Jogos de hoje em dia!

palac3

Power Member
Boas pessoal!

Gostava de partilhar a minha opinião acerca da generalidade dos jogos de computador de hoje em dia e saber se mais alguem pensa da mesma maneira.

Tenho andado muito descontente com os jogos que tenho jogado ultimamente, acho que para quem joga computador há bastantes anos como eu estes jogos mais recentes são um insulto à nossa inteligencia. Acho impressionante como as produtoras de jogos estão cada vez mais a transformar os jogos em filmes interativos, está-se a dar demasiada importancia à historia, aos graficos e as cutscenes e não se está a ligar minimamente à jogabilidade que em muitos jogos praticamente não existe.

Actualmente os jogos consistem em:

Seguir em frente (que para a frente é que é o caminho!) - carregar no B e ver o personagem a fazer alguma coisa inutil - cutscene enorme - deslocar o analogico para a frente e andar 5 metros com o personagem até chegar a determinado local - cutscene enorme - PUM PUM BANG BANG! - cutscene enorme - carregar em random buttons para o personagem fazer mais alguma coisa inutil - PUM PUM BANG BANG - cuscene final!

Depois de jogarmos apercebemos-nos que acabamos de ver um filme excelente mas não jogamos praticamente nada, não tivermos que pensar nada, em nenhuma vez no jogo estivemos encalhados ou à procura do caminho porque o jogo joga por nos e porque o caminho já se sabe que é sempre em frente e que jogamos umas 4/5 horas e a campanha acabou nos 40% sem qualquer incentivo do jogo a fazer as missoes secundarias! :D

Tambem chegamos à conclusão que as unicas vezes que morremos no jogo e a unica dificuldade do jogo foi carregar no Y e depois no B antes do tempo limite acabar e consequentemente caimos de um penhasco ou fomos mortos por um inimigo numa cutscene :facepalm:

Enfim, sinto-me aprisionado a jogar qualquer um destes jogos novos, do pouco que jogamos somos obrigados a jogar da maneira que o jogo quer e a passar pelos "paralelos do chao" que o jogo quer sem sequer termos direito a pensar na maneira que achamos melhor de fazer determinada missão...
Antigamente um jogo durava imenso tempo, eramos obrigados a pensar muito, eramos obrigados a ter agilidade nos dedos, conseguiamos encarnar a personagem e sentir o cenario e podiamos fazer uma missão de varias maneiras! Concordo que o enredo não era tão bom quanto o de agora mas depois de passarmos o jogo tinhamos o comando gasto de tanto jogar, a cabeça em agua de tanto pensar e um sorriso na cara por finalmente termos conseguido passar aquela missao em que estavamos encalhados ha uma semana...

Eu acho que os jogos deviam ter na capa "dos 4 aos 6 anos!"

Concluindo, gostava imenso que as produtoras de jogos metessem na cabeça que nos gostamos de jogar, gostamos que nos deem liberdade para estudar o cenario e fazer a missao, que odiamos mariquices de carregar no B ou no Y repetidamente para fazer alguma coisa retardada e sobretudo preferimos passar muito tempo a jogar sem pausas do que muito tempo a ver cutscenes chatas com graficos bonitos, para isso temos uma coisa chamada cinema que tem historias e graficos melhores!

Eu estou com bastante sono e provavelmente não me soube explicar da melhor maneira mas espero que alguem entenda e que se sinta da mesma maneira que eu sinto!

cumprimentos e good kills! :D
 
Porra, ando eu farto de dizer as mesmas coisas mas ninguém me ouve :)
Concordo completamente. Jogos em que temos de carregar em meia dúzia de botões com aquelas cutscenes interactivas são abomináveis na minha opinião.

Infelizmente estamos a andar bastante para essa tendência, principalmente nas consolas. O que eu quero dizer é que desta forma os jogos tiram-nos completamente a liberdade, nem sequer é preciso ter uma pontinha de skill para progredir.
Basicamente estamos só a andar em frente no longo corredor e de vez em quando carregar numa sequência de botões.

Aliás nem consigo perceber como os reviewers atribuem notas de 10 a jogabilidades destas, isto para mim não é jogabilidade. Considero jogabilidade por exemplo um Dark Souls em que somos severamente punidos pelos nossos erros.
Isto tudo faz-me lembrar com saudade os jogos mais antigos, em que tínhamos digamos full control sobre a personagem e se déssemos um passo em falso morríamos.
 
