A "qualidade" das TVs em 2014

Blue_Ray

Power Member
Boas pessoal,

Decidi criar um tópico para discutir a qualidade das TVs que vão sair este ano.

Ultimamente comecei a achar a TV cá da casa , um led LG 32", muito pequeno e no final do ano passado comecei a pesquisar possíveis upgrades. Queria uma TV grande algo nas 50"-65", logicamente comecei a passear muito pelas Wortens e ***** e o que saltou mais a vista foram as TVs 4K(talvez por os plasmas andarem escondidos). O final do Ano é talvez a melhor altura para comprar uma TV por causa das promoções, mas também a pior porque começam a anunciar as novidades do próximo ano. Como o orçamento na altura era apenas 800-1000€, a minha decisão foi aguardar mais 1 ano, por varias razões, as marcas anunciavam TVs 4k mais baratas, Full array local dimming, OLED, 1001 promessas de qualidade, etc.

Agora a realidade 2014:

As TVs 4k de 2014 pelos preços anunciados, vão continuar caras, em marcas conhecidas, 1900€ por uma Sony de 48"/49" é o mais barato que conseguimos.

O Full array local dimming, é quase inexistente e exclusivo das TVs a + de 4000€.

a Panasonic largou os Plasmas, prometeu LCDs com qualidade de plasmas, mas as coisa não estão muito famosas, o prototipo LCD só deve chegar no final do ano e se tivermos em conta que a as suas TVs de entrada 4K custam 4500€, o prototipo a chegar ao mercado deve ir bem para lá dos 5000€, adeus qualidade a preços razoáveis.

A Samsung aparentemente vai usar paineis PSA em toda a sua linha, que aparentemente não conseguem ter um contraste tão bom quanto os s-pva que eles usavam. Ainda não há novidades da linha de plasmas.

A Sony decide colocar um painel IPS na sua TV flagship Fullhd de 2014 que tem uma prestação mediana, quando comparada a TV de 2013 que foi considerado um dos melhores LCDs do ano passado.


Basicamente parece que todos os fabricantes estão a ir por atalhos prejudicam a qualidade de imagem.
 
Ja agora o que é isso do Full array local dimming? E qual é a tv da sony que custa 1900 euros? Estou na mesma situação do que tu, só ainda não comprei porque estava a espera das novas tvs...
 
Para mim pelo contrário, vai ser um ano espectacular pois vou ter mais tempo para a família e sem grandes motivos para vir aqui à secção Home Cinema :)
 
Como já tenho dito noutros tópicos, em 2014 é comprar plasmas Panasonic enquanto existirem em stock pois parece-me que virá aí uma "travessia no deserto" no que toca a qualidade de imagem até OLED estar pronto para consumo (em especial para quem procurar algo com boa relação qualidade/preço), a não ser que alguém "tire algum coelho da cartola" com LED, algo em que não acredito muito.

Em LED actualmente só as Sony W7xx e W8xx me chamam a atenção e admito que é mais pelo input lag de referência do que pelo resto, não acredito que por exemplo apresentem uma qualidade de imagem superior a uma ST60 de 2013.

É por estas e por outras que acho a saida de cena da Panasonic da tecnologia plasma prematura e acho que ainda se vão arrepender do timing da opção, ainda para mais às custas de algo como o 4K e/ou porque o mercado dita que LED é que é rentável para as marcas, mas estou curioso para ver como é que a Panasonic pensa vender LEDs num mercado em que até à data não é referência nele (a não ser claro com os seus plasmas), tal como quero ver o que as marcas inventam a seguir para enfiar pela goela abaixo do consumidor, a ver se convencem este a comprar uma TV nova. :D
 
Ja agora o que é isso do Full array local dimming? E qual é a tv da sony que custa 1900 euros? Estou na mesma situação do que tu, só ainda não comprei porque estava a espera das novas tvs...

O "FALD" é uma maneira como os paineis LCD podem ser Iluminados, que permite ter um painel mais uniforme e maior contraste pois permite aumentar ou diminuir o brilho de zonas diferentes do painel, quanto mais zonas mais qualidade proporciona. Ultimamente só vemos os fabricantes apostarem mais nas edge lit pois são mais baratas de produzir, as luzes ficam nos cantos do painel em vez de ficarem directamente atrás como nas FALD.

é a Sony XBR-49X850B, que fica por 2200$ , enganei-me no preço.

Para mim pelo contrário, vai ser um ano espectacular pois vou ter mais tempo para a família e sem grandes motivos para vir aqui à secção Home Cinema :)

bem é uma maneira ver a situação :)

Eu desde do final do ano passado que quase todos dias passo por aqui para me actualizar, e se antes do CES era so boas novidades, agora que a poeira começa a baixar e começam as primeiras reviews é só desilusões.
 
Como já tenho dito noutros tópicos, em 2014 é comprar plasmas Panasonic enquanto existirem em stock pois parece-me que virá aí uma "travessia no deserto" no que toca a qualidade de imagem até OLED estar pronto para consumo (em especial para quem procurar algo com boa relação qualidade/preço), a não ser que alguém "tire algum coelho da cartola" com LED, algo em que não acredito muito.

Em LED actualmente só as Sony W7xx e W8xx me chamam a atenção e admito que é mais pelo input lag de referência do que pelo resto, não acredito que por exemplo apresentem uma qualidade de imagem superior a uma ST60 de 2013.

É por estas e por outras que acho a saida de cena da Panasonic da tecnologia plasma prematura e acho que ainda se vão arrepender do timing da opção, ainda para mais às custas de algo como o 4K e/ou porque o mercado dita que LED é que é rentável para as marcas, mas estou curioso para ver como é que a Panasonic pensa vender LEDs num mercado em que até à data não é referência nele (a não ser claro com os seus plasmas), tal como quero ver o que as marcas inventam a seguir para enfiar pela goela abaixo do consumidor, a ver se convencem este a comprar uma TV nova. :D

Sinceramente, e após ler varias noticias, não me cheira que o OLED alguma vez esteja próprio para consumo. O tempo de vida util do painel é muito curto, e não estão a conseguir dar a volta a isso.

Quanto a 4K... Ei pah, é mesmo necessário essa resolução numa Tv de 50"?
 
Concordo inteiramente com o bseixas e a "travessia no deserto" é inevitável, basta olhar para o que a própria Panasonic diz do seu novo 4K que ainda não saiu da fábrica e passo a citar " Panasonic claims its new 4K TVs offer plasma-like picture quality". Acabam com a produção de plasmas e depois afirmam que estão a produzir um 4k com uma imagem semelhante ao seu melhor plasma, que será muito mais caro, lutando num mercado dominado pela Samsung, LG e Sony. Ridículo é um adjectivo suave para a situação.

A Panasonic acaba com a produção de plasmas, no preciso momento em que os Plasmas começavam ser vistos com melhores olhos pelos apreciadores de LED's e pelos próprios sites da especialidade em que estes últimos chegaram ao ponto de afirmarem que durante estes anos não foram capazes ou não quiseram passar para opinião pública que um plasma é um produto superior a LCD.

O mal está feito e agora quem tiver necessidade de comprar um novo televisor é aproveitar enquanto não esgotam definitivamente os stocks ou aguardar por um Samsung.

Os oleds estão por aí e já pude comprovar fisicamente a sua grande qualidade, mas ainda vai levar alguns anos a termos esta tecnologia disponível na faixa dos 1000 a 1500 euros para um televisor de 50 a 55'. Até lá quem tiver um plasma está bem servido para o preço/qualidade que apresentam.

Vamos ver também como vão ser os novos Plasmas da Samsung que irão sair este ano o H5000 e o H7000, e que prometem a qualidade de imagem do topo de gama do momento da samsung, o F8500, mas por um preço muito inferior. Para manter a qualidade de imagem do F8500 a um preço mais de acordo com os nossos bolsos, a Samsung no caso do H5000 cortou aquilo que não interessa a muitos, o 3D, o SmartV e a moldura do topo de gama. O preço para este modelo deverá rondar os USD 1400,00 por um de 64'.

O H7000 que deverá sair para o verão é que ainda pouco se sabe, apenas que vai abdicar da caixa exterior do F8500 para o tornar mais barato e vai ser comercializado nos tamanhos de 51', 60' e 64'.

Bem haja a Samsung por manter os plasmas vivos pelos menos por mais uma temporada e querer sair do mercado pela porta da frente e que na minha humilde opinião poderá ser a grande notícia do ano de 2014 no mercado dos televisores.
 
Sinceramente, e após ler varias noticias, não me cheira que o OLED alguma vez esteja próprio para consumo. O tempo de vida util do painel é muito curto, e não estão a conseguir dar a volta a isso.

Quanto a 4K... Ei pah, é mesmo necessário essa resolução numa Tv de 50"?



Por acaso estão.
Vai à thread do 4k vs Oled.

Já criaram um novo método de produção mais barato ainda que os LCDs led convencionais e que aumenta drasticamente o tempo de vida estimado.
 
Por acaso estão.
Vai à thread do 4k vs Oled.

Já criaram um novo método de produção mais barato ainda que os LCDs led convencionais e que aumenta drasticamente o tempo de vida estimado.

isso já foi noticiado em novembro do ano passado, no entanto nenhum fabricante anunciou nada relacionado com isso, alias alguns no CES2014 disseram que o OLED só iria ficar "acessivel" la para 2017/2018. No novo método só anunciaram que conseguiam reduzir os custos de produção, em relação ao tempo de vida do painel nada foi anunciado.
 
Hoje vi pela a primeira vez ao vivo o Oled da LG curvo, fiquei apaixonado, nunca tinha visto uma TV tão bonita, pena o preço 70.000 Coroas Norueguesas, dá mais ou menos 8750€, ai em Portugal anda nestes preços também?

Já agora alguém têm alguma opinião sobre essa tv?
 
Sim, sendo que em Espanha encontras a 6500. A tv é linda sim, pena é o preço e estar nas que vi a correr uma demo com cores saturadissimas. Fiquei a pensar que se alguma coisa avaria ali, é painel novo completo.
 
Sinceramente, e após ler varias noticias, não me cheira que o OLED alguma vez esteja próprio para consumo. O tempo de vida util do painel é muito curto, e não estão a conseguir dar a volta a isso.
Isso é o canard repetido até à exaustão. Os LCD a LED hoje em dia também têm vida muito curta e ninguém se queixa. Passados 2-3 anos o clouding/banding começa a ficar notório.
A era de televisores que duravam mais de 10 anos já acabou há que tempos.
 
Não tem nada a ver. Os plasmas também se deterioram consoante o fósforo vai queimado. Isso das 100/200.000 horas é pura treta, como já referido por aqui.



Muito antes disso os circuitos eléctricos dão o pifo, seja em plasmas, lcds ou crts.



Quantos plasmas não ficam com linhas verticais ou manchas antes das 50.000h? Imensos. Eu próprio tenho um. Quantos lcds não ficam com clouding acentuado? Imensos também.



Isso são puras estimativas sem ter em conta as fraquissimas fontes de alimentação/circuitos eléctricos das tvs, e os plasmas não são excepção.

E TVs avariam em todo o lado. Sejam feitas aqui ou na conchichina. As marcas querem é vender. Se fizessem produtos que durassem uma vida, não lucravam nada e encerravam a produção.
 
Última edição:
http://youtu.be/_wzNlhhGdok

Minuto 8:30, factos, o local onde são feitas, ou a marca, são indicadores sim na durabilidade dos produtos. É tb um facto que eu e familiares meus são 5 plasmas panny, 2 com mais de 6 anos, nenhum avariou ainda nem tem qualquer mancha ou imagem degradada. Factos, com base na experiência. É esta a grande importância dos foruns para partilha de experiencias. Se vão avariar? Claro, é uma questão de tempo, mas muito provavelmente mais tarde que outros :)

Já agora, sendo off topic, vale a pena ver todo o documentário.
 
Desde quando factos de senso geral são factos tendo em conta a base da experiência pessoal? Ok. Agora já li de tudo neste fórum.

Chegou mesmo ao cúmulo essa defesa dos plasmas Panasonic. São o produto mais perfeito à face da terra. Acho que quando pesquiso por "Panasonic plasma problem" e me aparecem um monte de resultados, é tudo um monte de mentiras.

Ah, e o facto do facto da Panasonic ter colocado componentes eléctricos mais fracos na sua última fornada de plasmas (tendo como vista o lucro) em alguns dos seus plasmas, isso sim, são factos.

