Windows XP Windows XP vai ser descontinuado - E agora?

O que vão fazer depois do fim do suporte ao Windows XP?

  • Vou ficar como estou, no Windows XP

    Votes: 44 17,0%
  • Nada de nada, já tenho um Windows mais recente

    Votes: 170 65,6%
  • Vou migrar para um Windows mais recente (Vista/7/8)

    Votes: 25 9,7%
  • Migrarei, mas mais tarde

    Votes: 6 2,3%
  • Não só não migro como ainda vou passar para outro SO (Linux, Windows 2000, etc).

    Votes: 14 5,4%

  • Total voters
    259
  • Votação encerrada .

Tiago.Pereira

Power Member
Pois é... toda uma era que chega ao fim. O Windows XP, no próximo dia 8 de abril de 2014 (daqui a pouco mais de um mês) vai deixar de ter qualquer tipo de suporte - exceto o Microsoft Custom Support, pago. Também o Office 2003 deixa de ter todo o suporte que, até aqui, tinha.

Diz a Microsoft que os utilizadores devem migrar para sistemas operativos mais recentes, como o Windows Vista, 7 ou 8/8.1. Mas pergunto eu: e toda a franja de pessoas cujos PCs estão abaixo do usável com estes SOs mas que funcionam bem com o XP?

Até há muito pouco tempo - 2009! - vendiam-se netbooks assim! Já para nem falar daqueles cujos PCs existem do Pentium III para cima que com upgrades de memória e disco (que pouco custam, bem menos que um PC novo), ou de gráfica mesmo, continuam bastante atuais e funcionais para um leque alargado de tarefas. Ou a falta de vontade/disponibilidade para pagar mais licenças para novos sistemas operativos que ainda por cima vão ser suportados menos tempo do que o Windows XP foi...

As estatísticas são claras:

» em 2006, quando o suporte para os sistemas operativos da linha 9x terminou (98SE/ME), o seu uso estava globalmente abaixo de 1% do mercado.
» em 2010, quando o suporte para o Windows 2000 findou, o uso deste SO também estava globalmente abaixo de 1% do mercado.

E em pleno 2014, onde as estatísticas mostram que 21 a 37% dos utilizadores ainda usam Windows XP, a Microsoft arrisca descontinuar o sistema operativo. Estamos a falar de inúmeras empresas, POS, particulares, que têm este sistema operativo instalado. Na China, mais de 57% ainda usam o XP!! Nos Estados Unidos são 11%, ainda assim, e na Austrália 9%. Números que, embora já mais diminutos, ainda representam uma quota de mercado expressiva.

(Os 37% do máximo, e todos os demais números, são estatística da Netapplications e números correspondentes a Julho de 2013, mas sei que até Fevereiro poucas alterações levavam).

Isto, parece-me, é a receita para o desastre. Porque das duas uma: ou a Microsoft fica sujeita a que um grande problema coletivo ocorra e a sua imagem, que têm tentado restaurar, seja completamente posta no lixo por causa de problemas com este SO legacy, ou os utilizadores migram para Linux e o Linux ganha (finalmente!) expressão e quota de mercado, perdendo a Microsoft milhões e milhões de dólares de potential revenue que poderia gerar com migrações, por exemplo, para o Windows 7 ou o Windows 8.1.

O único SO, depois do XP, que agarrou tão bem os consumidores foi o Windows 7 (44%). É a sorte da Microsoft.

------------------------------

Face a isto, o que é que pensam fazer?

Manter o Windows XP nos vossos PCs?
Instalar/migrar para o Windows 7 ou outro SO mais recente para o qual tenham licença?

Digam de vossa justiça. :)
 
Última edição pelo moderador:
Na minha humilde opinião as empresas/instituições irão continuar a utilizar o windiows xp até poderem mudar de plataforma ou quando isso se justificar. Se a nova plataforma irá ser Linux ou Windows...só o futuro dirá. Quanto a a mim deste que saiu o vista nunca mais toquei no windows xp.
 
E agora?

Ou continuar com ele, que apesar de tudo ainda funciona e irá funcionar, ou mudar para outra coisa qualquer. Coisa mais simples não existe.
 
Na minha humilde opinião as empresas/instituições irão continuar a utilizar o windiows xp até poderem mudar de plataforma ou quando isso se justificar. Se a nova plataforma irá ser Linux ou Windows...só o futuro dirá. Quanto a a mim deste que saiu o vista nunca mais toquei no windows xp.

As empresas sao as primeiras que tem de migrar, pois deixa de haver suporte.
 
Tenho o XP a funcionar numa máquina constantemente com um propósito bem definido.

Não me preocupa minimamente o fim do suporte do XP. Continuarei com o XP instalado nessa máquina a fazer o que tem vindo a fazer.
 
As empresas sao as primeiras que tem de migrar, pois deixa de haver suporte.

E isso não custa dinheiro? Não sei como é a realidade global das empresas, mas a maioria enquanto o xp der conta do recado para as suas necessidades, não vejo qual é o problema de se manterem com windows xp. Só porque acabou o suporte não quer dizer que o SO vai deixar de funcionar e os problemas não irão ser resolvidos.
 
Claro que custa, mas imagina que aparece uma brecha de seguranca no WindowsXP. E agora? Nao ha suporte, que vao fazer? Provavelmente sai mais barato mudar agora, do que tentar remediar a situacao mais tarde.
 