Posso vos perguntar a idade?

A idade do jogador é um factor a ter em conta. Hoje em dia tens mais habilidade, mais experiência em videojogos, o teu raciocínio também é superior. Deves igualmente ter menos paciência para certos jogos, para certas coisas, é perfeitamente normal achares aborrecido.

Por consequência disso tudo, antigamente demoravas mais tempo a passar um jogo. Provavelmente tinhas acesso a menos jogos que hoje em dia, tambem existiam menos, então davas outro valor ao jogo... Até o jogavas 2 ou 3 vezes se fosse o caso. (Sem falar que antigamente os jogos nem tinham "save")

Os videojogos de hoje em dia evoluíram para um patamar diferente daqueles de antigamente, para o bem e para mal, um dos problemas da Nintendo por exemplo é que ainda não percebeu isso... Continua apostar em jogos que foram geniais no seu tempo mas estão completamente gastos nos tempos que correm. Antes que venha algum fã, eu adoro a nintendo, adoro mario e zelda e por aí fora... Por adorar é que vejo que algumas franquias podiam evoluir naturalmente. Ou então criavam novas franquias.... Das duas uma.

Voltando aos jogos do presente, acho que tens razão em certas coisas... Os jogos AAA de hoje em dia são cada vez mais cenas cinematográficas, na minha opinião, não vejo nada de errado nisso, é uma experiência fantástica estares a ver um filme e ao mesmo tempo a participar nele.

Depois tens consequências disso mesmo, uma delas é as cutscene, mas caramba, se a historia for boa não vais ficar agarrado a ver? Depois tens a jogabilidade, que sim, acho que é o ponto que tens mais razão - independentemente da tua idade, apesar disso ser um factor importante como referir - muitas vezes é posta de lado, é quase secundário... Um exemplo que me vem cabeça à estas horas é o novo bioshock.. Se não fosse pela historia, o jogo não valia grande coisa... Muito aborrecido e repetitivo.

Depois a questão gráfica é normal e será sempre assim. Aqui também te dou razão, os gamers de hoje em dia dão demasiada importância aos gráficos, na minha opinião, estão cada vez mais burros nas suas escolhas, por isso levam editoras apostar no mesmo jogo anos e anos a fio, apenas com retoques gráficos ou mapas diferentes, que é aquilo que muitos querem. Antes que venha alguém dizer seja o for, estou a falar contra mim, também me considero um dos burros, que comprou durante anos o mesmo produto, Call of Duty, que comprou um serviço premium de DLCs antes de saber o seu conteúdo, BF 3. Não tenciono voltar a cometer estes erros.

Para concluir... Acho que isto tudo se resume muito ao que procuras... No teu caso, devias começar apostar em rpgs e em alguns jogos indies (Tens muitos, que fazem lembrar jogos antigos e não falo graficamente ahah).

Amanha revejo isto, provavelmente esqueci-me de alguma coisa.
 
Última edição:
Concordo com praticamente tudo o que disseste em cima.. Idade é factor X e não nos podemos esquecer que hoje em dia tem mais importância jogos Online que Singles.. Isto por causa do dinheiro em marketing e torneios que estes jogos geram.. Exemplo do LOL , completamente free mas sempre em actualizações e a por heróis novos mas o mapa não muda.. Mas gere bastante dinheiro e no entanto e free.. CS go same history, muita gente gasta milhares (sim milhares) em skins e outras coisas.. Num entanto e um jogo que em promo fica a 2.75€

Temos que ver que nos dias em que correm, os jogos/produtores apostam no lucro que o mesmo vai ter ou que poderá vir a ter, e tao cedo ou mesmo nunca.. Isso vai mudar..

So temos e que nos aguentar à bomba :/

Entre outras coisas que faltam dizer mas estou no bules e no tablet não da jeito ^^
 
eu acho que a idade é muito relativa e quem deixa de jogar repentinamente é pk nunca achou grande piada ao que fazia e só jogava porque não tinha mais nada para fazer. claro que trabalho e vida pessoal tiram sempre o tempo mas msmo assim 1 ou 2 horas por dia não pode falhar. Os jogos tem evoluído bastante uns para pior outros para melhor mas infelizmente a tendência tem sido para pior principalmente o ano passado, so mesmo o far cry é que valeu a pena o resto foi jogar 15 min e desinstalar e acho que o motivo disto acontecer toda a gente sabe qual é e nao vale a pena criar aqui conflitos pk o tema é jogos por isso on topic.

