TUTORIAL - Como substituir router da Vodafone mantendo IPTV

ToTTenTranz

Power Member
A pedido de várias famílias, aqui está o que é necessário fazer para se conseguir mudar o router da Vodafone (TG784N, TG799) por outro, mantendo uma ligação presumidamente estável à TV Box.
Nota: é necessário um router que suporte VLANs e nesta configuração perde-se o telefone fixo (VOIP).


1 - Retirar o router da Vodafone (óbvio)

2 - Ligações físicas do novo router:
---------------> Saída do ONT ligada à entrada WAN do novo router
---------------> uma saída ethernet do router dedicada a uma box (ou várias mediante um switch, mas é necessária uma saída só para IPTV)
---------------> outras saídas do router dedicadas aos outros equipamentos para ligação à net (consolas, PCs, etc.)

3 - Configurações do novo router:

A saída do router dedicada à box (IPTV) tem que ter a seguinte configuração:
- VLAN 105
- IGMP Snooping

As outras saídas têm que estar configuradas com:
- VLAN 100

4 - Reiniciar o ONT e o novo router. À partida, tanto a box como a ethernet devem estar a funcionar sem problemas.



Exemplos:

- Routers Asus
Obrigado ao gualdino pela contribuição:

1fqDGV2.png

(Exemplo tirado com o router RT-N66 e o firmware 3.0.0.4.374_4561)
(Nota 1: Se não funcionar, ligar também a opção "Enable Multicast Routing (IGMP Proxy)", como mostrado neste post.


Segundo o user Fonzi, pode ser possível ter net e IPTV a sair da mesma ligação ethernet criando "um interface layer 3 para IPTV e outro para Internet." No entanto, segundo o mesmo user "esse cenário é substancialmente mais complexo e susceptível a falhas na medida em que é preciso configurar o IGMP Helper e vai-se sobrecarregar o router a processar IPTV onde este pode apenas fazer bridging".
Sou seja, se alguém souber de um tutorial para se tentar fazer isto então é só mandar-me PM e eu actualizo este primeiro post. A vantagem do segundo método seria a de suportar a aplicação da Vodafone para controlar a box.


Igualmente para screenshots com exemplos de configuração de outros routers além dos da Asus, é só avisarem por PM que eu actualizo este post e dou crédito a quem de direito.

Espero que com isto não haja mais gente a ter que procurar agulhas no palheiro em threads the 650 posts :)
 
Última edição:
Olá ToTTenTranz,

Infelizmente o teu pequeno tutorial não funciona na sua totalidade.
Tenho esse router com o firmware mencionado e com as configurações que mencionaste, a box só funciona cerca de 5/10 segundos antes de bloquear a imagem e aparecer a mensagem de 'serviço temporariamente indisponível'. Se mudar de canal, volta a funcionar, novamente, durante cerca de 5/10 segundos e assim sucessivamente..
A net, no entanto, funciona perfeitamente!

Alguém sabe se porventura estará mais algum pormenor em falta na configuração acima?

Cumps!
 
Tens que ligar o multicast....a box quando mudas de canal transmite os primeiros segundos em unicast, para que mudar de canal seja mais rápido....passados uns 10 seg passa para multicast... Se o router não estiver a transmitir em multicast da erro
 
Tens que ligar o multicast....a box quando mudas de canal transmite os primeiros segundos em unicast, para que mudar de canal seja mais rápido....passados uns 10 seg passa para multicast... Se o router não estiver a transmitir em multicast da erro


Obrigado pela dica _SkyWaLKeR_!

Confirmo que tenho o serviço Vodafone Fibra TV-Net-Voz totalmente operacional com um router ASUS RT-N66U (firmware 3.0.0.4.374_5517) + Linksys PAP2T (para VoIP).
Usei a configuração postada acima + VID 101 (PRIO 1) na porta LAN3 + a opção do Multicast Routing (IGMP Proxy) activa.

RT-N66U.jpg


Cumps!
 
Boas,

Tanto quanto sei, o VID101 serve apenas para VOIP. A menos que tenhas um adaptador para telefone ligado à LAN3, não vale a pena configurar o VID101 nem atribuir-lhe nenhuma prioridade. Senão, estás simplesmente a ocupar uma saída ethernet do switch.

EDIT: O que tens está certo, não tinha lido a parte do Linksys PAP2T.

Eu infelizmente ainda não pude testar a solução do tutorial porque ainda vou ter que andar a passar uns cabos pela casa.
Das soluções que vi de outros users, ter só o multicast forwarding ligado parecia ser suficiente, mas deixo no 1º post as alternativas que foram aparecendo caso sejam úteis.
 
Última edição:
Bom tópico.

