidades de internet. Mas pronto, isso já é comum.

Desculpem o rant, ficou bastante maior do que pensava, mas à medida que ia escrevendo a raiva subia-me à cabeça e não pude parar, queria mostrar tudo.

Voltando ao ITED, que devo fazer? Eu já não estou para me preocupar com o wireless por isso ao menos se pudesse ligar o meu computador à parede e ter velocidades de cabo, era absolutamente espectacular, já para não falar nas consolas que eu não jogo online à semanas porque não suporto o lag estando as consolas à frente de duas tomadas RJ45.

Devo chamar alguém para pôr isto a funcionar? Ou é só mexer num botão ou noutro? Obrigado, se for preciso posto aqui fotos da minha ATI.

Por favor partilhem tudo o que souberem que isto é o desespero total.

Fotografias Relevantes:

A caixa ATI:
PsQc12r.jpg


Close-ups:
8DVahpf.jpg

jCZaT8J.jpg


O modem/router:
9gTqPbR.jpg


No sinal de TV o cabo vai até à box, na saída coaxial, até ao router da ZON:
7iHAox3.jpg


E as tomadas que tenho em todas as divisões. TV, Coaxial e RJ45.
f4G1yax.jpg
 
Última edição:
Boas

O melhor que tens a fazer é instalar um switch dentro do armário ited e ligar lá todas as tomadas rj45.
Mas poe aí uma foto do armário para poder avaliar melhor.

Já agora, esquece isso de arranjar outro cable router porque não vai funcionar...
 
Não me digas que fui chulado. Não interessa, vou chamar um técnico da Quitérios que é a marca do ITED e ele que me instale isto tudo. Enfim.

Boas, a Quitérios não tem técnicos para ir a casa...
Quando muito contratas um técnico ITED!

Os cabos de rede estão cravados por trás do painel(botões), os botões servem para telefone, no "off" fica para ethernet depois de ligado a um switch que se coloca por trás do painel!

p.s abre o painel e tira fotos para podermos ajudar melhor!
 
Última edição:
boas esse ati deve ter os cabos cravados por trás e ade ter portas de rede para cada um dos cabos(tomadas) tem la uma tomada eléctrica dentro e metes la um switch escolhes as tomadas onde queres a net e ligas os cabos de rede ao mesmo atenção que os botões da frente tem de estar off
espero ter ajudado
 
Como já disseram, isso aí por trás tem que ter os cabos de rede, vais ter que os ligar, em casa de um amigo meu, estão nesse armário também as fichas rj45, e ele tem "mini cabos" a ligar as fichas..
 
OK, não percebo nada de como isto vai funcionar, i mean, eu sei montar cabos RJ45 se for necessário, mas pelo que percebi deverão estar cabos lá atrás e o que eu preciso de fazer é comprar um network switch ao qual dedico uma das entradas a tomada ethernet onde vou ligar o router (seria o fornecedor de sinal) e o switch faz route desse sinal para as restantes tomadas da casa certo?

Vou tentar abrir aquilo para vos mostrar mais tarde.

Obrigado desde já!
 
Muito bem, já abri aquilo e já tirei fotos e realmente atrás da porta estão um mar de entradas RJ45 e uma tomada eléctrica. Tirei fotos, posto-as assim que puder.
 
Boas, para colocar ethernet nas tomadas que queres, colocas um switch dentro do ATI, ligas na tomada 230v, depois metes um chicote nas tomadas RJ45 (posição off) que estão no ATI que queres com ethernet a ligar no switch, até podes colocar o ZON HUB dentro do ATI se te der jeito.

Se queres manter o ZON HUB onde está, tens de colocar um chicote "RJ45" do ZON HUB e a tomada de parede que está na foto, depois colocas o switch dentro do ATI, metes um chicote na RJ45 que vem da sala (tens legenda na porta do ATI) exemplo: A6 sala.

ZON HUB >>> chicote tomada sala >>> ATI tomada RJ45 "A6" >>>> chicote para o switch, assim o switch já fica com "internet" depois é só colocar chicotes do switch para as tomadas A2, A4, A8 etc. que queres com rede!
 
Última edição:
Uma coisa destas vai funcionar corretamente certo? http://www.amazon.co.uk/gp/product/...&pf_rd_t=101&pf_rd_p=430257247&pf_rd_i=468294

Agora o que eu não sei é para que é que serve a outra placa quase idêntica a esquerda da placa onde estão ligados os fios, ms enfim. Acho que, se vi bem, são para as tomadas da A25-A40, mas a essa eles não ligaram os cabos respectivos às tomadas como se pode ver pelas fotos. Espero que nenhuma dessas corresponda à cave onde está a "mancave" e onde realmente preciso de internet porque se esse for o caso tenho que chamar o electricista para as ligar ou gasto 160€ em powerlines.

Mais uma questão, esse switch é de 8 portas, pelo qual me deixa ligar à internet 7 tomadas (visto que uma é das entradas do switch está ocupada com o sinal do router), se quiser ligar mais, preciso de dois switch ou mais e passar um cabo a ligar um switch ao outro certo? Pena que os bons switches sejam tão caros :$.

E na board existe uma entrada RJ45 isolada no topo, para que serve essa?
 
Comprei o switch que linkei aí na Worten já instalei tudo. 120Mbps nas tomadas, mas como não tenho muitos cabos RJ45 não liguei a todas. Muito obrigado pela ajuda facilitaram-me imenso a vida!
 
Tenho um problema. Hoje eu, o meu irmao e uns amigos fomos jogar online, eu no meu quarto ligado por cabo, ele no seu quarto ligado por cabo e o resto do pessoal nas suas casas, o problema e que quando alguem me convidava o meu irmao para ele se juntar a sessao o convite vinha para mim e ele nao consegue entrar na mesma sessao que eu nem vice-versa, alguem sabe porque?
 
Back
Topo