Sinceramente neste momento a única empresa em quem se pode confiar é a valve o resto é tudo melt, só querem dinheiro e já não se preocupam com o estado do jogo, é lançar o trailler com graficos de 2050 e o jogo inacabado e cheio de bugs .. por outro lado temos jogos que compensam o resto mas continuam a ser poucos, p ex este ano nao existe um fps de jeito, não passei uma campanha que me desse gozo como deu o bioshock (original) .. é tudo muito mal feito e simples demais e apesar de os gráficos serem 5 estrelas são muito cartoon cheios de bloom parece que querem tapar tudo com efeitos manhosos, exemplo disso é o bf4 que foi o maior golpe de sempre, 110 euros por um produto inferior ao bf3 e ainda se ve pessoal aqui neste forum a chamar lindo a um jogo de guerra que parece um carton todo colorido :wow:

entramos na era dos jogos fáceis, pelos menos a valve sabe o que faz, o LOL pode ser um jogo mais causal e msmo assim a valve nao fez o dota a pensar nos milhoes que jogam LOL mas sim naquilo que o dota sempre foi. (hard to master)
 
Última edição:
Porque não jogam Guild Wars 2? É um jogo relativamente barato, é enorme, tem puzzles, cenários lindos, e não tem fim, ha sempre o que fazer. Eu já tenho alguma idade e quando tenho algum disponibilidade ainda o jogo, é um muito bem conseguido a nível gráfico, e é enorme, imaginem kms e kms de mapa por explorar. É só uma dica.
 
O meu género de jogo favorito sempre foi os RPG, de há uns anos para cá tenho-me dedicado mais aos MMORPG contudo, com as responsabilidades e com menos tempo disponivel tenho-me ficado pelos jogos Offline e um ou outro MMO. É óbvio que o passar dos anos fazem danos, a paciência já não é a mesma e principalmente o tempo (factor muito importante) é muito limitado e isso vai condicinar bastante a tua experiência.

Desde os meus 9/10 que jogo algo, comecei no velhinho ZX Spectrum, Family Game, MegaDrive, PlayStation 1 e 2. Após "descontinuar" o Spectrum comprei um PC por isso as consolas foram sempre acompanhadas pelos jogos de PC e verdade seja dita, sempre gostei mais dos jogos de computador. Apesar disso posso dizer que passei muitas horas agarrado à MegaDrive com o Shining Force 2, Phantasy Star, Eco the Dolphing, entre outros. Ou com todos os Final Fantasy, Parasite Eve, XenoGears, Lunar silver story, Chrono Trigger, Koudelka, Legend of Dragon, Suidoken, Vagrant Story, etc da velhinha PS1 :)

Ora bem, como está este genero de jogos actualmente? Melhores ou piores que antigamente? Bem, se olharmos para o Final Fantasy é fácil ver as diferenças, o jogo está muito mais linear que antigamente e de certa forma mais fácil. No entanto, apesar de não gostar desta evolução considero-a normal. A industria dos jogos evoluiu muito nos últimos 20 anos, actualmente facturam muitos milhões de euros e isso tem consequência no tipo de produtos que desenvolvem. A ideia é cativar o maior número de jogadores e para isso é necessário que o jogo não seja muito dificil/ ou complexo a nível de história, que seja apelativo ao nível visual e que não demore uma eternidade a terminar.

Temos vários exemplos de titulos que começaram de uma forma mas rapidamente se adaptaram à actualidade para ganhar o máximo dinheiro possivel. Vejam o Mass Effect, Dragon Age, World of Warcraft. O caso do Dragon Age então é gritante, a sequela é terrivelmente diferente do primeiro.

Os gamers "velhinhos", como eu, têm de se adaptar ou procurar titulos que vão de encontro às nossas preferências. Esses jogos andam por aí e até podem ser encontrados nos grandes sucessos (Elder Scrolls por exemplo) onde ainda é possivel passar várias horas a desenvolver a personagem e a explorar. Ou então, como já disseram, em jogos indies (alguns de elevada qualidade).

