Apple Macbook Pro 5,5 (2009)

sells2010

Power Member
Boa noite,
Estou num dilema, e gostaria que vocês me ajudassem nesta dúvida. Penso não haver nenhum tópico, semelhante, se houver peço desculpa.
Tenho um Macbook Pro 13'' 5,5, do ano de 2009.
Para quem não sabe as carateristicas básicas são:

- Processador: Intel Core 2 Duo P8700 2.53 GHz (Intel Core 2 Duo)
- Motherboard: Nvidia MCP79MX (9400M G)
- Memória RAM: 4096 MB, DDR3
- Placa gráfica: NVIDIA GeForce 9400M (G) / ION (LE), Core: 450 MHz, shared DDR3, 185.75
- Ecrá: 13.3 inch 16:10, 1280x800 pixel, glossy: yes
- Disco Rigido: Hitachi Travelstar 5K500 HTS545025B9SA02, 250 GB 5400 rpm
- Placa de som: NVIDIA MCP79/7A HD Audio - Cirrus Logic CS4206A (AB77)
- Entradas:
2 USB 2.0, 1 Firewire, 1 DisplayPort, 1 Kensington Lock,
Audio Connections: Headphones
Card Reader: SD-Card Reader,
Webcam
MacRemote IRDA (unidirectional)
- Redes: NVIDIA nForce 10/100/1000 Mbps Ethernet (10/100/1000MBit), Broadcom 802.11a/b/g/n (a b g n ), 2.1 + EDR Bluetooth
- Drive Ótica: HL-DT-ST DVDRW GS23N
- Tamanho: 24.1 x 325 x 227 (height x width x depth) (mm)
- Peso: Portátil - 2.031 kg ; Power Supply - 0.233 kg
- Bateria: 60 Wh Lithium-Polymer, fixed 10.95V

Resumidamente é mais ou menos isso.

Então a minha dúvida é a seguinte:

O portátil já tem 5 anos, detetei, que tem um erro derivado ao disco, o que faz com que ele bloqueie muitas vezes, quando tento trabalhar nele, ou navegar na internet. Fica a fazer loading, durante alguns minutos. Provavelmente alguns segmentos do disco estão danificados. Quanto mais memoria ele tiver ocupada, maior a probabilidade de isso acontecer e mais tempo fica bloqueado. Consegui detetar o erro usando o Apple Hardware Test, que vem de origem com o computador.

Para resolver este problema, provavelmente comprando um disco novo, de 500gb, ficaria mais ou menos por 45€.
A bateria já é a segunda e também não está lá grande coisa, já perdeu grande parte da sua autonomia.

De resto, penso não haver mais problemas, isto se o problema for só mesmo do disco.

Se me comprarem o portátil, por 750€, consigo arranjar um portatil, dentro desse preço, que seja mais benéfico para mim?
Vale a pena mudar o disco e ficar com o Macbook, ou, acham que venda?
Ajudem-me por favor.

Cumprimentos
 
Se me comprarem o portátil, por 750€, consigo arranjar um portatil, dentro desse preço, que seja mais benéfico para mim?
Essa é uma questão que só pode ser respondida pelo próprio. Pesquise no mercado actual dos portáteis e verifique se existe algum modelo que satisfaça as suas necessidades dentro desse valor. Na minha perspectiva, substituir o disco só irá valorizar o portátil, mesmo que pretenda vendê-lo em seguida.
 
Bom dia.
Eu sei que só eu posso decidir, mas, gostava de saber o que faziam se fossem vocês. Claro que para jogar e assim é complicado. Eu gostava de saber se com esse valor se consegui comprar um portatil melhor que esse neste momento.
@ZePestao fica uma maquina? Mas não está um pouco desatualizado em relação aos pcs atuais?
Obrigado pelas respostas.
 
Por 650 € já vi à venda i5's de 2011...

Portanto não tou a ver onde conseguirias tanto dinheiro com o teu portátil...

Mas se realmente o conseguisses vender e comprar um Retina isso era outra fruta... Aqueles ecrãs são excelentes...
 
Como é obvio já está um pouco desactualizado, mas com um SSD ganha uma vida nova... Se o teu trabalho não puxar muito pela máquina e quiseres continuar a usar mac acho que é a melhor opção...
 
Fiquei um pouco confuso.
Vocês de forma geral disseram que não sabiam quem me dava 750€ pelo portátil, ou seja, deram a entender, que até é um bom preço para vender. Mas por outro lado dizem que se investir um pouco nele, vale a pena ficar com ele. Parece um bocado contraditório. Do genero "O portátil não vale assim tanto neste momento, mas vale a pena ficar com ele". Mas sim, tenho quem me dê até mais. Cerca de 770€. Uma bateria de linha branca ronda os 80€.
@MiguelX69 Mas esse de retina que estás a falar, é para que valores? 1300€?
@macintrolha Tens razão, mas não achas o processador e a gráfica um pouco desatualizados comparativamente com os equipamentos atuais? Um SSD de 500gb ronda que preços? 60€
@ZePestao Ganha uma vida nova no que diz respeito a memória e a velocidade de transferencias. Mas no que diz respeito a grafica e a processador fica um pouco áquem neste momento, não?

