Contratar "coder" para trabalho [Dúvidas e Perguntas]

Paxous

Banido
Boas pessoal.

Ando para contratar alguém com conhecimento em programação para me fazer um trabalho que preciso.
Mas a minha preocupação é, como é que eu sei/garanto que depois de concluído o trabalho ele não se lembra de vender a source a outra pessoa ou pior fazer da source pública?

Já alguém aqui esteve na minha posição?
O que fizeram?
Que conselhos têm para me dar relativamente a isto?

Obrigado por tudo.
 
Existe em termos legais os NDA ou Non-Disclosure Agreement em que a pessoa que vai desempenhar determinada função compromete-se a não revelar qualquer informação relativamente aos conteudos, conforme o indicado no respectivo NDA, ou se for um produto/ideia "inovadora" poderá sempre registá-la em seu nome como tal.

O melhor será contudo consultar um advogado ou instituição que lide com estes assuntos, a não ser que haja algum utilizador que trabalhe na área, eles saberão informar-lhe melhor que ninguém.

Se tiver pressa e dinheiro, já tem a resposta (advogado ou orgão/instituição responsável por propriedade intelectual), caso não se importe de esperar, pode ser que algum outro utilizador o esclareça melhor.

Cumprimentos
 
Boas pessoal.

Ando para contratar alguém com conhecimento em programação para me fazer um trabalho que preciso.
Mas a minha preocupação é, como é que eu sei/garanto que depois de concluído o trabalho ele não se lembra de vender a source a outra pessoa ou pior fazer da source pública?

Já alguém aqui esteve na minha posição?
O que fizeram?
Que conselhos têm para me dar relativamente a isto?

Obrigado por tudo.

Não sabes, e não garantes...

O que deves fazer é deixar bem explicito no contrato os termos de non-disclosure, e que a propriedade intelectual de todo o trabalho que ele desenvolver para ti (programas, documentação, etc) te pertence a ti, como entidade empregadora.

O melhor é mesmo contactares um advogado, para elaborar um contrato com pés e cabeça que preveja essas situações.

De qualquer modo, esse contrato apenas te garante o direito de o processar judicialmente caso o contrato saibas que este foi violado.. não te dá garantias de que ele não o faça..
 
Não sabes, e não garantes...

O que deves fazer é deixar bem explicito no contrato os termos de non-disclosure, e que a propriedade intelectual de todo o trabalho que ele desenvolver para ti (programas, documentação, etc) te pertence a ti, como entidade empregadora.

O melhor é mesmo contactares um advogado, para elaborar um contrato com pés e cabeça que preveja essas situações.

De qualquer modo, esse contrato apenas te garante o direito de o processar judicialmente caso o contrato saibas que este foi violado.. não te dá garantias de que ele não o faça..


"De qualquer modo, esse contrato apenas te garante o direito de o processar judicialmente caso o contrato saibas que este foi violado.. não te dá garantias de que ele não o faça.."
Isto..
Obrigado.
 
Back
Topo