Hyper 212 EVO

Gluzin

Power Member
Boas, comprei finalmente o Hyper 212 Evo e fiz overclock ao meu processador (FX-6300) para 4.2Ghz @ 1.34v.
Em Idle (Sem cool n' quiet) fica perto de 40ºc e em Load a jogar fica perto de 60ºC.
Acho que as temperaturas não são muito boas especialmente para um Hyper 212 Evo tendo em conta que o processador está com uma voltagem abaixo da normal.
Outro problema que tenho é que a ventoinha do cooler é barulhenta, alguem me pode ajudar?
 
Eu tenho o Hyper 212 +. O meu cpu também é AMD mas da série Phenom socket AM3. Sinceramente não tenho bases suficientes para poder opinar se as temperaturas são normais ou elevadas para esse cpu, mas o cooler é decente, e há outros factores a ter em conta como o tipo de caixa e a ventilação que tem. O meu cpu actualmente em Idle fica entre os 28/30ºC e em load raramente passa dos 48ºC. Tenho apenas uma fan no cooler a rodar a 1000rpm, a caixa é uma Zalman Z9 Plus e uma fan de 120 mm para intake frontal e outra de 120 mm para exhaust na traseira da caixa mais 2 de 120 mm no topo da caixa. Para já, são as temperaturas que observo, mas sei que no Verão irá aumentar alguns graus.
 
Obrigado pela resposta, eu tenho uma Zalman Z3 Plus com o mesmo numero de fans nos mesmos locais.
A fan do Hyper 212 Evo está no maximo.
Eu apliquei a pasta termica e coloquei o cooler em cima para espalhar, mas depois voltei a tirar porque não tinha os parafusos das brackets nos sitios certos, depois voltei a colocar o cooler em cima daquela pasta já espalhada, será que isso esta a causar má transferencia de calor?
 
Podes experimentar por exemplo com 2 fans no cooler em push-pull ou seja, as duas fans a puxar o ar na mesma direcção para fora da caixa. É normal que te queixes do barulho só com uma fan no máximo. Com duas fans, poderias baixar as rotações, penso eu de que... :D
Edit: Eu tenho apenas um ligeiro OC a 3.5 Ghz (A minha board não permite grandes aventuras) e por isso tenho boas temperaturas, por isso se não estás a abusar na voltagem do cpu e apenas subiste o multlipicador, é normal que as temperaturas subam.
 
Última edição:
Sim, é uma boa ideia, so que o que eu queria saber é se posso baixar a velocidade da fan sem prejudicar as temps que ja não estam muito boas. BTW, alguma das tuas fans da caixa faz um barulho metalico? É que a minha fan de LED faz e eu não sei o que é.
 
Nop. Ainda tenho as fans de origem da Zalman e funcionam como desde o primeiro dia, mas pelo contrário há cerca de um ano comprei duas Cooler Master todas catitas com leds azuis para adicionar na caixa, e uma delas gripou e a outra se ligar ao controlador de fans no mínimo até bloqueia, acho que tive azar na compra. Acho que podes baixar a velocidade se tiveres duas fans no cooler do cpu, pois eu já tive duas em push-pull a 1200 rpm e as temperaturas eram mais baixas uns 2 ou 3 graus.
 
O problema é que não sei se 2 ou 3 graus de diferença faz valer a pena gastar dinheiro noutra fan.
As minhas fans da Zalman tambem funcionam mas uma faz um barulho um pouco esquesito.
Amanha vou tirar o cooler e voltar a aplicar pasta termica e ver se as temperaturas melhoram, se não levo o CPU a loja ou compro uma fan para por em push-pull.
 
A vantagem é que podes baixar as rotações das fans e ao mesmo tempo o ruído e a temperatura. Mas esse cpu é diferente do meu, portanto quem tiver igual poderá aconselhar-te melhor.
 
Ja me disseram noutro topico que 65ºc (Que foi a temperatura que obtive no Prime95) é demasiado alto para o meu CPU com Hyper 212 Evo nesta voltagem por isso tenho de ver ser faço algo para reduzir a temperatura.
Amanha de manha vou voltar a tirar o cooler, limpo com alcool e depois volto a por e faço testes de temperatura.
Obrigado pela ajuda!
 
Estas a montar bem o cooler? que pasta térmica estas a usar?
O cool n quiet devias deixar ligado para diminuir as temps em idle e também um pouco o consumo do cpu.
 
Eu acho que sim, usei a pasta que veio, so que eu meti a pasta, meti o cooler e depois voltei a levantar-lo e a por-lo no sitio, isso pode ser a causa do overheating.
Eu normalmente tenho o Cool n Quiet so que mesmo com o Cool n Quiet o CPU fica a 36ºC +-
 
Limpa a pasta do cpu e do cooler tudo muito bem limpadinho e aplica uma bolinha estilo ervilha no meio do cpu e metes o cooler, faz um pouco de pressão para a pasta espalhar e tenta não levantar o cooler.
 
Vou fazer isso first thing in the morning.
É que como eu tinha aqueles parafusos da bracket no sitio errado o cooler não aparafusava a board por isso tive de tirar um monte de vezes.
Obrigado pela ajuda.
 
Hoje, abri o PC e voltei a fazer a instalação do cooler, desta vez com mais calma.
As temperaturas sem cool n quiet passaram de 40ºc para 34ºc. Em full load (Prime 95) as temperaturas passaram de 65ºc (Provabelmente iria aquecer mais, eu é que não deixei, quando vi essa temperatura desliguei logo) para +- 60ºc rondando avolta disso.
Por isso acho que o problemas esta resolvido, obrigado FabioMitra e DJ Ploc Ploc.
Depois quando jogar deixo aqui as temperaturas.
 
Back
Topo