Substituir ventoinha por outra + silenciosa

APLinhares

OpenSource
Ola.
Tenho aqui um Dell OptiPlex 755 SFF que é refrigerado por uma ventoinha 80x80x38mm da Sunon, a MF80381V1-Q000-M99, similar a esta.
Com 6.1W / 0.5A, consegue debitar ate uns simpáticos 71.2CFM nos 50 db(A).
Menos no mínimo que o sistema coloca (1.800rpm ?) faz demasiado barulho para o meu gosto e gostaria de a substituir. (CPU sempre nos 42ºC)
Que opções terei atendendo à ligação (4Pin / 4wire) ?
Pensei em ligar um controlador mas atendendo à potência desta não acredito que me compense.
Obrigado.

DELL MF80381V1.jpg
 
Última edição:
dentro do que queres isto e o melho que arranjas :) nao sei se encaixa no orçamento pretendido ou nao mas fica a dica http://www.*****.com/2/10908/Noctua-Ventoinha-1800RPM-80mm-NF-R8-PWM
 
Se pretenderes uma opção mais barata, não é tão bom, mas é razoável, tens a Noiseblocker NB-BlackSilent 80mm X2 Rev 3.0 por 4,90 € na *****.
Não é pwm e nessa board não deves ter a opção de fazer tweak's de rpm às fans, mas já é bem mais silenciosa que a que tens agora, embora perdas muito em fluxo de ar, mas é o normal em fans de 80mm se queres silêncio sabes que o cfm vai ser baixo. Não consegues adaptar uma de 120mm?
 
Obrigado a ambos, vou verificar.
A board é 1 pouco esquisita e só cabe mesmo 80cm (relembro que é uma caixa Small Form Factor).
Mas devo ir para uma versão PWM :)
 
Última edição:
Back
Topo