A minha dúvida é mais esta: Eu gosto do Mac, e nem me queria ver livre dele, mas devido à minha vida profissional, precisava de usar ferramentas da Microsoft, e por vezes com o Mac é complicado haver sempre compatibilidade. Eu gostava de saber se com esse valor que me dão por esse, mesmo que tenha que colocar mais algum, mais 100€ no maximo, se consigo comprar um portátil, tipo Asus, ou Toshiba ou uma dessas marcas semelhantes, com carateristicas melhores que este e que fique melhor servido. Já se sabe que os Macbook são diferentes, e para fazer essas comparações é um pouco complicado. Mas se tivessem na minha situação o que faziam?
Não se esqueçam, que também posso mudar o disco e se por acaso não for do disco, depois fico ainda pior. Os testes que fiz deram erro no disco, mas nunca se sabe.
Ajudem-me, estou mesmo indeciso.
 
1350€, novos. Isto com 4GB de RAM. Hoje em dia era preferível 8GB pelo menos, porque aquilo é soldado e depois não podes fazer upgrade. O mesmo com o armazenamento.
 
@MiguelX69 Vês? Pagar o dobro do valor que me dão pelo meu, com uma RAM igual ao meu? :P A sério que o disco não dá para mudar? O meu dá para mudar na boa. Isso é um bocado mau. Mas qual é a tua opinião, sobre o meu dilema? O quer farias na minha situação?
 
Sim a nível de gráfica a processamento fica igual.

Se não precisas de mac e faz-te falta o windows vende esse. 770€ é muito bem vendido... E eu que estava a pensar vender o meu i5 de 2012 abaixo dos 700€ lol
 
@ZePestao Pois. Sim, mas sabes que em termos de venda, é mais fácil vender um Mac por um preço superior do que outro computador qualquer, devido aos preços elevados dos computadores da Apple. No que diz respeito às outras marcas, a concorrência é muito grande. Qual, o Sony Vaio?
Até podia instalar o Windows no Mac, mas não é a mesma coisa. Eu sei que é bom preço, mas tenho medo de me arrepender. Sugeres algum dentro desse preço (750/800€) com boas carateristicas?
 
O meu é um macbook pro 13 de 2012 (i5 2.5).

Mesmo que te arrependas, consegues arranjar um macbook pro i5 usado pelo preço que vais vender o teu... Tens uma secção no forum que te podem aconselhar melhor que eu, preenche lá o questionário!
 
@MiguelX69 Vês? Pagar o dobro do valor que me dão pelo meu, com uma RAM igual ao meu? :P A sério que o disco não dá para mudar? O meu dá para mudar na boa. Isso é um bocado mau. Mas qual é a tua opinião, sobre o meu dilema? O quer farias na minha situação?
Acho que é por muitos utilizadores de mac pensarem como tu que os preços nos usados estão super inflacionados...
Um macbook pro de 2009, com as características que disseste, ainda para mais com disco e bateria para substituir, não vale na melhor das hipóteses mais de 400€.
A avaliação pelo mac2sell dá 250€, mas neste caso, também não penso que valha tão pouco.
Se te ofereceram 770€ por ele, eu vendia sem pensar 2 vezes.
Atualmente por esse preço, e se procurar bem, já encontro macbook pro unibody de 2011/2012 com i5 e com jeitinho, disco ssd e ainda com garantia.
Já para não referir, que se fores optar por sair do mundo apple, e quiseres comprar um pc novo com windows, arranja-se, por exemplo, NOVO o asus k450jf por ~750€, com Quad Core i7, 8Gb Ram, 750Gb disco e gráfica GT745m.
 
Última edição:
Acho que já foi dito um bocado por todos o que deves fazer.
Se precisas de Windows e é o que usas mais (até para jogos), vende isso e compra um PC mais actual e com melhores specs. No entanto, é também verdade que esse PC com um SSD e uma nova bateria, fica um PC completamente novo.

Quanto ao quereres vender isso por 750€... das duas uma, ou tens alguém que te dá esse dinheiro (e só pode ser alguém que gosta muito de ti) ou então não tens uma minima noção de quanto isso vale. Tendo em conta as condições do teu PC (bateria nas últimas e problemas no disco), isso nem 500€ vale! Na minha opinião valerá uns 450€, e já estou a ter em consideração que é Apple (que já se sabe como é em usados)
Como já disseram aqui, eu também já vi MBP's com i5's, com SSD e sem problemas de bateria a 600€...
 
@ZePestao Ah, pensei que ainda era o Sony. Não gosto de comprar cenas usadas, é uma panca minha :P Para comprar um usado, prefiro ficar com o meu. Podes indicar-me o link da secção que estás a falar?

