Programador jovem interessado a aprender e trabalhar em equipa

Hyghor

Power Member
Boas pessoal, é o seguinte, tenho 17 anos, e há já uns 3 anos que ganhei o interesse pela programação, conhecei por fazer umas edições em Pawn ,para scripts de um jogo (SA:MP). E já ai queria aprender e travalhar num projeto em equipa etc... Mas antes de entrar nesse universo decidi primeiro aprender.
Estou neste momento a tirar um curso de programação e já me sinto capaz de aprender uma lingua nova sem grandes dificuldades. Penso que tenho um bom na parte da lógia, sinto que tenho o jeito...
Gostava que me podesse indicar (se possivel) onde é que um jovém como eu pode encontrar pessoal e projetos que precisem de pessoal para trabalhar em equipa, num desses projetos que surgem da net... Epá, queria fazer algo...


Tenho experiência em:
C, C# C++;
Visual Basic;
Java, Javascript (e um pouco de android);
PHP, HTML, MySql e CSS;
 
Não percebi o que quiseste dizer com "...num desses projetos que surgem da net" mas... não pensas ingressar na universidade? Deve-te faltar à volta de 1 ano para te candidatares e na faculdade existem sempre pequenas organizações onde te podes juntar (ou ser convidado a) e onde poderás desenvolver vários projetos tanto a solo como em equipa.
Até lá vais aprendendo e melhorando a tua programação!
 
Não percebi o que quiseste dizer com "...num desses projetos que surgem da net"
Estou a pensar ir para a universidade, mas não logo após terminar o curso, provavelmente ficarei um ano a trabalhar, (o dinheiro para a universidade tem que vir de algum lado)
E estava-me a referir a projetos que por vezes o encontro em forums, pessoal que reune na net e decide fazer algo.
 
Não estou bem a perceber o que pretendes...queres que alguem te dê ideias? Queres integrar uma equipa já existente?
 
Desculpem-me se não estou a ser claro :P
Ás vezes há alguem que tem em mente um projeto, e depois vem por exemplos a forums a procura de pessoal para entrar no projeto. É isso que gostava de encontrar, ou que me indicassem.
 
O objetivo é praticar, poder fazer algo, até porque programo porque gosto, e não porque dá dinheiro, mas claro se houver possibilidade de ganhar uns trocos, que não aceitará?
 
Confesso que continuo sem perceber exactamente o que pretendes, mas até pode ser de mim. No teu lugar eu começaria por responder (a mim próprio) algumas perguntas:

- que tipo de projectos gosto mais?
- que linguagens me sinto mais à vontade?

Vale a pena integrares uma equipa para um projecto web se não tens interesse nessas linguagens? Vale a pena programares um software de finanças se o que queres mesmo é programar jogos? Não digo que não possas ter interesse em todas as áreas, mas convinha que definisses melhor onde estás mais à vontade e menos e o que queres realmente fazer. Escolhe uma coisa para fazer, começa-a e termina-a. Depois deita fora e repete.
 
Se tiveres o hábito de usar programas open source, dá uma vista de olhos ao código desses projetos e vê se há algum que te agrade e em que seja relativamente fácil de entrar. Há projetos que têm junior tasks precisamente para atrair pessoas com o teu perfil. Sugiro que procures programas que usas por ser potencialmente mais recompensador, mas claro que podes avaliar outros projetos que te pareçam interessantes. Procura aqui no fórum também, lembro-me de já ter havido perguntas semelhantes.
 
Confesso que continuo sem perceber exactamente o que pretendes, mas até pode ser de mim. No teu lugar eu começaria por responder (a mim próprio) algumas perguntas:

- que tipo de projectos gosto mais?
- que linguagens me sinto mais à vontade?

