Problema CPU morto ou motherboard danificada??

SkElEtIkO

Power Member
Boas..

Desde há cerca de 2 meses para cá tenho vindo a adquirir algumas peças aqui no fórum p/fazer um upgrade do meu pc..porém, agora que tenho tudo,..estou a deparar-me com um problema... o sistema simplesmente não funciona (não dá imagem).. o material que montei é o seguinte:

- motherboard MSI 870A-G54FX;
- AMD Phenom II X4 955 BE 125w c/cooler de origem;
- Powercolor HD4850;
- 2 x 4Gb DDR3 1600 (Patriot Division 2 Viper Extreme)
- Fonte LC Power LC6550 GP PFC v2.0 (550w).
- 1 disco SATA II Western Digital 1Tb

Depois de já ter montado todo o material na torre do computador (dumb!!).. e de ñ ter obtido imagem no monitor mm após ter reverificado todas as ligações e mais alguma,.. desmontei td e coloquei a board e todo o material fora da torre..

Voltei a montar td (porém, fora da torre), no entanto, utilizei apenas um dimm de memória, assim, como tb experimentei com outra memória (1 x Gskill Ripjaws 2 Gb), e em diversos bancos.. porém, o resultado foi o mesmo de sempre:

- imagem ñ aparece no monitor;
- ñ existem beeps dado ñ ter nenhum buzzer (experimentei sacar um speaker de um antigo dell do trabalho,..mas pelo vistos ñ resultou);
- as fans trabalham, assim como os leds da board com a indicação de funcionamento das 4 fases (julgo ser assim q se diz);
- os leds da tower não funcionam (nem sequer a do power) assim como o botão de reset... só o botão power é que funciona;


Outros pormenores que talvez ajudem a despistar o problema,..

- o cpu vinha com alguns pinos ligeiramente dobrados (o suficiente p/ñ conseguir colocá-lo no socket), provavelmente de qd o tiraram da board onde se encontrava..porém, foram postos novamente no lugar com um pinça.. p/além disso o cpu vinha coladíssimo ao cooler de origem...foi retirado com alcool isopropílico;
- a fan da gráfica nunca funcionou comigo (ñ sei se o facto de a ter tirado antes p/a limpar danificou alguma coisa)..porém, a gráfica recebe energia (aquece);
- experimentei ligar o sistema sem o cooler do cpu durante 4 segs p/ver se o cpu estava a aquecer (sinal de que a board estaria a receber energia)...mas o q estranhei foi demorar 3 a 4 segs até sentir o dedo a aquecer (estava convencido q fosse mais rápido);
- experimentei ligar a gráfica no meu sistema antigo (com a mesma fonte) e confirmei que a mesma estava funcionar (ainda q com a fan desligada), pois deu imagem no pc.... p/vossa referência, o meu sistema antigo é um AMD 64 X2 5000, com uma Gigabyte GA-MA78GM-S2H e com memórias OCZ Dual Channel DDR2 PC8500.


Já falei com os vendedores do material, e confirmaram que o material saiu a funcionar sem qq prob (sendo que pelo forma de como sempre correram as coisas, não me leve a suspeitar deles...ainda q os pinos do CPU um pouco dobrados, claro está, ñ me tenham deixado mto satisfeito...).

Existe alguma maneira de descobrir se o problema é do CPU ou da board, sem q seja recorrer a outro material? (não conheço ninguém onde possa testar o material, e ñ me apetecia estar a comprar outra board ou cpu só p/testar as coisas).

O CPU termina a garantia no final de Maio de 2014, pelo que, caso seja do CPU..tenho q ver se o consigo despachar p/RMA o mais rapidamente possível...


Obrigado desde já pela vossa ajuda.


Cumps


P.S. O conector da fonte que dá a energia dos 12v ao CPU está ligado.. é um conector de 4 pinos invés dos 8 pinos da motherboard, mas presumo que isso não tenha influência
 
Só meteste 4 dos 8 pinos? Tenta meter todos. Outra causa pode ser a fonte que já por si é fraca se tiver alguma idade, pior ainda.
 
Só meteste 4 dos 8 pinos? Tenta meter todos. Outra causa pode ser a fonte que já por si é fraca se tiver alguma idade, pior ainda.

Oi, só meti 4 dos 8 pinos pq a fonte só tem os 4 pinos :)..mas acham q a fonte ñ seria suficiente apenas para a motherboard + cpu + gráfica + disco?
Eu tentei com esta mm fonte a antiga configuração (já incluindo a nova gráfica, q poderia ser sedenta de energia)..

O q tb acho mto estranho é a questão dos leds da caixa nem sequer ligarem (1a vez q acho q me aconteceu desde há mtos anos).

Obrgd a tdos uma vez mais.

