Distro para uma pessoa não muito entendedora

moonlight.chili

What is folding?
Boas. O meu pai tem um PC que até agora tem andado a usar o XP. Como o XP vai acabar e acho que Windows é desnecessário para o que ele quer e uma perda de tempo e dinheiro, quero ser esclarecido sobre a melhor distro para o seguinte PC:

CPU: Intel Pentium D @ 3.4 Ghz (Dual Core)
RAM: 1GB DDR400 (2x512MB)
HDD: Um destes: (Todos ATA100/133)

  • Seagate U Series X - 20GB
  • Wester Digital WD400 - 40GB
  • Seagate Barracuda 7200.7 - 120GB
GPU: nVidia FX5500 256MB (AGP 4x/8x)

Básicamente o que ele vai fazer é ouvir música, fazer uns documentos, navegar na net, principalmente YouTube, e é só. Também é capaz de querer usar o Skype se houver para Linux.

Não precisa de ser algo que tenha um visual correspondente ao XP mas tem de ser algo fácil de usar e entender. Mesmo que necessite de alguma configuração da minha parte na 1º utilização, quando essa configuração estiver pronta tem de ser do género "get up and go".
A interface do novo Ubuntu parece-me interessante mas ao mesmo tempo parece que vai puxar demasiado dos gráficos. A gráfica não era muito boa no Aero do Windows 7 (quando testei noutro computador) por isso duvido. Era muito boa quando testei pela 1a vez o Ubuntu (na altura do 8.04) quando o usei neste PC (na altura tinha Celeron D 3.06, 512MB ram, esta gráfica, e um disco de 80GB que entertanto esmifrou (era Maxtor :P)). Muito mudou nos últimos 6 anos...

O porquê de haver opções de discos prende-se no facto de eu ter alguns projectos que podem precisar de discos extra. Mas penso que as opções prendem-se mais entre o de 20 e o de 40. Possivelmente até os dois. O de 120 planeio meter numa case mas caso achem que seja necessário posso por.
 
Nessa configuração qualquer distro funciona, mas o melhor é usares um livecd para verificares se todos os componentes são detectados correctamente.
Distro mais recomendadas mas mais pesadas, Ubuntu ou Kubuntu dependendo do gosto pelo ambiente gráfico. Se preferes leveza para ser rápido o melhor é Lubuntu.
Skype existe em Linux.
 
Boas,

Nesse PC vais ter três problemas: a memória, que embora q.b. vai te deixar o PC mais lento; os discos, que à exceção do Barracuda são fracos de performance; a placa gráfica, que com os drivers que tem atualmente dá chatice pela certa.

Tenho uma configuração muito semelhante, apenas com 2GB de RAM e um disco de 80GB, bem como um CPU igual mas 400MHz (por core) mais lento.

E posso dar-te algumas dicas:

» Instala o SO sempre - mas sempre - no Barracuda. É o que tem melhor performance dos três e será o que mais hipóteses de boa fluidez te vai dar. Os outros dois devem ser bastante mais fracos.

» Esquece o Windows XP. Passou à história a 8 de abril e não vale a pena estar a usar um SO descontinuado de suporte com essa configuração. O Windows 7 vai correr razoavelmente, mas pode ser ligeiramente mais fraco ou não - tudo depende da conjugação memória + disco + CPU.

» Para usares a gráfica em Windows 7, usa os últimos drivers disponíveis e certifica-te de ter o slider-base para "Desempenho" nas propriedades da gráfica. Vai às opções avançadas, e em Gerir definições de 3D, altera os seguintes pontos:

- "Definições de Antialiasing" para Nenhum;
- "Definições de Imagem" para Desempenho máximo
- "Filtração anisotrópica" para Desativar;
- "Sincronização vertical", para Forçar desativação;
- "Tendência de fixação de textura", para Restringir caso ainda não esteja.

Guarda as alterações, e o que terás a seguir será um Windows 7 bem mais fluido e suportável com os efeitos Android ativados.

