Microsoft reclama 336 mil euros à Câmara da Guarda

Status
Fechado a novas mensagens.
Isto é estúpido mas estúpido... :-D

Estes vão mudar para Linux a seguir, aposto.

Aparentemente a neve deu cabo da cabeça aos gajos na Microsoft...

(nota: será que ainda tinham o Windows XP? eheheheh)
 
Não têm dinheiro para caçar com cão? Pois que treinem um gado. Agora roubar um cão é que não. Mas o que mais me espanta é certas empresas de produção de software que usam ferramentas de programação pirateadas, mas depois gostam que os seus clientes lhes paguem pelo servicinho...

Eu atualmente uso Windows, porque pude pagar pelo software. Mas não me considero Windows dependente. No momento que não puder pagar, há outras alternativas legais.

Gostava também de saber se a administração pública está a cumprir a legislação sobre os formatos abertos. Se fosse cumprida, acabava muita da Microsoft dependência.

https://m6.ama.pt/docs/Lei362011-NormasAbertas.pdf

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21600/0646006465.pdf
 
Última edição:
news_js: pelo menos para o Cartão do Cidadão, está. Há compatibilidade para Windows, Mac e várias distros de Linux.

O problema é que para os servidores, por exemplo, não está. Experimentem ir dar a um link que vos fala dos serviços que podem usar com o Cartão do Cidadão e vai-vos dar a um aparente menu interno que fala de um Microsoft Server Management 2002 (!!!!!!) e à direita um menu com os diretórios que, quando clicados, nada fazem. Um bug que descobri ontem.

Agora é que me ando a perceber da chatice que é ter que andar com dependências da Microsoft, com esta questão do Windows XP que me afeta diretamente em 2 PCs, que de outra forma podem perfeitamente correr Linux sem problemas.

A câmara da Guarda foi algo irracional... então andavam com software pirateado e foram pedir uma investigação à Microsoft? Onde é que isto cabe na cabeça?

Agora imaginem se os sistemas operativos deles e a base deles for toda em Windows XP e Office 2003 pirateados e vão ver a enorme chatice que lhes vai dar para pagar a multa, tirar os sistemas pirateados, meter um SO e um Office mais recentes e todo o dinheiro que vai envolver tudo isto... Duvido que eles queiram, se estão com as dificuldades financeiras que apregoam estar.

EDIT: E querem levar isto até às últimas consequências... surreal.
 
Uma chatisse.... Se não tinham dinheiro, usavam alternativas gratuitas... Agora meter pirata? Se calhar o dinheiro até havia mas era mais importantes pra outras coisas...... que se calhar nem eram muito importantes...

Agora é que me ando a perceber da chatice que é ter que andar com dependências da Microsoft, com esta questão do Windows XP que me afeta diretamente em 2 PCs, que de outra forma podem perfeitamente correr Linux sem problemas.

A única dependencia que tens na microsoft é a licença inicial. As coisas tendem a funcionar bem depois mas há sempre aquele ou outro problema. Em linux não pagas nada de inicio mas o suporte é carissimo. Depois certas aplicações ou não são suportadas, ou não são tão completas. Depois se aparecer algum problema com updates ou outro tipo, não há tanta gente especializada e provavelmente fica mais caro (o tal suporte). Depois a formação das pessoas para usar as alternativas ao office quando o ms office é o defacto naqueles cursozinhos e na cadeira de TIC nas escolas e "toda a gente" sabe trabalhar com ele.
Com isto tudo, estar dependente da microsoft acaba por ser bom e não a negatividade que pintas. A questão do XP é uma não questão. Nenhum linux teve 12 anos de updates. Deixem-se de ilusões.
 
Última edição:
Em linux não pagas nada de inicio mas o suporte é carissimo. Depois certas aplicações ou não são suportadas, ou não são tão completas. Depois se aparecer algum problema com updates ou outro tipo, não há tanta gente especializada e provavelmente fica mais caro (o tal suporte). Depois a formação das pessoas para usar as alternativas ao office quando o ms office é o defacto naqueles cursozinhos e na cadeira de TIC nas escolas e "toda a gente" sabe trabalhar com ele.