@tokkan. Sim, tens alguma razão. Mas se me dão, aproveito não é? :P Fazias o mesmo :). Tens razão, daí ter vindo pedir ajuda, porque já tinha visto esse Asus que falaste e até gostei. Mas tenho medo que mais tarde me deixe ficar mal. Tive um Toshiba que me durou 2 anos e meio e era topo de gama na altura. Apesar do disco desse Mac estar danificado, devido ao facto de o portátil ter caído ao chão, nunca me deu problemas. Acho que é essa a vantagem dos Mac's. Raramente te dão problemas. O mesmo já não se pode dizer de todas as marcas. Aconselhas-me a fazer seguro, ao adquirir um novo portátil?

@[O_o] Sim isso já percebi, mas eu gostava de saber o que vocês faziam na minha situação. E não que alternativas tenho, porque isso já eu sei :P
Não é meu amigo, não conheço a pessoa sequer. Eu é que não tenho noção de quanto vale? A pessoa que está a comprar é que não tem. Eu aproveito a oferta, acho que fazias o mesmo no meu caso, digo eu. A lógica é a mesma que já referi. Para comprares um Apple novo, precisas de mais de 1000€. Quem quiser mesmo comprar Apple e não quiser dar esse dinheiro, tem que se sujeitar a preços inferiores com carateristicas também inferiores. O portátil tem um bom desempenho. É mesmo só o disco. A bateria aguenta para já.
Só que eu queria saber se fazia bem em vender e comprar um Asus por exemplo, ou comprar um disco e ficar com o Mac. É complicado.
 
Tal como te disse, se te ofereceram isso, eu aceitava sem pensar 2 vezes. Qualquer oferta acima de 400-500€ pelo macbook em questão, no estado que está, é muito bem vendido, na minha opinião.
Em relação ao Toshiba que só te durou 2 anos e meio, não sei o uso que lhe deste, mas acho que tiveste azar. Penso que não será caso para generalizar. Os problemas comuns costumam ser apenas a bateria, que após 2 anos, costuma avariar.
O meu irmão tem um toshiba a mais de 3 anos, aliás, já vai fazer 4 anos, e na altura comprou numa promo (o pc custava 1100 ou 1200€ e ele comprou a 800€ novo num stock off) e nunca lhe deu problemas, à excepção da bateria que pouco depois dos 2 anos, avariou (já agora, a maioria dos fabricantes só dá garantia da bateria por 6 meses ou 1 ano).
Até ao momento, em quase 4 anos, só fez upgrade da ram para 8gb (originalmente era de 4gb) e continua um pc bastante atual e 100% funcional.
De qualquer forma, se queres comprar um portátil novo com windows, desde que o trates bem e com o cuidado recomendado, não vejo porque não deve durar os mesmos 4 ou 5 anos do macbook que tens atualmente. Se quiseres ficar mais descansado e protegido contra quedas ou outros acidentes, faz o tal seguro. O asus que referi, se quiseres o portátil também para jogos, parece-me uma boa escolha e deve aguentar com quase tudo durante bastante tempo!

Resumindo, eu no teu lugar, vendia o macbook (esse valor que te ofereceram é muito bom mesmo) e comprova um portátil novo com windows já potente, ou então um macbook pro usado mais recente, com garantia e preferencialmente com ssd.
 
Última edição:
Sim, tens razão... a pessoa é que não sabe o valor que tem. Neste caso, diria o que EU fazia:

- vendia esse MBP que tens actualmente por esse valor. Vendia-o já, porque por esse valor duvido que te apareça mais alguém assim.
- depois aqui, tens duas opções:
1) compras o tal Asus que tens debaixo de olho
2) ou compraria um MBP em 2a mão, com SSD, bateria minimamente boa e, se possível, já com um i5. - esta seria a minha opção, porque gabo muitas características que os MBP têm na sua portabilidade. Mas eu também só costumo usar Windows quando não há outra solução (ou então no desktop)


Existem muito bons negócios em 2a mão, é apenas uma questão de procurar (não só em Portugal).
 
@tokkan Muito obrigado pela ajuda. Vou pensar mais um pouco, visto que o comprador ainda não tem o dinheiro suficiente, para me dar, e aproveito para ir vendo alguns modelos, promoções e negócios que valham a pena. mas ajudou bastante a tua opinião.

@[O_o] Pois :P. Exato, tens razão. Ainda bem que vim aqui perguntar, porque já fiquei com uma ideia mais sólida do que vou fazer. Obrigado pela ajuda ;)
Eu sinceramente tenho um bocado de medo, de comprar coisas em segunda mão, tenho medo, que depois o portátil não esteja em condições ou que dê o berro passado pouco tempo, e sem garantia é complicado.

Se se lembrarem de bons equipamentos até 800€, vão dizendo, muito obrigado ;)
 
Back
Topo