[Resolvido] Windows 8.1 - explorer.exe crasha e reinicia aleatoriamente

Nosferatu_Lord

Power Member
Boas pessoal!

Há um problema recorrente em dois PC's nos quais tenho instalado o Windows 8.1 que é o facto de o explorer.exe, de forma aleatória, crashar e voltar a reiniciar automaticamente. De um momento para o outro tudo o que está na taskbar desaparece, há um refresh qualquer e volta tudo a aparecer.
Outro efeito deste "crash" é os ficheiros que tenho no ambiente de trabalho deslocarem-se todos para a esquerda, para a posição default.

O mais estranho é isto acontecer em dois PC's diferentes.. um é um desktop e outro um portátil!
Poderá ter a ver com a instalação deste Windows ou será um bug qualquer?
 
Última edição:
Parece-me ser um erro de sistema. Não tenho informação suficiente para te dar um conselho definitivo, mas verifica drivers, possíveis más instalações do 8.1, talvez? Tenta correr o restauro do sistema para uma altura em que tal não acontecesse. Existe algum recurso partilhado pelos 2 PC, uma impressora ou um NAS, ou assim?
 
Os computadores são completamente distintos. Um é um desktop com os vários componentes que podem ver no meu perfil e o outro é um portátil Asus X550CC.
Eu estou desconfiado que seja do .iso de instalação do Windows 8.1.. é a única coisa comum aos dois PC's. A versão que tenho é uma disponibilizada pela faculdade, retirada do "MSDNAA Software Centre" e instalada por USB em ambos.
 
há um diagnóstico que podes fazer. No ecrã Iniciar, abre a linha de comandos como administrador (escreve cmd, outro botão do rato, run as admin) e escreve o comando sfc /SCANNOW

O que este código vai fazer é basicamente verificar todos os ficheiros da instalação do windows por erros, e se os houver, corrigir. Também é possível apontar o programa a verificar ficheiros específicos, escrevendo, usando o teu caso como exemplo, sfc /SCANFILE=c:\windows\system32\explorer.exe

Demora algum tempo a correr mas vale a pena. Caso resulte, avisa.
 
O PC fixo não tem suporte para W 8.1 mas até pode não ser disso... o portatil tem suporte mas só para sistema x64. Eu levo a crer que algo correu mal com essa versão do W 8.1.

Cumps.
 
Boas

a mim acontece quase o mesmo, nao e erro que referistes mas sim fica extremamente lento passado uns 20m de ter ligado o portatil. cliko num icone passado 10seg e q o abre. isto acontece com minimizar, maximizar, fechar, mudar de janela. tambem com o windows 8.1. Ao prencipio pensei que fosse do firefox, e com qq coisa a ver com flash mas instalei dp o chrome e faz o mesmo, dp reparei q mesmo sem os browser ligados fazia o mesmo.
 
Eu penso que seja dessa versão, tenho 1 PC de apoio e testes que tem como base a motherboard Asus P5S-MX SE que já tem alguns anos, só tem suporte para o W Vsta e tenho em teste a correr o W 8 e W 8.1 sem problemas.

Cumps.
 
Nosferatu_Lord, disseste que a única coisa comum aos dois era o .iso do Windows 8.1.
Talvez tenha acontecido um erro com o download, o que está a provocar esses problemas.
Já tentaste fazer o download novamente, reinstalar o Windows e ver se o problema persiste?
:)
 
Obrigado a todos pelas sugestões!
O SCANNOW não detecta nenhum problema.
Quanto a fazer novamente o download, foi algo que fiz recentemente para poder instalar o Windows neste portátil (tenho-o há cerca de 1 mês).
O problema deverá ser mesmo do .iso que disponibilizaram, o que não deixa de ser estranho.

De momento não é algo que me incomode por aí além, mas brevemente talvez instale novamente a partir de outra fonte a ver se o problema persiste.
Muito obrigado a todos :)
 
Olá outra vez! Vim aqui fazer um update pois consegui resolver o problema.
Ao que parece, havia um processo qualquer do AutoCAD 2014 que fazia isto acontecer. A solução foi instalar o Service Pack 1 e ficou tudo resolvido :)
 
Back
Topo