Acho que os MMO até certo ponto foram um excelente escape porque ofereciam horas e horas de divertimento com a promessa de actualização constante do conteúdo de jogo. Actualmente apesar de ainda existirem alguns títulos com qualidade acho que a magia tem vindo a perder-se até porque a quantidade de MMOs subiu exponencialmente!

No geral, a maioria das pessoas procurar divertimento instantaneo e sem compromisso, é por esse razão que jogos como o Call of Duty e afins tem tanto sucesso, são jogos que tu podes entrar, dar uns tiros e sair passado 5 minutos. Num MMO ou RPG dificilmente o fazes, aliás é praticamente impossivel. Não é à toa que os jogos com maior sucesso actualmente são coisas simples e descomprometidas (flappy bird?).

Para concluir, joguem o que vos der mais prazer e procurem porque neste mundo da internet existem muitos projectos e alguns deles são exactamente o que vocês procuram. :)
 
O avanço da idade leva a não querer jogar "qualquer coisa", seja porque razão pessoal for.

Concordo com esta frase, eu próprio sinto isso, não acho que seja tudo tão extremo como o palac3 coloca. Nem todos os jogos são assim, talvez os de consola sejam mais "acessíveis" no que toca a gameplay mas como estamos na secção PC, penso que haverá conhecimento que nem tudo é assim tão "de A para B".

Cutscenes maiores e melhores fazem parte da evolução normal, ninguém se queixava antigamente destes (não digo qualidade, tipo duração e quantidade) e porque? porque eram poucos e muito pequenos e o custo de produção era altíssimo, logo eram "preciosos".

O que o Smaster_XP diz está muito correcto, a quantidade de opções e alternativas que temos hoje em dia fazem com que não sejam tão preciosos os momentos que passamos a jogar e o nível de exigência para pessoas mais experientes está muito, muito alto.
 
Tenho pena de ser assim mas e o mercado dos jogos.
Sem grandes rodeos vejo o pessoal a falar bem (e sim tem razao) do novo Tomb Raider.
Mas para mim e muitos como eu que jogaram desde a gloriosa Sega Saturn/PS1 que sabem o que era andar as rodinhas com puzzles dificeis nao por a idade mas mesmo por que era preciso coordenacao de comando/teclas e depois andar atras do caminho por que nao encontravamos uma saliencia para subir.
No novo basta carregar num botao e olha a Laura tem visao raio-x :/ consegue ver items a brilhar e outras coisas assim.
Eu fiquei mais velho mas tenho na mesma jogado quase todo o tipo de jogos alguns nao sao ao meu gosto mas eu sou de experimentar. Mas como foi aqui dito alguns dos jogos partem agora para um tipo de video interactivo e nao um jogo mesmo.
Um pouco por a nossa culpa pois deixamos assim ser. Como os dlc's e pre-orders mas nao vou entrar nesse campo.
 
Não tenho qualquer problema com jogos "cinemáticos". Prefiro entreter-me com uma história (e consequentes diálogos, direcção artística, cutscenes, etc.) do que ficar frustrado com o que costumo chamar de mecânicas "repetição sem progresso".
 
Posso vos perguntar a idade?

A idade do jogador é um factor a ter em conta. Hoje em dia tens mais habilidade, mais experiência em videojogos, o teu raciocínio também é superior. Deves igualmente ter menos paciência para certos jogos, para certas coisas, é perfeitamente normal achares aborrecido.

Por consequência disso tudo, antigamente demoravas mais tempo a passar um jogo. Provavelmente tinhas acesso a menos jogos que hoje em dia, tambem existiam menos, então davas outro valor ao jogo... Até o jogavas 2 ou 3 vezes se fosse o caso. (Sem falar que antigamente os jogos nem tinham "save")

Os videojogos de hoje em dia evoluíram para um patamar diferente daqueles de antigamente, para o bem e para mal, um dos problemas da Nintendo por exemplo é que ainda não percebeu isso... Continua apostar em jogos que foram geniais no seu tempo mas estão completamente gastos nos tempos que correm. Antes que venha algum fã, eu adoro a nintendo, adoro mario e zelda e por aí fora... Por adorar é que vejo que algumas franquias podiam evoluir naturalmente. Ou então criavam novas franquias.... Das duas uma.

Voltando aos jogos do presente, acho que tens razão em certas coisas... Os jogos AAA de hoje em dia são cada vez mais cenas cinematográficas, na minha opinião, não vejo nada de errado nisso, é uma experiência fantástica estares a ver um filme e ao mesmo tempo a participar nele.