Como sugestão, no tópico inicial dividiria em 2 - um com a actual configuração, outro para simplesmente "usar um router próprio e tornar o router da vodafone apenas modem" - é a configuração mais usual por exemplo na ZON (em que a LAN 4 funciona em bridge mode) e penso ter a vantagem de manter o telefone fixo (covenhamos que é um grande handicap dessa solução...).
 
Bom tópico.

Como sugestão, no tópico inicial dividiria em 2 - um com a actual configuração, outro para simplesmente "usar um router próprio e tornar o router da vodafone apenas modem" - é a configuração mais usual por exemplo na ZON (em que a LAN 4 funciona em bridge mode) e penso ter a vantagem de manter o telefone fixo (covenhamos que é um grande handicap dessa solução...).

Por "apenas modem" eu assumo que queres dizer "apenas para VOIP"?
Se alguém quiser fazer a descrição, eu meto-a no 1º post.
Na minha opinião, ter 2 routers a funcionar ao mesmo tempo acaba por resultar em algum desperdício de dinheiro porque ficam os dois a consumir energia (e não é pouca...).
Se calhar mais vale fazer como o sk1z0fr3n1k e comprar um adaptador LAN->telefone.
 
Por "apenas modem" eu assumo que queres dizer "apenas para VOIP"?
Se alguém quiser fazer a descrição, eu meto-a no 1º post.
Na minha opinião, ter 2 routers a funcionar ao mesmo tempo acaba por resultar em algum desperdício de dinheiro porque ficam os dois a consumir energia (e não é pouca...).
Se calhar mais vale fazer como o sk1z0fr3n1k e comprar um adaptador LAN->telefone.

Sim - quero dizer VOIP + fornecer internet ao nosso router.

Concordo com a parte da energia. A meu ver a vantagem é a simplicidade de configuração (regras de firewall/gestão de rede ao nosso gosto, p.e. num ddwrt, e restantes serviços inalterados).
Nesta configuração sugerida com a vantagem de...se manter o número de telefone fixo!

Relendo a configuração, vejo que no caso da vodafone a configuração é mais complicada - o meu setup actual de ZON é "router zon + router próprio", o cabo coaxial liga directamente ao da ZON e não há ONTs envolvidos...
 
Boas,

Parabéns pelo tutorial!

Para quem, como eu, tem um Asus RT-AC66U + Linksys PAP2T e quer substituir a 100% mantendo o VoIP, onde é possível encontrar info sobre como configurar o PAP2T?

EDIT:

Encontrei esta info, alguém pode confirmar se é a correcta? E já agora, a pass de SIP ainda se pode ver aqui (Account ID)?

proxy: ims.vodafone.pt
outbound proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt
use outbound proxy -> yes
use ob proxy in dialog -> yes
Register -> yes


Display name -> nº começado por +351
user id -> nº começado por +351
Password -> password de sip
use auth id -> yes
auth id -> [email protected]

0QMFHjR.jpg


Obrigado, abcs



Obrigado, abraços
 
Última edição:
Boas,

Parabéns pelo tutorial!

Para quem, como eu, tem um Asus RT-AC66U + Linksys PAP2T e quer substituir a 100% mantendo o VoIP, onde é possível encontrar info sobre como configurar o PAP2T?

EDIT:

Encontrei esta info, alguém pode confirmar se é a correcta? E já agora, a pass de SIP ainda se pode ver aqui (Account ID)?

proxy: ims.vodafone.pt
outbound proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt
use outbound proxy -> yes
use ob proxy in dialog -> yes
Register -> yes


Display name -> nº começado por +351
user id -> nº começado por +351
Password -> password de sip
use auth id -> yes
auth id -> [email protected]

0QMFHjR.jpg


Obrigado, abcs



Obrigado, abraços

Boas,

A password do VoIP é o access id da página que indicaste.
O display name pode ser o que quiseres e o auth id não é necessário.

Cumps
 
Boas,

Então os meus resultados: Internet + TV + Telefone a trabalhar com um Asus RT-AC66U + Linksys SPA2102 (parecido com o PAP2T mas tem um mini router incorporado).

No entanto, mesmo com o Multicast Routing (IGMP Proxy) e Multicast Forwarding (IGMP Snooping) activos continuo com uns breaks na TV, de tempos a tempos (freeze seguido de "serviço inisponível, por favor aguarde" durante uns 20segs e depois volta ao normal).

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Obrigado,
 
Estás a usar a última versão do firmware do RT-AC66U?
Reiniciaste o ONT e o router depois de configurar tudo?

Eu começava por tentar ver se as coisas funcionam bem como estão nos exemplos dados (sem o VOIP na porta 3), para ver se consegues isolar o problema.
 
Estás a usar a última versão do firmware do RT-AC66U?
Reiniciaste o ONT e o router depois de configurar tudo?

