Processador Intel shutters its doors in Costa Rica, lays off 1,500 workers

V3ctor

Moderador
Staff
Earlier today, Intel announced that it will be closing the doors on its assembly and testing facility located in Costa Rica. This unfortunate announcement will result in the loss of jobs for more than 1,500 employees, and will most certainly cause a ripple effect in the economy close to the facility.

36932_1_intel_shutters_its_doors_in_costa_rica_lays_off_1_500_workers.jpg


Intel says that this closure is part of the company's on-going effort to cut five-percent of its global workforce by the end of the year. Intel is making these cuts to ensure that it remains out of the red as PC saled continue to dwindle in a market saturated by tablets and smartphones. "We have to be more efficient and effective," said Chuck Mulloy, an Intel spokesman.


Fonte: TechpowerUp

Adeus cpu's da Costa Rica, ainda tive algumas bombinhas feitas lá...
 
A maior parte dos PIV não vinham da Costa Rica?

Bem, quanto à notícia, provavelmente não valia a pena remodelar a fabrica ou outros condicionamentos económicos.
 
penso que também haviam batchs de ivy bridge da costa rica , e mt provavelmente muitos outros mas o chips n eram la feitos
 
Última edição:
Boas!!

É sempre chato ver tais acontecimentos a efectivarem-se, mas a Intel lá terá as suas razões.

O meu 3570k, a confiar no que vem escrito no IHS, também veio de lá, e não tenho nada de negativo a apontar.

Cumprimentos.
 
Tenho duas teorias:
A primeira é que as máquinas já não são tecnológicamente eficientes para a litografia actual ou seja, em costa rica já não há tecnologia para fabricar os chipset´s actuais, que é o que eles fazem para reciclar as máquinas com tecnologia relativamente ultrapassada.
Tecnologia essa usada anteriormente pelo fabrico de processadores, depois para os chipset´s

A minha segunda teoria é a do costume:
Dizem que o mercado contraiu, e depois fazem investimentos em países em vias de desenvolvimento onde a mão de obra é barata qb...

Acho um absurdo um gigante como a intel, mesmo no contexto actual ter esse tipo de inevitabilidades, que venha a SEGA e encomende chip´s Haswell á intel para fazer uma super mega hiper consola.

Just kidding :P

Já que a micro$oft e a $ony optaram por amd (custo)
 
Se fosse só pelo custo :D

Se não fosse pelo custo tinham metido um I5/I7 Haswell com uma GTX770 ou uma R9 280X para não subir muito a fasquia... :D

EDIT:

Ou haverá uma outra razão a mim desconhecida?
Desempenho?
Tendência de mercado?
Negócios escuros com a amd?
Pagamentos ilícitos?
Resta-me divagar :D
 
Última edição:
Se calhar mais altos do que um Vietnam, Coréia, enfim, como tantos outros exemplos, dos quais Portugal também serve, ou esta tudo esquecido da Quimonda? Mas a desculpa da queda de mercado por parte dos Pc tem que acabar, pois continua-se a vender muitos portáteis e componentes para Pc. A razão é a mesma desde sempre, não lhes esta a dar o lucro que querem para demonstrar um crescimento de x% ao ano.
 
Última edição:
O mercado x86 estagnou e a Intel tem que se tornar mais eficiente. Além disso está a perder rios de dinheiro a tentar entrar no segmento mobile e competir com a ARM.
 
Não diria perder, diria investir rios de dinheiro para entrar no segmento mobile...

Vai atrasada, mas não deixa de ser um player de respeito quando tiver os seus cpu's x86 a 14nm
 
Dinheiro para Intel não é problema e penso que deve chegar a beira da ARM.

O meu Pentium G3420 foi dos últimos Costa Rica pelos vistos.
 
Como diz na notícia no post inicial a unidade da Costa Rica era apenas uma "assembly and test facility", não era uma "foundry", assim sendo podem deslocalizar esses serviços para outras unidades.

Em relação ao mercado mobile:

The Mobile and Communications arm of Intel posted $929 million operating loss in the first quarter of 2014 on $156 million in revenue. In comparison, the much bigger PC Client group posted $2.8 billion in profit on $7.94 billion of revenue. In all of 2013, Intel’s mobile chip arm lost $3.15 billion, after posting an operating loss of $1.78 billion from a year prior.
http://vr-zone.com/articles/contra-revenue-pivot-shenzhen-future-intels-mobile-business/76072.html

A Intel ainda tem unidades bastante rentáveis, mas com o crescimento estagnado, mas não vai poder continuar indefenidamente a "investir" desta maneira.
 
A intel não fabrica chips na costa rica

Agora não fabrica.
Mas já fabricou.
P4 socket 478 por exemplo...
Pentium 4 HT socket 775

E tenho a certeza que muitos I7 são "montados" em costa rica, não são fabricados mas sim finalizados

Costa Rica essa super-potencia com salários elevadíssimos...
Secalhar em costa rica as pessoas querem ganhar mais ou a costa rica cresceu no índice de desenvolvimento humano.
Quem sabe se a intel não "desloca" a fábrica para o haiti ou países ainda menos desenvolvidos...

Contra factos não ha argumentos:

GDPCostaRicaIntel.jpg


Situação lamentável para os costa-riquenhos que dependem tanto da exportação de produtos electrónicos, concerteza que a fatia que a intel pesa no pib fará com que a costa rica tenha problemas de crescimento, digo eu...

exportsinelectronicsgraph_cr.jpg
 
Última edição:
Agora não fabrica.
Mas já fabricou.
P4 socket 478 por exemplo...
Pentium 4 HT socket 775

onde viste isso ? atenção que o facto de o chip dizer costa rica não quer dizer que tenha sido produzido la .. havia batchs da costa rica e os da malasia , nenhuma destas os produzia

os Pentium 4 ht eram salvo erro os prescott e foram todos produzidos em duas fabricas nos EUA


Intel, which has been struggling with the effect of weak personal computer sales worldwide, said that relocating its assembly and test operation to Asia is part of a strategy announced earlier this year by Intel to stress "geographic closeness between plants and main markets."
 
Última edição:
Ainda ontem montei um i5 4570 que vinha da Costa Rica... eheh.

Dark Kaeser nem sabia que as losses eram tão grandes, não podem continuar a jorrar assim dinheiro de qualquer maneira, engraçado foi que a Intel (tal como a AMD) venderam as suas divisões/empresas de ARM em 2006... lol...

Bad move...
 
Back
Topo