Depois tens consequências disso mesmo, uma delas é as cutscene, mas caramba, se a historia for boa não vais ficar agarrado a ver? Depois tens a jogabilidade, que sim, acho que é o ponto que tens mais razão - independentemente da tua idade, apesar disso ser um factor importante como referir - muitas vezes é posta de lado, é quase secundário... Um exemplo que me vem cabeça à estas horas é o novo bioshock.. Se não fosse pela historia, o jogo não valia grande coisa... Muito aborrecido e repetitivo.

Depois a questão gráfica é normal e será sempre assim. Aqui também te dou razão, os gamers de hoje em dia dão demasiada importância aos gráficos, na minha opinião, estão cada vez mais burros nas suas escolhas, por isso levam editoras apostar no mesmo jogo anos e anos a fio, apenas com retoques gráficos ou mapas diferentes, que é aquilo que muitos querem. Antes que venha alguém dizer seja o for, estou a falar contra mim, também me considero um dos burros, que comprou durante anos o mesmo produto, Call of Duty, que comprou um serviço premium de DLCs antes de saber o seu conteúdo, BF 3. Não tenciono voltar a cometer estes erros.

Para concluir... Acho que isto tudo se resume muito ao que procuras... No teu caso, devias começar apostar em rpgs e em alguns jogos indies (Tens muitos, que fazem lembrar jogos antigos e não falo graficamente ahah).

Amanha revejo isto, provavelmente esqueci-me de alguma coisa.

Acho que a idade e a capacidade não influenciam muito a coisa... por exemplo, deve haver muita gente hoje que se vê à rasca para passar todos os níveis do Supaplex, e contra mim falo, que nunca passei nem metade.

Quanto à história dos gráficos, também sou da opinião que hoje se dá demasiada importância aos gráficos... mas eu sou suspeito que só tive uma Riva TNT 2 e actualmente tenho um portátil com uma GeForce GT 230M. Talvez por isso tenha desenvolvido a opinião de que prefiro jogar um jogo com gráficos em médium ou mesmo low, do que não jogar só porque não tenho pc para o correr em hiper-mega-ultra-hd. Por exemplo, jogo EVE Online com os gráficos quase no mínimo porque em médio o jogo "gagueja" um bocado nalgumas situações. Perco grandes vistas e naves bonitas? Perco, mas consigo jogar fluentemente. Interessa-me mais a história/jogabilidade que os gráficos.

Já agora, para quem quer um jogo para pensar, experimentem Kerbal Space Program. É muito divertido, mas tem muita ciência à mistura, principalmente no que toca a manobras orbitais.
 
Concordo com quase tudo o que foi dito, menos com a parte de os jogos se focarem na história. Tirando uns poucos exemplos a maioria dos jogos actuais não tem historias realmente boas. O que tem é o efeito cinematografico, com algulos de camara, explosões, etc. Mas não tem boa história é apenas fumo e truques para fazer pensar que se esta a passar alguma coisa, quando na realidade é uma linha recta de narrativa, inconsequente e sem nada de importante.

Os jogos actuais AAA são demasiado simplistas na sua jogabilidade porque os que mandam fazer os jogos (não os que fazem) querem atrair o maximo de jogadores e por isso evitam colocar coisas complicadas, como controlos avançados, dificuldade elevada, narrativas complexas, temas pertinente, conceitos morais, religião, politica, etc. O resultado são experiencias com pouco sabor. Para os jogadores mais antigos sentem esta diferença, mas os novos jogadores raramente tiveram experiências realmente profundas e por isso comem e acham bom, ignorando que é possivel fazer melhor.

Felizmente ainda temos jogos que tem jogabilidade complexa, ou dificuldade elevada mas que recompensa o jogador, ou jogos com temas morais fortes, ou com histórias profundas. Mas são a excepção, não a regra.
A parte engraçada é que vemos estes jogos mais complexos a terem uma base leal de seguidores e a darem lucro certo, apesar de não ser muito elevado. Por outro lado vemos jogos AAA com grandes orçamentos a darem prejuízo ou quase a não darem lucro, pois como são tão insossos ninguém os quer. Basta ver a capcom aflita com as receitas do RE6, a Square Enix aflita com os poucos lucros do novo Tomb Raider, os prejuízos e processos judiciais da EA com o battlefield 4, a diminuição de vendas a cada versão do call of duty, etc....
 
