Opinião sobre projecto final de curso

Filipe_O

Power Member
Boas

Chegou a tão esperada hora.... pois bem, ainda não terminei a parte prática, mas já pouco falta.
Tive 3 anos a estudar engenharia multimédia no ISTEC, e decidi para projecto final desenvolver uma animação, com história (não ser uma mera compilação de efeitos).

Gostaria de pedir que me dessem o vosso feedback sobre o meu trabalho, ainda que alguns bugs ja tenham sido corrigidos:
-Cenas finais, o cenário não está "alinhado" com a animação
-Cena final... ajeitar o tempo entre o "um sorriso" (que passa muito rápido) e os créditos..

Em termos de som, também já me é difícil melhorar (não é que não haja o que melhorar, mas já fiz tanto que já tenho pouca imaginação para melhorar)

E o link do video: https://www.youtube.com/watch?v=m4Qfk8ceh-0

Fases do projecto:

  • Cenário:
Modelação (SkecthUp)
Iluminação (Cinema4D)

  • Animação (Iclone)
  • Edição (Adobe Premiere)
  • Pós-produção (Adobe After Effects)

E mais uns programas que utilizei, para fazer experiências (todo o processo do trabalho foi novidade para mim, menos a edição)

E a moral, seria a de não julgar o próximo (porque o bad boy afinal só se queria despachar para ver a filha que estava no hospital) e que sorrindo contagiamos uma onda positiva, e que dá frutos :)

Muito obrigado pela vossa disponibilidade :)

Acreditem que é muito importante para mim ler todos os vossos comentários/criticas

Um abraço
 
Última edição:
Epah, podem-me dar uma opinião?
Estão aqui envolvidos varios meses de trabalho... era muito importante para mim saber uma, que seja, opinião.

Obrigado
 
Boas. Estava à espera que alguém comentasse primeiro..

Os modelos humanos foste tu que modelaste? Se sim, estão bastante bons até.

Bem, na minha opinião, a curta está longa de mais para a mensagem que passa. Demasiadas animações repetidas com planos sem muito interesse que cortam a atenção.

Tenho a ideia que tens por ali alguns erros de escrita também.

Faz apenas os planos necessários. Reduzes tempo de trabalho, tempo de curta e reduzes a possibilidade de quem está a ver, parar a meio.

Keep it simple.

Se és tu quem controla o projecto, não te percas entre o que sabes e és capaz de fazer com o que vai na tua cabeça em termos do que querias fazer. Tem que haver um meio termo.

Os cenários e personagens têm que ser apelativos, engraçados ou que façam uma conexão com o viewer. Para isso não precisas de ir para algo complexo. Tens o exemplo do pocoyo. Simples mas super apelativo.

O trabalho não vai contar só a parte técnica ou a história, mas sim o coelho sacado da cartola.

Não sei se o fizeste mas devias ter perdido uma ou duas semanas só a ver outras curtas. De outros gajos, da pixar etc, tirar notas e ideias. Perceber o que resulta, os factores que fazem a curta ser boa ou não.

Não queiras fazer uma cena super nova e original se ainda estas verde na cena. Porque não vai sair como pretendido. Pelo contrário.

Na animação em si tens vários problemas, desde a personagem a patinar, saltos nas animações finais e problemas de iluminação.
Devias ter pensado na animação tendo em conta as tuas limitações e abafar essas limitações com outros pontos que estejas mais à vontade.

Quantas cadeiras de 3d é que há agora no istec? Uma? E dão animação?...
 
Boas!
Antes de mais, obrigado pelo comentário!

Não, não fui eu que fiz as personagens... isso são presets do iClone.

Se peguei em muitos burros sem saber o básico de alguns? claramente... e assumo o meu erro.
Sabes, sou um entusiasta e por vezes acho que o trabalho árduo (que resultou neste projecto) basta para seguir a nossa ideia, cumprir os nossos objectivos e realizar os nossos sonhos.

Uma prova clara da minha ideia é que se eu tivesse tido em conta as minhas limitações já mais teria realizado uma animação (ainda para mais com a complexidade da minha)

Quantas cadeiras de 3d é que há agora no istec? Uma? E dão animação?...
That´s the problem: Talvez na altura que lá andavas, ainda lá ensinava o Pardal.
Agora, há um bacano a ensinar Cinema4D mas se lhe pedires ajuda para um projeto ele faz-te o manguito (experiência própria), e o que aprendes é a fazer uma animação com caixas a rodar lol.

Noções de composição de imagem, de construção de narrativas (algo bastante útil para o meu trabalho), de montagem de imagem e som, de animação?
Nada.... não tive rigorosamente nada..

Em relação ao som, o que achaste?

Muito obrigado, mais uma vez, pela disponibilidade :)

Um abraço
 
Última edição:
Desculpa se alguma palavra não fez sentido, é que como respondi a partir do telemóvel, às vezes a escrita inteligente prega partidas...

O som não me pereceu mau.

É o problema do istec. Os directores não percebem um boi da área. São de áreas totalmente diferentes e não têm abertura para perceberem que têm que mudar o método de escolha de professores para as cadeiras ligadas à multimédia .

Muitos professores que por ali passam, são fraquinhos. Quer a nível de ensino quer mesmo a nível de experiência/técnico/conhecimentos.
Poucos têm o nível do tão odiado Aristides (não sei se o apanhaste), que é dos que puxa pelos alunos ao nível das melhores instituições e que tem um bom nível de conhecimento.
O único bom prof que tive a uma cadeira de multimédia mesmo foi o professor de flash que tive chamado Mário, se não me engano.
De resto, a maioria das cadeiras de multimédia mesmo, sempre foram fracas devido á má escolha de professores.

O curso tem uma boa escolha de cadeiras, mas depois sais de lá a saber mais de programação, gestão, economia e estatística do que a saber fazer um projecto bem feito.
 
O Aristides apanhei.... esse Mário, não.

Pois, mas o que interessa é que me tenho de safar....

(off-topic) Tu tiveste de tirar cursos externos para trabalhares em 3D, certo?
 
Queria aperfeiçoar o som (envolver mais o espectador) e a iluminação dos cenários (e mais um ou outro pequeno bug como "eXpontâneamente"...

Quanto ao ele patinar.... vou ter de deixar assim...
 
Não percebo grande coisa do assunto. Apesar de ter bastantes amigos licenciados na área.

Se conseguir e sei bem o trabalho que isso dá, tentaria melhorar alguns movimentos.
Relativamente ao som que é mais a minha área, sugeria que tentasses criar mais ambiente na animação, tentar criar um pouco mais de atmosfera, pois na vida real estejas onde estiveres há sempre som, nem que sejam os pássaros a cantar os carros a passar etc.. etc..
 
Boas Filipe!
Sou da area de arquitetura e dedico me essencialmente a imagens e nao muito a animações, embora tenha feito algumas.
Opa em primeiro lugar, corrige me essa perspectiva do boneco... o gajo encolhe e cresce de tamanho em cada cenario (leia-se a deslocar-se no cenario)... ate doi nos olhos XD E corrige tb a relação do boneco, tamanho do mesmo, com o ambiente.
So um conselho: informa te mais sobre o skecthup e os milhoes de plugins, pois conseguias fazer essa animação no sketchup em metade do tempo! ou em cinema 4d e ai sim podias por sombras, luzes, GRAVIDADE na roupa do gajo etc etc etc
Dedica te ao sketchup e luminon (super facil e intuito - é igual a jogar cs ;) ) e resolves a tua animação!
A milhoes de foruns a explicar como fazer!
Espero ter ajudado, Abraço
 
Back
Topo