Depois de muitos anos de rolo, a primeira DSLR!

Pug

Membro
Embora não seja novo ao digital, a minha melhor máquina neste momento é uma F90, e cada vez mais sinto a necessidade de mudar para uma boa digital.


  1. O QUE:
    Máquina + lente
  2. POR QUANTO:
    Neste ponto ainda não está nada definido em pedra, mas sendo a primeira DSLR que compro e que tenciono usar em situações menos seguras para a câmara, preferia não avançar muito no orçamento. Até 400/500€ já era bom. Compreendo que não seja o melhor tendo em conta o que se está a falar, mas enfim.
  3. PARA FAZER O QUE:
    Natureza principalmente (pormenores a paisagens), mas não só, como se pode calcular
  4. PARA USAR ONDE:
    Principalmente exterior
  5. COMO ÉS:
    Bastantes conhecimentos no que toca à fotografia em si, ou seja, a composição, manuseamento de máquina, edição, etc... mas não sei muito bem por onde começar na compra de uma máquina.
  6. JÁ TENS:
    Nikon F90X + Nikon 28-70mm f/3.5-4.5 AF AF-D
    Uma Fuji compacta cujo modelo não posso confirmar neste momento, mas que já está um bocado ultrapassada.
  7. ONDE COMPRAR:
    Loja física (zona Porto) ou online.

O meu objetivo principal é comprar um corpo que me dure uns bons anos e para começar uma lente mais versátil. Também algo em que tenha o maior controlo possível nas opções da máquina seria melhor. Eventualmente gostaria por exemplo de comprar uma lente melhor para fotografar fauna a distâncias maiores, mas para já compreendo que sairia demasiado do meu orçamento. Um conjunto que funcionasse em situações menos boas de luz também seria porreiro, mas mais uma vez, suponho que saia do orçamento. (Mas ignorando o orçamento, já agora, para poder tirar fotos à noite sem flash e com tempo de exposição, o que envolve em termos de máquina e lente? Algo de especial ou em princípio qualquer bom conjunto o consegue fazer?)

Embora goste bastante da minha Nikon atual, como é de esperar o lado digital não é o mais prático ou melhor, por isso até profissionalmente não é viável.
Já dei uma leitura aqui pelo fórum mais ainda assim queria expor a minha situação. Se me puderem ajudar de qualquer forma ficaria muito agradecido!
 
Assim por alto sugiro a Nikon D3200 + 18-105VR. A objetiva tem uma das melhors relação preço/versatilidade/performance do mercado.

O objetivo de comprar "um corpo que dure uns bons anos" é melhor esquecer: por um lado, ao contrário do que acontecia nos tempos do filme, os corpos atuais para consumo não são feitos "para durar" (o que não significa que não possam durar bons anos se estimados); por outro lado, há sempre novas features a serem introduzidas todos os anos que tornam os upgrades de corpo apetecíveis.

Mas um aviso: DSLRs de gama baixa (como a D3200) têm um viewfinder muito pequeno para quem vem de uma máquina de filme. Se isso te incomodar tens de subir para a gama média (D7xxx), onde os viewfinders já começam a ter um tamanho decente.
 
A D3200 e a D3100 acabam por ser as que vejo mais por aqui! Vou tomar isso como um bom sinal. E esse conjunto aparece na ***** a 530€.
Embora algo óbvio tendo em conta como a tecnologia está neste momento, não tinha pensado nesse pormenor da longevidade das câmaras. Mas também como faço normalmente, depois disto só comprarei um corpo novo se se justificar muito.
Estive a ler umas reviews desse lente e corpo, e embora os pros/cons me pareçam bastante equilibrados, como tenho falta de prática nestas coisas fico sem perceber concretamente o que poderei fazer com a mesma principalmente tendo em conta a lente. Podes-me dar algum exemplo prático?

De qualquer forma, para já esta opção parece-me bastante bem, mas se quisesse baixar um pouco mais o preço como poderia fazer? (mesmo que segundo algumas fontes esta seja a melhor entry-level dSLR) Só mesmo para medir um bocado as minhas opções.

Quanto ao viewfinder, se mudar de gama significa aumentar o preço para 900€ com a D7100 por exemplo, para já isso não se justifica para mim. Pelo que li o viewfinder da D3200 cobre 95% a 96% da cena, e em princípio isso não me fará muita confusão.
 
Ele não falou da cobertura, falou do tamanho. A imagem no VF destas máquinas é mais pequena do que nas de rolo, e (pelo menos perceptualmente) é mais escura.
 
Bumpty bump?

Ninguém me pode dar mais uma ajuda?
Em alguns sítios a D5100 está praticamente ao mesmo preço com a mesma lenta. Pelas comparações que vi pela net parece-me melhor, mas talvez me esteja a escapar algum pormenor.

Embora tanto a D3200 como a D5100 sejam bastante aliciantes, precisava mesmo de outras opções eventualmente mais em conta.
 
Até agora só tinha procurado em sites que conheço + *****, mas esse digiwowo não tinha visto ainda! (embora esses preços sejam relativos aos kits com a 18-55) Mas realmente eu até agora estava algo focado (no pun intended) em ir com uma lente 18-105 para ter um bocado mais de alcance, mas a verdade é que sempre posso comprar a 18-55 e depois mais tarde avançar para outra.
O problema é que os 74€ de imposto+envio desse site acabam por aproximar o preço bastante de algumas das lojas por cá :( Enfim, não se pode ter tudo!

Entretanto descobri um site que responde a minha questão anterior: D3200 ou D5100?
 
Imposto? Só se é uma coisa nova, ainda há uns meses mandei vir tralha de lá e só paguei os 23€ de portes (são 23€ mandes vir uma encomenda de 500gr ou 20kg).

A 18-55 deixa-te +- com o mesmo range que tinhas com a 28-70mm (28.8 - 88mm).
 
Tendo em conta o salto de qualidade entre a D3100 e a D3200, só mesmo se a diferença de preço se justificasse muito, o que não é o caso infelizmente. Mas sim também já tinha pensado nessa opção.

Estou a pensar ir pela D3200 Black + 18-55, que está a 417€ (incluindo portes) na *****.com. Nunca usei esta loja, mas como está ligada à ***** suponho que não haja problema.
 
Como assim? Já lá compro coisas há uns bons anos e nunca tive problema algum.
E pelo menos pelo que procurei aqui, dos que utilizaram ninguém teve problemas com *****.com
 
Última edição:
Back
Topo