Kemmy

kemmy

Power Member
Viva,

Só se aprende de duas formas, uma é lendo (teoria) a outra é fazendo, assim coloco aqui as minhas modestas/ paupérrimas fotos, na esperança de aprender alguma coisa, pois há aqui membros que podem ensinar muito.

Peço os vossos sinceros comentários, se possível de forma a que eu possa aprender.

Chamo a atenção que são fotos muito/ extremamente amadoras, por isso batam com jeitinho:-D



Obrigado.

Cumps
 
Última edição:
Parece que ninguém gosta das minhas fotos:'(:joker:
Mas eu quero mesmo aprender, por isso vou insistir colocando diretamente as fotos aqui.
Os vossos comentários para eu aprender, sff.

Foto 1- Avião


Foto2- Espreitar


Foto3- Vintage?


Comentários sff.
Obrigado
 
Última edição:
Ora bem... no geral os enquadramentos não estão muito bem, sei que me repito nas críticas mas a regra dos terços ajuda bastante.

Foto 1 : Pena o avião estar tão pequeno no enquadramento, quase que nem se vê. Apesar do efeito até ficar estranhamente engraçado, o céu tem uma área demasiada queimada, F4.5 para esse tipo de foto é demasiado aberto para a velocidade de disparo, tenta ir para aberturas mais pequenas ou usar a compensação de exposição (baixar a exposiçao para ter menus luz a entrar no sensor). Depois o próprio sol está demasiado centrado na foto, que é o que me salta mais a vista. Tenta na tua d3100 activar o preview dos highlights para quando fazes review da fotografia no ecrã veres as áreas queimadas e vai rectificando a exposição se necessário.

Foto 2 e 3: Nesse tipo de fotos tenta ter a cara/olhos visíveis na foto, pois senão perde um pouco o interesse. A dó espreitar, teria mais piada se estivesses a fotografar no lado onde a menina estaria a olhar.

Foto 4 : adaptar a regra dos terços, mais céu ou mais rio. Se calha a opção Preto e branco n terá sido a melhor (o céu estaria assim tão mau ?).

Foto 5 : Aqui teria trabalhado mais a perspectiva, ou completamente de frente, para ficar tudo perfeitamente alinhado. Teria sobretudo usado uma abertura mais pequena em vez de ir para f4.5 , para tentar ter mais profundidade de campo.

Foto 6 : não tenho muito a dizer, n tem grande sharpness mesmo sendo de telemóvel.

Foto 7 : Talvez a melhor foto em termos de composição, o avião e sol estão em posições interessantes. O céu e as núvens estão atractivas. Usastes uma abertura pequena (F11) com uma velocidade mais adequada , repara que o sol ficou melhor do que na primeira. Em termos de sharpness, n sei que lente de 300mm usastes, mas olhando para o exif, 1/500mm deveriam ter sido suficientes ( a não ser que tremas muito das mãos).

Foto 8 : regra dos terços, talvez um pouco mais de céu.. em termos de edição não gostei, demasiado forte e artificial.

Espero ter ajudado, é a minha opinião que vale o que vale como é obvio. Se estiveres a usar o modo auto (neste caso as aberturas e velocidades foram determinadas pela maquina) , tenta largar e passa a usar o modo abertura, ou o modo de velocidade. Tenta ver e perceber como a velocidade do shutter, assim como a abertura influenciam as fotos.
 
Última edição:
Já agora vou rectificar só um pormenor naquilo que disse... em relação a foto 1 ou 7 a minha explicação não está correcta ou incompleta. Nesse tipo de foto convém corrigir a exposição para teres menes luz a entrar no sensor e desse modo ter menos áreas queimadas. Fazes isso de várias maneiras (usando modo manual ou compensação de exposição por exemplo), aquilo que estava a sugerir estava incompleto/errado.
Entretanto já editei o post.
 
Viva,

schon obrigado por ter dispensado tempo para ter feito uma critica às minhas paupérrimas fotos, era isso mesmo que eu pretendia para ver se consigo aprender alguma coisa. Obrigado.

Depois de ter lido as suas sugestões fiz alterações às fotos 4 e 8.

No dia que tirei a foto 4 o céu não tinha muito interesse, como pode ver na foto original http://www.flickr.com/photos/114467218@N08/11963126693/ escolhi o B&W porque gosto muito de fotos em B&W e sépia.

Em relação às fotos 2 e 3 eu não coloquei fotos a ver-se perfeitamente a cara porque tenho medo (talvez infundado) de colocar fotos de crianças na internet. Mas o que pensa da edição e composição, obrigado.

A lente 300 que utilizo é a Nikon 55-300 4.5-5.6G ED com VR

Como sou muito noob explique-me, sff, o que quer dizer no comentário da foto 7 com: "mas olhando para o exif, 1/500mm deveriam ter sido suficientes ( a não ser que tremas muito das mãos)."

Mais uma vez muito obrigado pelo seu comentário e ensinamento.

Tiago@Rosetta obrigado pelo comentário

Cumps
 
Ora bem em relação a questão das crianças convém ter algúm cuidado com o que se põe na internet, é um assunto bastante controverso.

Em relação a composição das fotos das crianças, deixava um pouco mais de espaço para a criança respirar na segunda foto sobretudo, e de uma próxima vez tentava formas diferentes de a fotografar sem a identificar (não é nada fácil). Em relação a edição, gosto mais do PB do que so sépia, mas é uma opção pessoal.

Em relação a foto 7, é uma boa lente e tem VR que ajuda a compensar a tremideira das mãos. Em relação ao meu comentário, vou tentar explicar um pouco. No caso concreto, acho a foto com pouco sharpness, o que quiz dizer foi que a velocidade teorica usada foi adequada a situação, a lente é bastante boa a 300mm, pelo que ou :
- tremestes um pouco mais das mãos
- Disparastes quando o VR ainda estava a estabilizar (quando carregas no shutter a meio convém deixar a imagem estabilizar no viewfinder)
- o foco da maquina falhou.
Nessa foto tentar aplicar um pouco de sharpness a ver se fica um pouco mais nitida.
 
Última edição:
Schon muito obrigado pelo seu tempo e paciência,

Como sugerido já apliquei um pouco mais de nitidez em LR5.3 na foto 7.

Eu acho que tinha percebido da primeira vez mas queria confirmar, eu acho que a minha máquina anda a falhar demasiada vezes o foco, quer com a 55-300, mas especialmente com a Sigma 17-50. No caso da segunda lente acho que é devido a eu utilizar aberturas demasiado grandes (tento fotografar em modo prioritário de abertura, mas ainda não desenvolvi muita sensibilidade).

Com a 55-300 tenho mais umas fotos de aviões que estão quase todas desfocadas ou pouco sharp em 300mm, mas como percebo quase nada disto fico na dúvida se o problema será meu. vou tirar mais uma quantas fotos e se eu achar que a maquina continua a falhar muito o foco tenho que enviar para a assistência técnica.

Deixo o link das fotos dos aviões, a distancia focal foi sempre a 300mm, f/5.6 e iso 400 (talvez elevado e talvez seja o problema). A velocidade do obtedor foi controlada pela máquina. As imagens não têm qualquer tipo de edição, apenas as converti de raw para jpeg no LR5.3. Links: http://www.flickr.com/photos/114467218@N08/11966132404/ http://www.flickr.com/photos/114467218@N08/11966149944/ http://www.flickr.com/photos/114467218@N08/11966161824/

Muito obrigado
 
A Sigma 17-50 é uma lente de terceiros, pode ter problemas com a d3100, de qualquer forma é tentar usar o modo de focagem com o ponto de focagem central (que é o mais sensível) em vez do auto área AF do modo auto. Dessa forma acredito que a focagem fique melhor/mais precisa.

No caso dessas últimas dos aviões, o shutter speed está demasiado lento para 300mm. Mesmo usando modos autos, ou semi automáticos é tentar ter em atenção essa variável e não deixar ir muito abaixo de 1/1.5*distancia focal. Por exemplo a 50 mm o shutter convém estar pelo menos a 1/50*1.5 = 1/75, a 100mm 1/100*1.5=1/150, etc... para ser mais fácil costumo multiplicar por 2 para ser mais simples e rápido calcular e ter mais margem (por exemplo 250mm vou logo para 1/500).

Fotografar a 300mm, numa DX estamos a fotografar na realidade a 450mm, o que não é muito fácil, a velocidade de shutter tem de estar bem alta para não haver influencia do tremelico das nossas mãos na foto.
Da próxima vez, desactivar o VR , meter o modo de focagem em AF-C (para seguir o avião enquanto focas), usar o modo com um ponto de focagem (o central) em vez de auto área AF, meter a maquina em modo de prioridade de velocidade e coloca 1/500 (ou mais para n ter qualquer dúvida) , deixar o auto iso activado, a maquina vai abrir a lente toda (5,6 conforme já estão nessas fotos) e controlar automaticamente o ISO (nessa maquina os isso altos já são razoáveis). Dessa maneira, deveria sair em condições...
 
Última edição:
schon é pena não ser de mais perto, pela formação que me tem dado pagava-lhe um almoço. Obrigado

Logo que tenha ordem de soltura (pois estou a cuidar da minha piralha de 2 anos) vou aplicar o que me ensinou.

Cumps
 
Última edição:
Obrigado alpha_7

Sempre gostei dessa foto, tinha-a perdido e hoje fui mexer numa bridge (na tal FujiFilm S5500) e estava ainda no cartão.

cumps
 
Back
Topo