Eu começava por tentar ver se as coisas funcionam bem como estão nos exemplos dados (sem o VOIP na porta 3), para ver se consegues isolar o problema.

Boas,

Tenho a última versão, já reiniciei diversas vezes e já testei sem o VoIP.

O mais estranho é que os freezes não são iguais em todos os canais. Por exemplo, consigo estar a ver o Hollywood uns bons 5 minutos mas se mudo para o AXN, bloqueia logo passados 10 segundos... Ando a vasculhar na net mas até agora não tive sorte nenhuma. Se alguém tiver uma ideia...

Obrigado
 
na altura em que eu tinha os serviços todos a parti do thomson, acontecia-me isso que tu me estas a relatar, quando estava a usar o meu streamer (yamaha CD N500) e e box ao mesmo tempo.... depois de contactar a vodafone, foi-me dito que se devia ao facto de o streamer e a box fazerem ambos uso de multicast simultaneamente, algo que nao era suportado pela box....

desde que coloquei net no asus, e tv no thomson nunca mais tive esse problema...
na altura quando testei a tv e net no asus simultaneamente, nao me lembrei de verificar se o mesmo acontecia...

de qualquer forma o que the podera estar a acontecer é o facto de tares a ter outro dispositivo ligado ao asus que faça uso de multicast simultanemante e que por isso te esteja a causar esse problema....se indicasses que dispositivos tens ligados ao asus, talvez fosse mais facil dar uma ulterior ajuda neste caso....
 
Última edição:
Boas,

Então a minha configuração é a seguinte:

Porta 1 ONT - Asus RT-AC66U
Porta 2 ONT - Thomson TG799VN (apenas ligado para IPTV até resolver o problema dos freezes)

No Asus RT-AC66U, que tem 4 portas gigabit, tenho ligado:

Porta 1 -> Lacie Network Space Max (NAS)
Porta 2 -> Cisco Linksys SE2500 (switch 5 portas gigabit)
Porta 3 -> Cisco Linksys SPA2102 (VoIP)
Porta 4 -> Cisco CIS5230 (Box IPTV)

No switch Cisco Linksys SE2500, que tem 5 portas gigabit, tenho ligado:

Porta 1 -> Samsung BD-D5500 (bluray)
Porta 2 -> Apple TV2
Porta 3 -> XBox 360

Para despiste já desliguei tudo do Asus e mantive apenas a Box, reboot a tudo (ONT, Asus, box), deixei inclusivamente o Thomson desligado e o problema persiste: freezes seguidos de "indisponível, por favor aguarde" mas que dependem do canal (ex: no hollywood acontecem com intervalos de 5 minutos ou mais mas no AXN, normal não-HD, acontecem 10 segundos depois de mudar de canal).alguma ideia do que pode estar mal e/ou faltar?

Obrigado, cmpts
 
Boas,

Alguém tem informação sobre o que é necessário alterar a nível de DHCP e DNS para suportar funcionalidades de Video On Demand tipo as gravações automáticas por este cenário?
Estava a tentar com um DHCP num outro router dentro da minha rede (desligando o DHCP do Thomson) e, apesar do IPTV continuar a funcionar, funcionalidades como essa dos 7 dias deixam de operar. Já tentei desligar a caixa da alimentação e voltar a ligar passados uns minutos para tentar forçar a renovação do lease.

Obrigado
 
Para despiste já desliguei tudo do Asus e mantive apenas a Box, reboot a tudo (ONT, Asus, box), deixei inclusivamente o Thomson desligado e o problema persiste: freezes seguidos de "indisponível, por favor aguarde" mas que dependem do canal (ex: no hollywood acontecem com intervalos de 5 minutos ou mais mas no AXN, normal não-HD, acontecem 10 segundos depois de mudar de canal).alguma ideia do que pode estar mal e/ou faltar?

Obrigado, cmpts

Tens o priority (PRIO) a 1 na porta 4?
 
Obrigado pela dica _SkyWaLKeR_!

Confirmo que tenho o serviço Vodafone Fibra TV-Net-Voz totalmente operacional com um router ASUS RT-N66U (firmware 3.0.0.4.374_5517) + Linksys PAP2T (para VoIP).
Usei a configuração postada acima + VID 101 (PRIO 1) na porta LAN3 + a opção do Multicast Routing (IGMP Proxy) activa.

RT-N66U.jpg


Cumps!

Boas,

Infelizmente, hoje tive de desligar temporariamente o meu RT-N66U e quando o voltei a ligar, nunca mais consegui que a TV funcionasse normalmente.
Como não fiz nenhuma alteração, parece-me haver qualquer bug no firmware ASUS relativamente às vlan's e/ou igmp proxy.

Resumindo, estou de volta ao Tecnicolor da Vodafone..

Cumps
 
Back
Topo