Engenharia Mecânica ou eletrotécnica

zniik

Membro
Boas pessoal,

Brevemente irei ingressar numa universidade e estou perante um dilema:
Devo escolher ir para engenharia mecanica ou eletroténica?

Peço que alguém que estude ou estudou algum dos dois cursos que me explique quais as diferenças entre os dois cursos, o que gostam mais no curso, e se puderem a remuneração, no caso de já trabalharem ou conheçerem alguém que trabalhe no ramo.

Para além disso aconselham-me a ir para a faculdade de ciências e tecnologias (fct), ou o instituto superior técnico (ist)?
 
Boas,
Encontro-me exatamente com o mesmo problema, mas parece que necessitamos de ser Power Members para podermos ver o tópico acerca do Ensino Superior -.-.
Também agradeço resposta acerca deste tema.
Obg
 
Última edição:
Mas será que nos podem informar acerca das diferenças dos cursos? Estou indeciso e necessito de conselhos sff.
 
Última edição:
Então, tudo vai depender dos teus gostos. Na mecânica tens a opção de escolher uma vertente virada para a energia, embora não seja tão parecida como a vertente de energia da electrotécnica.

Compara os currículos:

Electrotécnica no IST: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/pu...sum_=d41eddf7fef7807e9c8a8538f9be87216b15b1a1

Mecânica no IST: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/pu...sum_=ea4aece8c9c80db018915bbee6e8f907ae09f2e8

Como poderás constatar, são um pouco diferentes os cursos, à parte do facto de as cadeiras bases serem basicamente iguais (sobretudo os dois primeiros anos). Eu diria que o mais próximo da Mecânica no curso de Electrotécnica é a área de Energia e talvez Sistemas de Decisão e Controlo.

Isto tudo agora vai depender do quê que gostas mais.

Cumps.
 
Eu tirei eng. Electrotécnica e de Computadores no IST.

Neste curso para além daquelas disciplinas transversais a todos os cursos de engenherias (matemáticas e fisícas), vais ter cadeiras de programação, electrónica, energia, controlo (sinais e sistemas) e telecomunicações. Depois no mestrado poderás escolher duas dessas áreas sendo uma a principal e outra secundária, a diferença irá residir obviamente no nr de cadeiras que irás ter nessas duas áreas que escolheres.

Mais algum dúvida em específico diz ;)
 
Eu também estudei Eng. Elect e de Comp no IST. Sou do ramo de Energia.

As cadeiras são mais ou menos o que o acesPT descreveu se bem que quando eu tirei o curso a parte do ramo era definida logo no segundo ano (se bem que só influenciava realmente mais ou menos a meio do terceiro)
 
acesPT, como é a parte prática do curso? e o que é que um engenheiro eletrotécnico e de computadores faz?

A prática do curso é mais ou menos o seguinte:
- Laboratórios de electrónica (por ex. montar circuitos electrónicos)
- Laboratórios/projectos de programação (programa-se em C)
- Laboratórios de energia
- Laboratórios de controlo

O que é que um eng electrotécnico e de computadores faz?
Dado que o curso de eng electrotécnica abrange tantas áreas isto é realmente muito complicado. Posso-te dar algums exemplos: pode programar, pode fazer projectos de instalação de energia eléctrica, etc etc
Agora por aquilo que eu vejo a maior parte dos engs electrotécnicos são absorvidos pela consultoria, onde programam, são testers, gestores de projecto....
 
Bem, estou a gostar imenso de E. Eletrotécnica e de Computadores segundo a vossa perspetiva... Será que tb não há por aqui alguém com curso em Engenharia Mecânica?
 
Back
Topo