O retrato do primeiro post so mé leva a pensar no CoD. É importante frisar que há muitos jogos por ai com uma história riquissima e "viciante" que tem cutscenes espetaculares e bem concebidas.

Agora é importante retirarmos varios factores para isto fazer mais sentido. Como já disseram a idade e experiencia com os videojogos, a produtora/ editora, plataforma, etc...

Grande parte dos jogos hoje em dia é para chupar o maximo de dinheiro ao consumidor (CoD.lol) ou então é lançada uma franquia que chega a um ponto em que a história não faz o minimo de sentido comparada com a historia original e o jogo começa a ser aborrecido e ninguem tem paciencia para o acabar (aqui é de notar que a EA gosta de fazer isto).

O problema que eu acho que existe em demasia é o facto de que grande parte das pessoas só tenha interesse nos AAA
 
O retrato do primeiro post so mé leva a pensar no CoD. É importante frisar que há muitos jogos por ai com uma história riquissima e "viciante" que tem cutscenes espetaculares e bem concebidas.

Agora é importante retirarmos varios factores para isto fazer mais sentido. Como já disseram a idade e experiencia com os videojogos, a produtora/ editora, plataforma, etc...

Grande parte dos jogos hoje em dia é para chupar o maximo de dinheiro ao consumidor (CoD.lol) ou então é lançada uma franquia que chega a um ponto em que a história não faz o minimo de sentido comparada com a historia original e o jogo começa a ser aborrecido e ninguem tem paciencia para o acabar (aqui é de notar que a EA gosta de fazer isto).

O problema que eu acho que existe em demasia é o facto de que grande parte das pessoas só tenha interesse nos AAA

Porque que usaste lol como exemplo e não csgo que tu tanto adoras? A única coisa em que lol "chupa" dinheiro ao consumidor é nas skins, exactamente o mesmo que acontece com csgo, mas o lol até grátis é ao contrário de cs. Não entendo como é que lol serve "para chupar o máximo de dinheiro ao consumidor", quando jogo bastante e nem um cêntimo gastei com isso. Tal como acontece no go, jogo e não gastei nada a não ser para o comprar.
 
Porque que usaste lol como exemplo e não csgo que tu tanto adoras? A única coisa em que lol "chupa" dinheiro ao consumidor é nas skins, exactamente o mesmo que acontece com csgo, mas o lol até grátis é ao contrário de cs. Não entendo como é que lol serve "para chupar o máximo de dinheiro ao consumidor", quando jogo bastante e nem um cêntimo gastei com isso. Tal como acontece no go, jogo e não gastei nada a não ser para o comprar.

Eu disse COD.lol... ou seja um modo pejorativo, de gozo para o COD

Não tem nada haver com o jogo league of legends.

][_PWNN_][;11479337 disse:
Acho que a idade e a capacidade não influenciam muito a coisa... por exemplo, deve haver muita gente hoje que se vê à rasca para passar todos os níveis do Supaplex, e contra mim falo, que nunca passei nem metade.

A experiência e idade não se aplica a todos os jogos..... Mas na maior parte sim, é determinante.

Concordo com quase tudo o que foi dito, menos com a parte de os jogos se focarem na história. Tirando uns poucos exemplos a maioria dos jogos actuais não tem historias realmente boas. O que tem é o efeito cinematografico, com algulos de camara, explosões, etc. Mas não tem boa história é apenas fumo e truques para fazer pensar que se esta a passar alguma coisa, quando na realidade é uma linha recta de narrativa, inconsequente e sem nada de importante.

Eu como jogo muito nas consolas, tenho alguns jogos com boas historias. Excelentes em alguns casos.

Ainda assim no PC temos tido alguns jogos com historias pelo menos interessantes, que prendem minimamente atenção.
 
Última edição:
Para mim, é uma questão do que cada um procura num jogo, e a idade tem impacto nisto. Não digo pela capacidade/skill do jogador, mas pela forma como os gostos evoluem, pela experiência que se tem ao ter jogado mais, e pelo que cada um se saturou por ter jogado demais. Exemplo, eu adorei jogar MMO's em parte da minha vida, consumi ragnarok online 2. Mas desde aí que perdi muito gosto pela coisa, GW1 foi muito interessante pelo desafio de certos mapas e builds, mas já o 2 tenho-me aborrecido de morte, e nem um char de max level fiz. Acho que estou saturado de MMO's, e no entanto, consumi bastantes em certa fase.