» Ainda sobre a gráfica, a única forma de poderes ir ao Youtube e teres vídeos HD nesse PC é utilizando o browser Firefox com plugins Greasemonkey, VLCTube, e o último VLC instalado. Só funciona com esta configuração; não funciona em Chrome (o VLC Web Plugin não entra e scripts que haviam foram bloqueados), não funciona em Opera (não há plugins), e não funciona em Internet Explorer pelo mesmo motivo do Opera.

Convém, nas definições do VLC, alterares a definição gráfica de renderização de "Automático" para "Utilizar DirectDraw". Os vídeos online ficam ligeiramente mais fluidos, mas quando estiveres a reproduzir vídeo no VLC, o Windows 7 entra em modo Windows Basic, sem Aero, o que te permite tirar a melhor performance possível dos vídeos que tocares localmente sem teres o Aero a ocupar.

Com estas definições e um bom disco, garanto-te que 720p corre sem problemas no computador, por experiência própria. Creio que 1080p é possível, mas depende do ecrã, e no meu caso como não tenho painel para isso não me aparece a opção. Uma última ressalva é a de que, em 1366x768, vais ter um ligeiro overscan do lado direito da imagem no sinal que sai da gráfica mesmo com as coisas reguladas corretamente, passando a ficar equivalente a 1360x768.

» Se o Windows 7 estiver a travar, deve-se à memória ser escassa ou ao disco rígido que, mesmo assim, não é rápido q.b. Usa o espaço de uma flashdrive USB rápida o suficiente para Readyboost (quanto mais melhor!), mete mais 1GB de memória (ou porque não mais, se a board suportar?) no sistema, muda o disco rígido para um mais recente...

» Outra solução é mudares para Puppy Linux na versão Racy, que te deve correr que é um mimo dado que é via RAM e, dessa, tens imensa. Aí, podes usar o disco que bem entenderes, embora tenhas de utilizar à mesma aquela questão do VLCTube + Greasemonkey + Firefox para os vídeos online do Youtube (creio que também dá em Linux) em HD e com a melhor performance possível. Localmente, creio que podes usar qualquer player de vídeo em Linux, sem problemas.

EDIT: Há um bug quando todos os plugins se conjugam com o Memory Fox (que podes ter interesse em usar, pela memória RAM ocupada pelo Firefox). Nele, o VLC Web Plugin vai-te bloquear durante cerca de 45 segundos e apresentar-te uma janela a indicar que está bloqueado. Clica apenas em Continuar, que ele deixa de fazer chatice passados mais uns 15 segundos e a partir daí não tens mais problemas. É sempre no primeiro início de plugin de cada sessão do Firefox.
 
Última edição:
Sim só que não é pra mim, é pro meu pai e ele não é lá muito entendedor dessas coisas nem gosta muito de complicações. Youtube em HD não é necessidade nenhuma, pode ser muito bem em 360p ou 480p. Pus essa gráfica porque a onboard era ainda pior.

E já não é esse PC porque recentemente uma das memórias queimou, levando com ela a board (?!) :P Por isso o PC agora é este:

CPU: Intel Pentium 4 (478) 2.0GHz (não sei se é o topo do Williamette ou um dos Northwood mais baratos)
RAM: 1GB DDR266 (2x512, tinha aqui um stick extra. O 266 é limite da board)
HDD: Seagate Barracuda 7200.7 120GB (tinha planos para este mas decidi usar este aqui e meter os outros 2 numa outra máquina que essa sim vai levar o XP devido ao seu uso e a ser um pc off-the-grid)
SOM: Onboard, AvanceLogic ALC A256 (AC97 2.1) OU caso seja mais fácil, Creative Vibra128 em PCI
GPU: nVidia Geforce FX5500 @ 256MB AGP
NIC: Realtek RTL8192 versão PCI

O uso é o mesmo.
 