Não me interpretes mal, mas em Portugal muitas as empresas/instituções não se podem dar o luxo de mudarem de so por um eventual problema que possam vir a ter no futuro,pois podem poupar o dinheiro para quando for realmente necessário. Agora cada um sabe de si.
 
Para aqui veio Lubuntu quer para o netbook, quer para o PC de Secretária. Mas também apenas são utilizados para fazer coisas básicas como ir à net, escrever documentos de texto e pouco mais.
 
Eu sou um dos que ainda usa o XP. Como o meu PC é de 2006 não tem hardware suficiente para suportar (eficientemente) uma nova versão de software. Mas pelo que já li (em relação a falta de suporte e posteriores problemas que pode originar) vou ter mesmo de deixar de o usar.
 
Ainda tenho aqui um P4 Prescott aqui em casa com 2gb de Ram, e apesar de o Win 7 correr bem nele sem problemas, vou deixa-lo estar com o XP Pro SP3.
No meu caso o fim do suporte não me preocupa, agora para as empresas que ainda têm este SO , isso já é outra história.
 
Porque das duas uma: ou a Microsoft fica sujeita a que um grande problema coletivo ocorra e a sua imagem, que têm tentado restaurar, seja completamente posta no lixo por causa de problemas com este SO legacy,

Como assim? Porquê que eles haveriam de continuar a suportar um sistema operativo cuja validade (a nível de suporte) já expirou há anos e que mesmo assim foi alargada para lá do normal? As pessoas que compraram as licenças sabem muito bem disso (ou deveriam saber, salvo erro essa informação vem com o SO).
 
o xp propriamente dito em maquinas antigas com service packs era pesado e já nao dá para tudo. e o facto de os novos os's usarem mais ram nao faz deles piores....bem pelo contrario. actualmente dependendo dos gostos podem ir para o 7 ou 8.1. na minha opiniao o 8.1 está melhor e é mais levezinho alem de boots ultra rapidos, as vezes basta ligar o monitor e ja está ready e com o pc desligado na fonte de alimentacao e raid 0.....imaginem com 1 ssd. por isso andar com SO's tecnicamente obsoletos nao é nada bom para as maquinas e para quem as usa.
 
O PC da minha Mãe corre o XP, e vai continuar a correr.
Não ha dinheiro para um upgrade decente, e não lhe posso instalar o linux porque já não há paciência para aprender a mexer num sistema novo

Posto isto, para o uso que ela dá ao PC, fica com o XP, ate porque ele não se vai auto-destruir.
 
No meu uso o 7, porque não gosto nada do 8/8.1. Tenho cá outro PC antigo, um Athlon XP 2500+ com 1GB RAM, que ainda corre o XP. Esse devo passar para o Win8.1. Acho que irá correr bem.
 
Última edição:
o xp propriamente dito em maquinas antigas com service packs era pesado e já nao dá para tudo. e o facto de os novos os's usarem mais ram nao faz deles piores....bem pelo contrario. actualmente dependendo dos gostos podem ir para o 7 ou 8.1. na minha opiniao o 8.1 está melhor e é mais levezinho alem de boots ultra rapidos, as vezes basta ligar o monitor e ja está ready e com o pc desligado na fonte de alimentacao e raid 0.....imaginem com 1 ssd. por isso andar com SO's tecnicamente obsoletos nao é nada bom para as maquinas e para quem as usa.
Só que eu não quero o que é bom para a máquina, quero o que é bom para mim. O computador é uma ferramenta, quero poder usá-lo da melhor forma para as minhas tarefas. O W8/8.1 é um pesadelo de usabilidade, é um gigantesco passo atrás em termos de interface para PCs -- já para tablets acho-o o melhor interface que há, mas uma das regras fundamentais de UI/UX é que o sistema tem de estar adaptado à forma de interacção.
Vou continuar com o "tecnicamente obsoleto" mas excelentemente usável XP no meu portátil. E, já agora, um sistema que praticamente já tem as vantagens do Windows sem os seus defeitos e provavelmente o mais usável neste momento para PCs é o Mavericks. E eu não sou fã da Apple, mas o aborto do W8 não deixa alternativas.
 
eu neste momento windows xp só no pc de trabalho derivado a não ter qualquer alternativa de poder utilizar softwares de reprogramação de equipamentos e outros de analize, pois apenas trabalham nativamente no windows xp, versões seguintes não e os fabricantes até ao momento não desenvolveram update das mesmas para as novas gerações, portanto mesmo sem updates vai continuar até haver outra alternativa, pois para o proposito que é serve bem, em casa, neste momento já há muito que não uso xp, fui fazendo sempre os upgrades de versões, neste momento tenho um pc ainda com win7 que serve para jogar, e os restantes já teem o mais recente win8, este ultimo simplesmente tive que recorrer aos ditos programas para meter um botão iniciar e respectivo menu, pois só uso a parte desktop, o metro está lá só para enfeitar desativado...

mas pronto temos de evoluir eu já venho da era MS-DOS, corri os windows todos até a data e tudo teem um inicio e um fim, que por mais habitos que tenhamos , a dada altura forçosamente temos de passar para outra, e ai não há nada a fazer...

simplesmente o pessoal que ainda resiste há evolução do xp para outro, mais tarde ou mais cedo vai ter de mudar forçosamente, pois com o acabar do suporte, vai tudo atras, aplicações deixam de ser feitas para xp, drivers para o hardware recente(aqui já a esmagadora maioria dos fabricantes já deixou de suportar hardware recente por razões mais que obvias)...
 
Back
Topo