Todo o produto é subjectivo. Tudo depende do uso que lhe dás e da sorte que tens com o seu batch. Tens tido sorte, mas isso não significa que uma percentagem grande ou menor também a tenha. Neste fórum, só de gamas altas da panny tens várias queixas de problemas com a VT60 (tendo em conta o número de users com esta tv, o número de queixas é alto). Essas queixas não se podem ignorar.

Para dar um exemplo, rising blacks foram impostos pela própria marca, e isso foi proveniente da própria panasonic. Depois lavaram as mãos. E as manchas verdes presentes na maioria das gt30/vt30? Como estes problemas, tens semelhante de outras marcas. Agora façam um favor a toda a gente, não endeusem esta marca como se fosse perfeita e as outras uma trampa.

É que assim mais parecem os fanboys da Nokia/Apple a defenderem os seus lumias/iphones como se não fossem feitos de plástico como os restantes.

A obsolescência programada é feita por TODOS os produtores tendo em conta a margem de retorno financeiro/lucro.

Estudos são subjectivos e influenciáveis por parte de quem compra. Muitos users daqui, a título de exemplo, detestam tvs samsung, falam como se tivessem uma mas no entanto nunca tiveram. As preferências pessoais influenciam estudos.

Todavia, acredito firmemente que a Samsung seja, de facto, a que mais problemas dá por uma razão muito simples: vende mais que todas as outras. Muito mais. Com isto também produz mais e muito mais gente tem produtos Samsung em casa, sejam torradeiras, fornos, frigoríficos, telemóveis ou televisões.
 
Última edição:
Eu vivo bem com a "sorte" que tenho e com as escolhas que faço, não é por me chamarem fanboy ou seja o que for que deixo de dar opiniões aqui ou seja onde for ;)

Eu não falei em produtos perfeitos, não os há, falaste em avarias (qualidade de materiais/construção) e eu respondi com a minha experiência pessoal que é factual no meu universo. Agora começaste a falar de problemas das diferentes linhas de produtos, não vou debater pois conheço esses problemas todos (e outros) provávelmente melhor do que tu, não era disso que estava a falar.

Abraço e já agora aproveita o fim de semana para ver o documentário que é bem interessante

PS: Já tive um LCD samsung, um os primeiros, e tenho mts produtos samsung em casa.
 
Gostei do documentário e tudo o que lá é abordado corresponde à realidade actual.

Tenho um plasma Sansung que pifou aos 5 anos de idade. Teria pifado entre os 2 e 3 anos de idade se eu fosse um consumidor normal de TV e não sou grande consumidor de TV, porque gosto de cinema e séries e para isso utilizo o projector.
Problema do televisor: Vária linhas verticais provocadas, segundo o técnico que veio cá a casa pelo excesso de calor produzido pela TV e pela ausência de um ventilador dentro do televisor para a temperatura que atinge. A solução para a reparação seria a substituição do painel, que já nem existe para aquele modelo e mesmo a existir não compensa a reparação devido ao seu elevado custo.

O meu pai teve e têm um Sony black trinitron com mais de 30 anos, que nunca avariou, é peça de estimação dos tempos em que se construía uma excelente TV.

Assunto abordado no documentário são também os telemóveis tablets e afins. O meu smartphone comprei-o na China de uma marca chinesa e vinha com 2 baterias, das quais ao fim de 1 ano e 4 meses de uso, para além de funcionar de forma impecável, ainda não tive de recorrer à segunda bateria. Comprei um telemóvel de excelente qualidade por uma fracção do preço de um Samsung ou Apple e permite trocar de bateria:) Os tablets procedi de igual forma e estou muito satisfeito. A qualidade preço deste produtos chineses é imbatível e para quem não liga muito às marcas é a escolha acertada.

Voltando ao tópico, acho que o ano de 2014 não vai trazer grande novidades nas novas TV´s e a obsolescência programa vai-se agravar ainda mais, com a fragilização que se vem a assistir das marcas japonesas.
 
Olha que não, tenho um plasma com sete anos que ainda tá com uma grande qualidade de imagem

tenho um plasma da LG de 42 com 10 anos já custou 1600€ na epoca e ainda está ali para as curvas e trabalha em media 8 diarias e imagem ainda está excelente ao fim destes anos todos, claro que não posso é comparar com um modelo 10 anos mais novo, mas continua a servir o seu propósito , e avarias zero até hoje...

isto é como tudo...
 
Back
Topo