Vale a pena integrares uma equipa para um projecto web se não tens interesse nessas linguagens? Vale a pena programares um software de finanças se o que queres mesmo é programar jogos? Não digo que não possas ter interesse em todas as áreas, mas convinha que definisses melhor onde estás mais à vontade e menos e o que queres realmente fazer. Escolhe uma coisa para fazer, começa-a e termina-a. Depois deita fora e repete.

desculpa la mas nao consegui deixar deixar aqui a minha opiniao. tu certamente tens dificuldade na interpretação! ou entao nao fazes ideia do que seja um projecto.... eu percebi o que o rapaz perguntava logo no 1º post, tu continuas a insistir WTF

Voltando ao assunto, neste forum ninguém tem como iniciativa criar projectos, o ideal sera procurares forums ingleses ou tvz no portugal a programar de vez em quando surgem alguns projectos sejam de web ou gamming (que penso que seja mais disto que estejas a procura).

boa sorte

Tenho experiência em:
C, C# C++;
Visual Basic;
Java, Javascript (e um pouco de android);
PHP, HTML, MySql e CSS;
tens experiência ou ja ouviste falar? xD
 
Última edição:
De facto, dizer que se tem experiência em alguma área/linguagem pouco serve para as empresas se não for experiência profissional. De resto, "ouviu-se falar", fez-se umas "brincadeiras" ou por último, aprendeu-se na faculdade (sendo que esta também tem pouco valor no mercado).

Mas segues no bom caminho. Entrares num projecto que se falou é começares a ganhar já alguma "verdadeira" experiência em alguma área. Se tivesse tempo fazia isso pra ganhar "experiência" em novas áreas.

Olha que ultimamente andei em entrevistas (apenas com 6 meses de experiência do estágio curricular) e as empresas pareceram-me dar bastante valor ás linguagens que se aprendeu na universidade e fazem-me bastantes perguntas sobre os projectos das cadeiras.
 
Viva,

Uma coisa boa na nossa área é que tens todo o tipo de necessidades das empresas, é mais tu especializaste numa... As empresas, ou pelo menos as empresas orientadas ao lucro/trabalhador (melhores empresas para trabalhar, minha opinião, eu valorizo muito o espírito de equipa)

Pelo que vejo queres é fazer alguma coisa, esse espírito é bom ;)
Em portugal não tens assim grandes comunidades para poderes fazer algo... Tens é github, wePinch, etc... (tens o portugal a programar, mas não gosto muito do ambiente, acho que se perdeu o espírito de ajudar...)
Se estiveres, tu e todos, a vontade em frameworks php (eu ando em zend, phalcon), e tiveres vontade de fazer algo, manda mp e fazemos algo, quanto mais não seja pela diversão ;)
 
Boas, pessoal antes de mais, queria pedir desculpas pela demora a responder-vos, se é que algum de vocês estava a espera de uma resposta. Confesso que fiquei assustado e perdi o interesse pelo tópico, quando vi que não fui compreendido por um de vos. Fiquei realmente a pensar que tinha dito algo fora do normal, ou típico de um noob :002:

Fico contente e agradeço aos que me entenderam e me deram dicas. Vou passar pela GitHub e dar uma vista de olhos por lá...
Quando à minha experiência, é mesmo experiência, não fui eu que ouvi falar... Posso dizer-vos que estou agora a terminar um projeto de um site, mas é fechado a professores, portanto não o podem ver, infelizmente. Mas posso dizer-vos que utilizei bastante CSS, HTML, PHP e MySql na construção do mesmo, e o mesmo. Em C, C++ e Java não tenho assim nada feito em concreto, que vos possa mostrar. Em C# sim, tenho umas 3 aplicações que posso mostrar-vos, são bastante basicas, mas já demonstram que pelos menos sei os conceitos básicos da linguagem.
 
Porque não desenvolveres uma app para android ou wp? Programas em java ou c# e pelo menos ganhas experiencia nestas plataformas.
Há bastante procura por developers mobile (principalmente ios e andorid) e teres uma ou 2 apps na store é uma grande mais valia.
Faltam-te ideias? faz mais um flappy bird ou mais um gestor pessoal... tens é de te destacar pela usabilidade e aspecto da coisa.

Edit: A store do wp está bastante vazia de apps de jeito gratuitas, pode ser uma boa oportunidade
 
Back
Topo