Nem mais, esses são os factos omitidos quando certas entidades promovem o uso de software livre em instituições públicas. Não tenho nada contra o uso pessoal de software livre, e até muitas das ofertas são superiores a certas alternativas pagas, mas suporte e compatibilidade são essenciais para um bom funcionamento prolongado, o que acaba por justificar o custo inicial das licenças.
 
Isso do suporte ser mais caro deve-se à má preparação dos ditos "técnicos de informática". Qualquer técnico de informática competente deve ser capaz de pegar em sistemas Windows, Mac e Linux. Só para verem um exemplo do nível de competência das ditas "empresas privadas supereficientes", já vi uma dessas empresas deixar uma rede de computadores com buracos enormes de segurança, simplesmente porque doutra forma dava mais trabalho a configurar. Deixaram a rede com um administrador de domínio com um username/password do mais óbvio. Qualquer pessoa com um portátil no parque de estacionamento fazia o que queria naquela rede. Isso foi o que eu detetei, que não sou do ramo da informática, imagine-se as asneiras que pode haver em configurações mais complexas.
 
Última edição:
Não vos preocupa o facto de a câmara da guarda ter à partida técnicos, especializados ou não, não importa, mas pessoal da área informatica e deixam-se levar ao ponto de serem tao negligentes ao aparentemente facto de estarem a usar piratices e mesmo assim pedir uma auditoria aos "donos"? isto é que é estranho, a inconpetência aliada à negligência...
 
Isso do suporte ser mais caro deve-se à má preparação dos ditos "técnicos de informática". Qualquer técnico de informática competente deve ser capaz de pegar em sistemas Windows, Mac e Linux.
Obviamente serás um deles, só pode. Deves confundir saber mexer no Linux/Windows e Mac com configurações de rede/registo em domínio, instalações de softwares por rede e muito mais. Mas tu serás competente em todas as ferramentas de todos os sistemas sendo um técnicozito de informática, pois claro. Aprendeste isso tudo no secundário?
Só para verem um exemplo do nível de competência das ditas "empresas privadas supereficientes", já vi uma dessas empresas deixar uma rede de computadores com buracos enormes de segurança, simplesmente porque doutra forma dava mais trabalho a configurar. Deixaram a rede com um administrador de domínio com um username/password do mais óbvio. Qualquer pessoa com um portátil no parque de estacionamento fazia o que queria naquela rede. Isso foi o que eu detetei, que não sou do ramo da informática, imagine-se as asneiras que pode haver em configurações mais complexas.

Incompetentes há-os em todo o lado.
 
:-D(nota: será que ainda tinham o Windows XP? eheheheh)
Boas, o pessoal aqui nem imagina as empresas que ainda correm o XP profissional.
De que eu tenho conhecimento em empresas privadas o Pingo Doce ainda corre o XP profissional.
Publicas, o Ministério das Finanças tambem.
Mas deve haver muito mais.

Agora poderá que estejam á espera do ultimo dia para poupar dinheiro em licenças.
Pois até ao dia 8 de Abril ainda se poupa e não estamos no tempo das vacas gordas (a teta da Alemanha já secou para nós).
 
Não sei se viram uma publicidade de uma novela qualquer na SIC, onde tinha lá um PC Windows com uma janelinha a dizer que o utilizador poderia estar a usa uma versão pirata?

É processar a SIC!
 
Boas, o pessoal aqui nem imagina as empresas que ainda correm o XP profissional.
De que eu tenho conhecimento em empresas privadas o Pingo Doce ainda corre o XP profissional.
Publicas, o Ministério das Finanças tambem.
Mas deve haver muito mais.

Na minha escola uma grande fatia dos pc´s ainda tem o xp.

Não sei se viram uma publicidade de uma novela qualquer na SIC, onde tinha lá um PC Windows com uma janelinha a dizer que o utilizador poderia estar a usa uma versão pirata?

É processar a SIC!

Deve ser o prato do dia em Portugal!
 
Última edição:
LOL...até fico :wow: com isto.

Senão podem usar S.O genuínos que usem open source, Sinceramente tenho o Windows apenas por causa dos jogos nada mais.

Essa mensagem salvo erro já vi em pc de loja de informática em exposição.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo