Guia Ligar aparelhos 230v a uma UPS

scabrita

Power Member
Ora bem a maioria das ups que se encontram à venda não possuem ligações normais de 230v, mas sim as ligações usadas nos pc's. O objectivo deste how to é precisamente permitir o uso de aparelhos de 230v numa ups que não o permite de origem.

Motivação: Ligar uma bomba 230v à ups, pois caso falte a luz a bomba desliga-se e o pc, apesar de por pouco tempo continua a funcionar.


Material necessário:
  1. Ficha tripla com extensão - 1.5€
  2. Tomada para pc macho - 1.5€

Custo total: 3€


extensao0ef.jpg
ficha8pr.jpg



Ferramentas necessárias:
  1. Alicate
  2. Chave em estrela (philips)

ferramentas0ip.jpg



Processo de Montagem

  1. Abrir a ficha.
    fichaaberta1ex.jpg


  2. Desaparafusar os parafusos dos terminais.
    Os dois de cima, basta desaparafusar o suficiente para o cabo da extensão.
    fichadesmontada1ni.jpg


  3. Cortar a ficha da extensão, deixando o comprimento de cabo desejado.
    Descarnar o cabo exterior para deixar os 3 cabos interiores à vista por forma a conseguirem chegar aos parafusos dos terminais da ficha ficando a cobertura exterior à entrada da ficha.
    Descarnar os cabos interiores o suficiente para se enrolarem à volta do parafuso dos terminais.
    Enrolar os cabos de cobre por forma a ser mais facil trabalhar e não ficarem fios descarnados no ar.
    Não esquecer nesta altura de colocar a protecção da ficha no cabo da extensão pois mais tarde vai ser dificil. Verificar se não está ao contrário.
    extensaodescarnada5tv.jpg


  4. Moldar os cabos expostos de cobre em forma de U e verificar se a distância aos terminais da ficha é aceitável. Caso contrário corrigir, cortando ou descarnando o necessário para os cabos se ajustarem à ficha.
    fichaverificacaotamanho7gx.jpg


  5. Agora vem a parte mais importante, a ligação dos fios:
    • Fase - Castanho
    • Neutro - Azul
    • Terra - Verde e Amarelo
    O importante a reter é a terra, que será ligada ao terminal do meio, a fase e o neutro são ligados aos terminais de fora, sendo que a ordem apenas é importante se a extensão tiver um botão para desligar, pois é importante interromper a fase e não o neutro, caso contrário as fichas continuam a ter tensão mesmo desligando o botão. Não sei qual dos dois terminais é a fase na ficha por isso se alguém souber que me diga para completar o how to. No meu caso não necessitei pois a minha extensão não tem botão para desligar.
    Enrolar os cabos descarnados à volta dos parafusos, tendo em atenção à ordem referida atrás e procurando deixar o mínimo de cabo descarnado fora do parafuso, se necessário cortar o excedente. Apertar bem os parafusos.
    fiosmontados6ro.jpg


  6. Colocar os terminais na ficha, apertar o cabo na base com o auxilio do suporte e colocar a protecção do cabo (aquela que já tinhamos colocado no ponto 3) no lugar.
    fichamontada2hd.jpg


  7. Fechar a ficha garantindo antes que não há cabos descarnados à solta no ar e verificando que os terminais da ficha não se mexem.
    E o resultado final é este:
    resultadofinal9ji.jpg


Tenham cuidado com o que estão a fazer, não se esqueçam que vão estar a "brincar" com 230v. Testem a ficha no final com um candeeiro por exemplo.

Note bem: não me responsabilizo por danos causados pelo uso deste How-To. Posso garantir que funciona e tenho 2 ups a funcionar com esta engenhoca, mas usem de prudência a executar as instruções. Erros, correcções e sugestões são sempre bem vindos.

Um agradecimento final ao meu amigo jfbbms e espero que este How-To seja útil.
 
Última edição:
Acrecenta aí que em lugar do castanho também podes encontrar o preto como cor do condutor de fase
Outro pormenor. A tensão nominal da rede são 230 V
 
timber disse:
Acrecenta aí que em lugar do castanho também podes encontrar o preto como cor do condutor de fase
Outro pormenor. A tensão nominal da rede são 230 V

Obrigado pela correção em relação à tensão da rede. Em relação ao outro reparo, perdoa-me mas não vou incluir pois segui a norma IEEE, como tal se alguém usar cabos que não cumprem a norma não me posso responsabilizar pois tanto pode ser preto, cor de laranja às bolinhas amarelas ou outra coisa qualquer.

Como aluno do ist, deves perceber a importância dos standarts ;)

Saudações académicas ;)
 
tugadigital disse:
Exelente..

Vai dar um jeito, agora quando for ao AKI já compro essa ficha para fazer isso pq perciso msm

Tks :x2:

Qualquer casa de electrónica deve ter essa ficha, pede por uma ficha de energia para pc, macho.
A minha comprei numa casinha minuscula em moscavide.
 
Isto foi a primeira coisa que fiz quando comprei a minha primeira UPS, já lá vão cerca de 5 anos (ou mais). Está tudo ligado à UPS, desde o modem às colunas. Claro que a velhice já não perdoa, quando falta a luz, dura cerca de 2 minutos :D.
 
2 Minutos é mais que suf, para desligar tudo em condiçoes...ao menos nao vai abaixo e nao se perde o risco de perder coisas importantes :D
 
O preto é uma cor definida como cor para condutor de fase em qualquer norma nomeadamente as normas portuguesas que são baseadas nas normas CENELEC que é a comissão europeia para a standartização eléctrica
Se o cabo for trifásico terá 2 pretos e um castanho como condutores de fase
Se for monofásico é indiferente se é preto ou castanho
O neutro é que só pode ser azul e a terra amerelo-verde como aí tens
O cor de lanraja às bolinhas amarelas essa não é permitido
 
Por acaso já tenho duas triplas ligadas à ups e dá muito mais jeito do que estar a ligar as cenas todas à ups. E depois há o caso tambem de querermos ligar aparelhos normais à ups :P
 
desde que a ups aguente com as exigencias dos aparelhos. Não convem por exemplo ligar aquecedores ou assim :P Mas o modem, colunas, 1 lampada.. acho que não ha prob. Eu pelo mens tenho isso ligado e nunca se queixou.

Sem contar que quantos mais aparelhos menos tempo aguenta a ups quando falta a corrente.
 
bem acabei agr de fazer um e esta a funcar muita bem!no meu caso sao 6 tomadas com interruptor e seguindo a figura onde aparace a tomada do pc macho pus a fase em baixo e o neutro em cima...ta a funcar bem

abraço
 
Tb fiz uma cenas dessas à algum tempo atrás, onde liguei impressora, modem e router. A diferença é k liguei à tomada de apenas filtro de picos de corrente, n aproveitando a bateria!
 
Ilusi0n disse:
Já procurei em varias casa incluindo bricomarché e leroy merlin e ninguem tem dessas fichas... :S

Procura numa casa de electrónica pequena... De certeza que consegues encontrar por lá. Como disse encontrei a minha numa casa em moscavide pequenissima e outra para a minha ups no algarve numa ainda mais pequena.
 
E o que pode acontecer quando na extençãozita não se têm 220/230 V mas sim 20/30 V. Isto depois de ligada no UPS.
Aconteceu-me quando fiz uma destas vai para meio ano. Até hoje não percebo o porquê.
E tenho tudo bem ligadinho, aliás tenho outra cá em casa feita por mim e funciona 5*.
Alguma explicação???
 
Back
Topo