Drivers Ati

GrandeMaluco

Power Member
Boa tarde pessoal, tenho um portátil das escolas o toshiba l500-13w PSLJ3E e instalei o ubuntu 12.04LTS 32bits, acontece que não estou a conseguir instalar a drivers da gráfica, já segui vários tutoriais e chego ao fim e tenho que formatar novamente porque fico sempre com o ecrã preto no arranque.
Se alguém me pode-se ajudar agradecia imenso.
 
Boa tarde pessoal, tenho um portátil das escolas o toshiba l500-13w PSLJ3E e instalei o ubuntu 12.04LTS 32bits, acontece que não estou a conseguir instalar a drivers da gráfica, já segui vários tutoriais e chego ao fim e tenho que formatar novamente porque fico sempre com o ecrã preto no arranque.
Se alguém me pode-se ajudar agradecia imenso.


O ecrã preto apos o arranque normalmente indica que nao corrido o 'aticonfig --initial' ou o modulo do kernel está mamado.
 
Tenho exactamente o mesmo problema no mesmo portatil que este user...não há forma de resolver isto?

Queria muito usar o Ubuntu e até usei em versões anteriores mas quando surgiu este problema acabei por desistir. :\

Cumps
 
Mas isso acontece quando terminas a instalação do Ubuntu ou quando tentas instalar as drivers proprietárias Catalyst?

Tenta usar o Ubuntu 14.04 que já traz drivers open source mais recentes.
 
o kernel 3.13 traz melhorias significativas nos drives open source. E bastante mais melhorias veem no kernel 3.14.

Tenta instalar o ubuntu 14.04 lts, que já vem com o kernel 3.13, e esquece os driver proprietários.
 
Eu uso Arch que neste momento tem o kernel "3.14.1" em que situações há perda de desempenho para os driveres closed source?
 
JFoX eu diria que em relação à questão das drivers open-source vs propritérias a resposta mais correcta será, depende.

1º- da placa gráfica em questão
2º- do uso que lhe dás

Repara na conclusão destes testes

- 13-Way Radeon Graphics On Ubuntu 14.04 LTS

The RadeonSI performance is now in good shape but there's still some optimizations remaining for maximizing the open-source potential out of AMD's modern GPUs. The RadeonSI-based hardware was still unable to run Xonotic with higher quality image settings in Xonotic due to register allocation issues with the AMD GPU LLVM back-end.

Overall, the Ubuntu 14.04 LTS open graphics experience is decent with Linux 3.13 and Mesa 10.2-devel although Linux gamers and enthusiasts are encouraged to either use the proprietary drivers or at least upgrade to the latest Linux kernel (3.14+) and Mesa 10.2-devel for the best OpenGL performance and best feature-set.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1404_13radeon&num=1


- AMD Radeon: Windows 8.1 Catalyst vs. Linux Gallium3D vs. Linux Catalyst

The open-source Radeon drivers can't yet handle GiMark or TessMark due to missing OpenGL/GLSL support. When it came to the Catalyst performance between the Windows and Linux operating systems, the performance was on par.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=radeon_1404_win81&num=1

Ainda assim os drivers open source são uma "empreitada em constante evolução", conforme podes ver

- Radeon Open-Source Performance Over Three Years, Compared To Legacy Catalyst

While for newer AMD Radeon GPUs the performance is now getting close to Catalyst (within ~80% the speed of the binary driver; read yesterday's article if you have not already done so), for the Radeon HD 4870 at least representing the older GPUs there is still a very evident difference. These results found the Catalyst driver from 2011 was routinely ~30% faster than the current open-source AMD Linux GPU driver from 2014: Mesa 10.1 and Linux 3.13 as shipped currently in Ubuntu 14.04 LTS.

This testing does continue show for those who have long told companies "just release docs or code to the community!" and then believe a driver will magically happen that's made by the open-source community and on-par with the binary blobs, it's not that easy, even for a six year old graphics processor.
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_legacy_ubuntu1404&num=1


o kernel 3.13 traz melhorias significativas nos drives open source. E bastante mais melhorias veem no kernel 3.14.

Tenta instalar o ubuntu 14.04 lts, que já vem com o kernel 3.13, e esquece os driver proprietários.

Não me leve a mal e encara isto como uma crítica construtiva, este é daquele tipo de respostas que para tem uma questão ou dúvida e pretende ouvir conselhos ou opiniões não vale de muito, é que podias pelo menos tentar explicar o porquê da tua opinião.

Eu daquilo que disseste podia concluir que és um "taliban" do open-source a quem a simples menção a software proprietário causa um ataque de urticária. :002:
 
É na boa. :)
Eu não tenho nada contra drivers proprietários... se estivermos a falar dos drivers da nvidia...

A minha resposta não era para o JFoX que pretendia uma resposta mais elaborada e com dados concretos, que não tenho, mas sim para o GrandeMaluco.

O PC em questão é um portátil e-escolas, os quais nunca foram grande espingarda a nível de hardware, por isso, duvido que o user esteja interessado em jogar, posso estar enganado.

Não estando interessado em jogar os drivers open source são mais que suficientes. Têm uma performance aceitável (para não dizer excelente), não dão problemas com updates de kernel e estão a evoluir a grande velocidade, desde que a AMD disponibilizou a documentação.

É engraçado como em cima num dos artigos que colocaste comparam a performance dos drivers proprietários de 2011 com os open source de 2014. Mas esquecem-se de dizer, ou não sabem, que ainda o ano passado era impossível ter audio HD por HDMI com os drivers proprietários (neste momento não sei porque já não os tento usar).
Agora tenho audio HD, qualidade de imagem a melhorar a cada update, a meu ver, cpu abaixo dos 20% com conteudo fullhd e 0 chatices com updates do sistema. Benchmarks nem sempre são tudo! :)
 
O problema do phoronix é a quantidade de artigos e depois há informação que se perde lá pelo meio.
O problema do HDMI Out é que ele vinha desactivado por defeito, optaram por isso pois em algumas situações acabava por originar um black screen, a aceleração vídeo por GPU era outra, pois a implementação do mesmo era diferente nos open source e nos proprietários.

Os open source também não estão imunes, e há algumas funções que são desactivadas até se resolverem bugs.
Por exemplo:
AMD Is Disabling DPM Support For RV770 GPUs

É por isso que eu digo que o uso de drivers open source ou proprietárias depende quer da placa quer do uso que se vai dar.
 
Sim, era possível ter imagem por HDMI mas não havia maneira de ter som HD (dts-hd master audio e dolby true hd) por mais voltas que desses. Eu não tenho problemas que venham opções desactivadas por omissão, se ainda não estiverem estáveis... Mas em relação a este assunto era mm impossível, e nem me parece que estivesse nos planos da AMD a curto prazo.

A implementação da aceleração com o fglrx de facto era mazinha, e, na minha opinião, era preferível usar os drivers proprietários na altura, mas não é o caso agora.

Concordo que cada caso é um caso, e até pode ser que em alguns casos os drivers proprietários sejam preferíveis aos open source (em jogos?!) mas mais uma vez, e voltando ao tópico, para mim, o caminho é instalar uma distro linux com kernel >= 3.13 e ver se funciona bem out-of-box. Se sim fixe. Se não tentar então os drivers proprietários.
 
Isto de um gajo vir ao fórum em modo multitasking tem destas coisas, um gajo acaba por nem ler o que escreve, e depois o post fica a meio.

Sim concordo que instalar a distro ver qual o kernel que vem por defeito e fazer o update para a última versão estável.
Drivers proprietárias fazem mais sentido para as gráficas mais recentes (ver o caso da 260 e 290), performance ou para quem necessite de OpenCL e OpenGL que ainda não está totalmente implementado nos open source.
 
Back
Topo