Por outro lado, eu creio que tem de haver "espaço" para o máximo de dificuldades possíveis num jogo. Para mim, o Diablo 3 com a expansão conseguiu acertar nesta questão até, é fácil nos niveis baixos, mas quando se metem os mais dificeis, é quase impossível. Não é para todos, mas abrange uma franja grande de possibilidades.

A questão de Tomb Raider, ainda joguei na Saturn e lembro-me que o jogo era fixe MAS tinha pontos em que exagerava na questão das mecânicas de "dificuldade" em achar uma solução, e não foram poucas as vezes em que pensei desistir. E acho que isto também não é o caminho a seguir sinceramente. A questão é que somos todos tão diferentes, que é dificil agradar a todos. E nem todos os jogos podem comportar níveis de dificuldade demasiado elevados porque os jogadores menos dedicados não os comprarão, por serem impossíveis.

Também acho que ultimamente tenho visto um certo revivalismo no conceito de jogos desafiantes. Não é difíceis (que em extremo, afasta os jogadores), mas desafiantes, que obriguem a puxar pela cabeça, que nos façam tentar, que nos envolvam completamente. Extra Credits cobre isto muito bem: https://www.youtube.com/watch?v=ea6UuRTjkKs

Há um outro ponto importante, em que estou com o Torak: cinematics não significa boa história. Exemplo disse foi o Bravely Default, os próprios dev's não esperavam a resposta que eles tiveram, a história do jogo sobressaiu inteiramente, e não foi pelos cinematics.

Por fim, eu acho que apesar de parecer que são poucos, há que lembrar que com o crescimento da indústria indie, houve um sopro de vida na experimentação dos jogos, incluindo na jogabilidade e desafio dos mesmos. Acho que hoje em dia temos a sorte de que a indústria está a acordar novamente para a ideia que os jogos vendem se forem bons em si. AAA não garante nada já, e as grandes empresas devem ter isso em atenção (nem todas sofrerão disto, mas quando o fizerem, haverão muitas mais dispostas a aproveitar isso para crescer, fazendo bem o que outros fizeram mal).
 
Porque que usaste lol como exemplo e não csgo que tu tanto adoras? A única coisa em que lol "chupa" dinheiro ao consumidor é nas skins, exactamente o mesmo que acontece com csgo, mas o lol até grátis é ao contrário de cs. Não entendo como é que lol serve "para chupar o máximo de dinheiro ao consumidor", quando jogo bastante e nem um cêntimo gastei com isso. Tal como acontece no go, jogo e não gastei nada a não ser para o comprar.

ahah

eu disse lol no termo de lol e nao league of legends. costumo fazer isso varias vezes, mas sim tens razão. agora é assim se formos a falar do dinheiro investido no lol e no cs comparando com outros jogos f2p que são basicamente pay-to-win então essa analogia é incorrecta.

gasto dinheiro no cs? sim, mas isso não me faz ser melhor no jogo por ter armas caras, preciso de saber jogar e como jogar o que em muitos jogos teres certos items da te logo uma vantagem sobre pessoas que nao têm nada.

mas no fundo so gasta dinheiro adicional nos jogos tipo cs e lol quem quer, ninguem é obrigado
 
Apesar de ainda indo havendo alguns jogos que vão fugindo à regra, a sociedade em que vivemos também se reflecte na maior parte dos jogos que vão saindo. Toda a gente quer tudo fácil e rápido, simples, sem que se tenha de pensar muito. Para quê jogar algo complexo e desafiante se se pode ter o mesmo mais rápido e muito mais fácil?

Não é só um problema desta indústria, mas transversal a todas as áreas das sociedades modernas.

Infelizmente, teremos que continuar a gramar com CODs e Battlefields a sugar grande parte dos recursos das editoras. Era nossa função evitar que isso assim fosse, mas enquanto der dinheiro, é isso que vamos ter.
 
Eu acho que está a surgir uma nova geração de gamers... aqueles que começaram a jogar desde miúdos mas agora são mais exigentes e preferem títulos realistas e alternativos. O Steam vai ser a plataforma perfeita para isso.
 
Back
Topo