Tenho 6GB de RAM mas apenas 4.96 gb usaveis

thedarkknightt

Power Member
Boa Tarde


Eu tenho 6GB de ram mas o computador apenas 4.96gb, ele sempre usou a memoria toda, apenas aconteceu isto ha uns tempos atras.

Alguma ideia? é que não consigo jogar o computador crasha todo.


Configuraçoes do meu pc:

-PC Tsunami Frontier 51W-78

-Processador:
Intel® Core i5 760 - 2.83GHz 8MB Cache

-Memória:
RAM 6GB DDR3 1333 (2 modulos de 2GB e 2 modulos de 1GB)

-Disco:
HD 1TB SATA2 7200 rpm

-Motherboard:
FOXCONN H55M-S

-VGA:
ATI HD5750 1GB DDR5 , DVI-HDMI

-Sistema Operativo:
Windows 7 Ultimate 64Bits com Service Pack 1



Ficam aqui alguns screenshots ,pode ser que ajudem.


image.png




image.png
 
Última edição:
Vai ao msconfig -> tab "boot" -> botão "Advanced Options" e verifica se tens a checkbox "maximum memory" activa.
 
Vai ao msconfig -> tab "boot" -> botão "Advanced Options" e verifica se tens a checkbox "maximum memory" activa.

esta desativada,ativo?


se sim que número meto por baixo?


EDIT:

Ativei essa opçao, por defeito mete 6144mb, reiniciei o pc fui verificar e o numero mudou para 2048mb, e mesmo que tente meter outro numero superior fica sempre 20148 mb.
 
Última edição:
A ideia é estar desactivada. A minha esperança era a checkbox estar activa e a limitar a quantidade de ram.
Sendo assim a coisa complica-se. Vai ser por tentativa erro.
Mexeste/actualizaste a bios? ou instalaste alguma coisa que mexa com a board/chipset?
Tenta ver na bios se está alguma opção que possa estar a provocar isto. Experimenta fazer reset à bios. Verifica se tens a bios/drivers actualizados.
 
A ideia é estar desactivada. A minha esperança era a checkbox estar activa e a limitar a quantidade de ram.
Sendo assim a coisa complica-se. Vai ser por tentativa erro.
Mexeste/actualizaste a bios? ou instalaste alguma coisa que mexa com a board/chipset?
Tenta ver na bios se está alguma opção que possa estar a provocar isto. Experimenta fazer reset à bios. Verifica se tens a bios/drivers actualizados.


Não sou grande expert em informática, mas não mexi na bios nem instalei nada de novo. Vou fazer reset á bios, como vejo se a bios esta atualizada?
 
isto normalmente será memoria que deu de si, ou algum stick que não esta bem encaixado, tenta primeiro ver se os sticks estão todos bem firmes na board, caso estejam testa a memoria com o memtes por usb
 
Outra maneira é testar a memória individualmente, metias um slot apenas de cada vez, e vias se o PC fazia sequer boot, e se detectava o stick. Já agora, sabes qual o modelo exacto da motherboard?
 
Tenho 4 modulos. 2 de 2GB e 2 de 1GB.


Ok, reinseri todos os modulos , e agora tenho 6GB mas apenas 4,96GB utilizáveis :/

é possivel que um modulo de 1Gb esteja avariado o pc continua a detetar mas não o usa?
 
Última edição:
http://www.memtest.org/

Sacas o auto-installer para usb, metes numa pen, e reinicias o PC. Tens é de apontar para o USB como primeira unidade a ser carregada. Penso que na tua MB é o del para a Bios e o ESC para o boot menu. Experimenta pelo boot menu, se não der, vai à BIOS e tens de meter o USB como primário.
 
http://www.memtest.org/

Sacas o auto-installer para usb, metes numa pen, e reinicias o PC. Tens é de apontar para o USB como primeira unidade a ser carregada. Penso que na tua MB é o del para a Bios e o ESC para o boot menu. Experimenta pelo boot menu, se não der, vai à BIOS e tens de meter o USB como primário.


Mas corro esse programa com todos os modulos de ram inseridos? ou tenho de meter um modulo de cada vez?
 
Sim,tu tens uma gráfica off board,mas essa mother board também tem uma gráfica, que vai buscar a memoria À ram total do sistema. Possivelmente podes ter ligado essa gráfica onboard e ela vai buscar a ram,apesar de não estar a ser usada,porque muito provavelmente tens o cabo ligado à gráfica off board. PArece-me que há boards que ao se colocar uma gráfica ,desligam a gráfica onboard.Pode não ser o teu caso e teres ativado. Vai à Bios e procura por lá,se tiver ativa,desativa-a.
 
eu tive um problema semelhante a semana passada, simplesmente troquei a ordem dos modulos de ram e corrigiu, tenta trocar a ordem dos de 1 GB, e depois se nao der, voltas a por como estava e trocas as de 2 GB

se nao der trocas outra vez as de 1 GB e assim testas as combs todas possiveis


estranho eu sei, mas a mim resolveu o problema
 
Back
Topo