Última edição:
Eu aconselharia Xubuntu ou Lubuntu. Prefiro o XFCE (Xubuntu) ao LXDE (Lubuntu), por isso a não ser que tivesses tipo 256MB de RAM é que recomendaria o Lubuntu porque o LXDE tende a ser ligeiramente mais leve.
 
Linux Mint MATE, é bem mais leve que a versão com a interface Cinnamon. O Linux Mint é baseado no Ubuntu, dá-se bem com pouca memória e é bastante user-friendly, não é preciso andar na shell com comandos para aqui e para ali só para fazer umas niquices, e já traz tudo instalado de raiz (Java, Flash, etc), pronto a usar mal acabe de instalar.
 
Aconselhar Windows 7 ou Puppy Linux é ridículo! Um não tem nada a ver com o outro em termos de recursos usados.

Basta evitares distros com desktops pesados para ter um computador com performance aceitável. Recomendo Mint com MATE ou XFCE, Xubuntu ou Lubuntu, etc.
 
Assim como o Raen e nunol, aconselho Linux Mint. Neste momento estou num "model name : AMD Sempron(tm) Processor 3200+" com 1gb de Ram e uma Radeon 1350. Como vês não é nenhum sistema de topo, aliás seria de imaginar que isto nunca iria dar para nada de jeito. Pois surpreendeu-me, consigo correr o FM 2014 sem problemas.

Como disse, estou a usar Linux Mint Xfce pois pessoalmente não gosto muito do MATE. Mas tanto um como o outro são as minhas recomendações. Cabe a ti ver o que seria melhor para o teu pai.
 
Mais um que recomenda o Linux Mint MATE.
Instalei essa distro num portátil e-escolas do meu cunhado, que não é grande entendedor de computadores e estava habituado a XP, e adaptou-se muito bem. As minhas únicas intervenções são lembrá-lo de vez em quando para fazer os updates.
A utilização dele é browser, ver uns filmes, fazer uns documentos.
Recomendo para utilizadores inexperientes e máquinas mais antigas/limitadas.
 
Só experimentando, pois a escolha é um pouco pessoal.

Usei Mint 11 com Gnome 2 (o MATE é um fork do Gnome2) num Eee com um Celeron @ 630MHz com base num PIII e 512MB de RAM e funcionava bem mas quando testei no mesmo Eee o Mint 12 LXDE este era mais rápido.
 
gosto dessa escolha até porque parece o Ubuntu na altura do 8.04 (a ultima vez que usei linux) e uma interface dessas acho fácil de usar.

edit: esquece afinal a versão mais recente é igual ao ubuntu moderno -.-
 
Última edição:
Bom, instalei finalmente o Linux Mint MATE 16 no pc do meu pai. E estou pouco surpreendido. Não é fluido de todo e parece o XP no que toca a performance.

As specs são essas:

CPU: Intel Pentium IV @ 1.7 GHz
RAM: 512MB (estou a pensar meter 1GB)
Disco: 40+20GB
GPU: nVidia Geforce2 MX (desenrasque, a 5500 afinal queimou xD, estou a pensar comprar outra até por motivos de YouTube.
 
Bom, instalei finalmente o Linux Mint MATE 16 no pc do meu pai. E estou pouco surpreendido. Não é fluido de todo e parece o XP no que toca a performance.

As specs são essas:

CPU: Intel Pentium IV @ 1.7 GHz
RAM: 512MB (estou a pensar meter 1GB)
Disco: 40+20GB
GPU: nVidia Geforce2 MX (desenrasque, a 5500 afinal queimou xD, estou a pensar comprar outra até por motivos de YouTube.

Instalei uma distro chamada LXLE (não confundir com LXDE) num portátil com características bastante semelhantes a essas.
Estou bastante satisfeito.
Um conselho: para a navegação na net ser mais rápida, usa o Midori em vez do Firefox.
 
Boas!

Também preciso de algo para o pc dos pais mas queria algo que estivesse em português...há alguma distro decente ou dá para meter alguma das principais em português?

Estava a pensar no elementary OS...em PT era um must...
 
Back
Topo