Cumps
 
Eu apostaria no CPU, tenho o mesmo problema que tu, e já enviei a minha board para a garantia, veio uma nova e o problema persiste. Agora só estou há espera de resposta do vendedor para poder mandar o CPU para RMA.
Podes ver aqui o o meu tópico e verás que os sintomas são os mesmos: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=846767

Só houve 1 coisa q ñ percebi no teu tópico..chegaste a experimentar as coisas numa loja de informática ou foste perguntando coisas aos gajos? Tens a certeza q a fonte ñ é a causa (pergunto dado o pc já ter funcionado antes com a mm config).

Cumps
 
Acho que os 4pinos não são suficientes. Os leds estão bem ligados? Isso pode confirmar o meu argumento. Não arranjas outra fonte para testar? Não perdes nada e se não der pode ser do CPU ou da MB como dizes, vai ser é difícil de confirmar qual deles.
 
Última edição:
Acho que os 4pinos não são suficientes. Os leds estão bem ligados? Isso pode confirmar o meu argumento. Não arranjas outra fonte para testar? Não perdes nada. Se não der pode ser do CPU ou da MB como dizes, vai ser é difícil de confirmar qual deles.


Errado os 4 pinos sao suficientes.

Leva isso a uma loja ou pede a um amigo com um sistema similar para testares peça a peça e teres a certeza,por um forum dificilmente resolves isso rapido.
 
sim o problema de o pc não dar sinal de vida é mesmo a falta do 2º conector de 4 pinos ou seja os 8 pinos teem de lá estar, se a fonte não está preparada para essa board tens de adquirir outra que esteja, pois o mais certo é mesmo estar a faltar alimentação nos circuitos do processador, dai isso não dar nada...

isso é algo mais que obvio não podes contornar, tens mesmo que lá meter outro conector...


Errado os 4 pinos sao suficientes.

Leva isso a uma loja ou pede a um amigo com um sistema similar para testares peça a peça e teres a certeza,por um forum dificilmente resolves isso rapido.

são suficientes é porque tu queres...
 
Só houve 1 coisa q ñ percebi no teu tópico..chegaste a experimentar as coisas numa loja de informática ou foste perguntando coisas aos gajos? Tens a certeza q a fonte ñ é a causa (pergunto dado o pc já ter funcionado antes com a mm config).

Cumps

Eles lá não têm peças AMD, gostam mais de intel, pronto...Mas chegou a testar o pc, tiveram lá o pc uns dias. E chegou a testar com outra fonte e o resultado foi o mesmo.
 
Eles lá não têm peças AMD, gostam mais de intel, pronto...Mas chegou a testar o pc, tiveram lá o pc uns dias. E chegou a testar com outra fonte e o resultado foi o mesmo.

Humm...q cena.. tu és de onde? Se fores da zona de Lx, podes testar com o meu cpu... poderia dar, partindo do princípio q o cpu está OK..

Cumps
 
Boas!
Não é recomendável, mas pode-se ligar so 4 pinos no conetor de 8, bem como no conetor de 24 se podem ligar só 20.
A imagem abaixo não é da board em questão, mas para o efeito vai dar ao mesmo, é de uma Gigabyte Skt AM3+ com o mesmo Chipset
12%20volt.jpg
 
Última edição:
Boas..dp de um interregno de 1 semana..estou novamente de volta..já tenho 1 fonte nova..mm stress pelo q só resta mesmo..a board ou o CPU.. a board ñ dá sinal nenhum (já tenho 1 buzzer) sem qq memória instalada..pelo q posso presumir q seja da board,certo? Mm q o CPU estivesse morto, acredito q a board desse sinal, quer faltasse a memória ou a gráfica, ñ acham?

Obrgd.

Cumps
 
Se nao me tivesses dito que o cpu teve esses "problemas" todos, eu iria aposta na board a "pés juntos" , no entanto ,
temos que ver que a taxa de havaria de CPU é irrisória, falo porque nao meu local de trabalho, para aparecer 1 cpu morto é preciso muito,
No entanto , faz assim , retira o cooler, e mete o dedo em cima do cpu, e liga o sistema,
e VÊ se o cpu começa a aquecer, se aquecer é pq pelo menos ali existem comunicação.
ATENÇÃO; mal começe a aquecer desliga o sistema
abraço
 
Se nao me tivesses dito que o cpu teve esses "problemas" todos, eu iria aposta na board a "pés juntos" , no entanto ,
temos que ver que a taxa de havaria de CPU é irrisória, falo porque nao meu local de trabalho, para aparecer 1 cpu morto é preciso muito,
No entanto , faz assim , retira o cooler, e mete o dedo em cima do cpu, e liga o sistema,
e VÊ se o cpu começa a aquecer, se aquecer é pq pelo menos ali existem comunicação.
ATENÇÃO; mal começe a aquecer desliga o sistema
abraço


Oi...

Obrigado pela dica...já fiz isso (está lá em cima :P) .. o CPU aquece (demora uns 3 ou 4 segs para tal, mas aquece)..

Cumps
 
Back
Topo