[HDTV] Compra de TV 55" - 1080p VS 4K

J4ck

I'm cool cuz I Fold
Para breve vou comprar uma TV de 55", tendo em conta os preços dos FHD e UHD será que devo comprar um UHD? Estou disponível a dar mais 500€ pelo UHD mas só se valer a pena.
As TVs UHD podem ser "Future Proof" desde que tenham HDMI 2.0 e de preferência um displayport (para já a unica marca com os dois é a Panasonic). A questão é que esse futuro certamente é muito distante.
Existe pouco ou nada para alimentar a TV com 4k... e nem tenho net para fazer stream de conteúdos 4K.
Com será a imagem SD num ecrã UHD? Já vi um membro a dizer que a compra da TV UHD foi a pior compra ate hoje. Gostava de saber as vossas opiniões.

A minha situação é a seguinte:

O meu orçamento é de 1750€ a 2250€
Não sou gamer
Tenho MEO mas devido a velocidade lenta da minha zona não tenho canais HD (Situação pode alterar com melhormente da rede PT).
Vejo filmes com o XBMC normalmente 720p
Tenho um HTPC que suporta 4K
 
Eu compraria uma de 1080p, por 2 simples razões: Ainda não existe conteudo 4k (tirando uns videos que podes arranjar por ai, e a comprar são preços ainda altos) e porque ainda é uma tecnologia muito "verde", que ainda tem que melhorar muito. E a imagem SD numa fullhd já é má então numa 4k...

Tens preferencia entre plasma ou led?
 
Tenho preferência pelo LED, vou aguardar pelos reviews da linha Panasonic 2014... na apresentação prometerem muito.
 
Tenho preferência pelo LED, vou aguardar pelos reviews da linha Panasonic 2014... na apresentação prometerem muito.

Sinceramente estas disposto a investir um pouco mais? 4k sem duvida alguma, já existem conteudos em 4K, com um HTPC ligado a tv nem pensaria 2 vezes, eu tenho um plama de 50 na sala, e ainda nao troquei porque o proximo investimento será 4k de 65
 
É pena que LED seja preferencia pois eu compraria mesmo uma VT60, qualidade de imagem superior a qualquer LED (4K ou não) no mercado e sobrava euros, com conteúdo dedicado ou não ainda estou para ver 4k a justificar-se em 65'' quanto mais em 55'', para LED ficava-me por um Sony W8xx (ou um W9xx do ano passado).
 
É pena que LED seja preferencia pois eu compraria mesmo uma VT60, qualidade de imagem superior a qualquer LED (4K ou não) no mercado e sobrava euros, com conteúdo dedicado ou não ainda estou para ver 4k a justificar-se em 65'' quanto mais em 55'', para LED ficava-me por um Sony W8xx (ou um W9xx do ano passado).

Sim concord contigo na parte da VT60 eu sempre defendi e defendo os plasmas, no entanto a tecnologia foi abandonada por quase todas senao mesmo todas as marcas o que torna o plasma uma tecnologia infelizmente obsoleta, o 4k é um qualquer coisa, a definição em UHD é qq coisa de abismal, falta-lhe aquela profundidade nas cores escures que os plasmas faziam, mas a definiçao é brutal, em conteudos SD nao é assim tao de diferente de qq FHD da actualidade
 
^Pois, só que mais resolução só por si não é sinónimo de maior qualidade de imagem e não será em 55'' que se irá tirar partido resoluções 4k, vai ser a mesma história dos 720p vs 1080p em que tudo foi pelos 1080p e depois afinal ficam a 2m/3m de 42'' e ser HD ou Full HD é irrelevante, algo que o plasma HD que tenho a 2,60m só veio confirmar.

Quanto ao obsoleto concordaria se a referencia em qualidade de imagem fossem LEDs 4k o que não é o caso, ou são plasmas 1080p que custam 1500€ ou OLEDs que custam à volta de 5000€.

Mas são opiniões e formas diferentes de ver o mercado, eu trocava sem pensar 2x mais dois anos de plasmas Panasonic no mercado do que ter painéis 4k a correr e a saltar que era algo que podia perfeitamente chegar só com OLED, mas aí era uma oportunidade perdida pelas marcas em gerar hype e mais uma corrida para comprar TVs, agora por causa do 4k. ;)
 
Eu no teu caso e com o teu orçamento compraria o melhor que o FHD tem para oferecer do que ir de cabeça nesta altura do campeonato para uma 4K.
Deparei-me com o mesmo dilema e escolhi apanhar uma boa promo de um led de topo e tirar partido a 100% de tudo do que me oferece com a melhor qualidade/desempenho possível.
Cada fim de semana que passa surgem novas promoções em vários sitios, não á primeira que me apareceu e ainda bem.
 
Atençao eu nao disse que referencia em imagem era o 4k, apenas disse que o Plasma parou um pouco principalmente porque não é eficiente em termos energeticos e é mais caro que o Led, neste momento ate o OELD ainda é verde em tv's tal como o 4k, no entanto o melhor value for the money talvez seja o um bom LED FHD, no entanto a haver orçamento o UHD nao é de todo uma hipotese a nao considerar
 
(...) principalmente porque não é eficiente em termos energeticos e é mais caro que o Led (...)

Porque não era viável para produzir com resolução 4k que será o berro a nível de marketing para os próximos tempos. ;)

Que gasta mais é um facto (se uma diferença de cerca de 2€ na factura é relevante aí já depende de cada um) mas a verdade é que também não vejo ninguém aqui a comprar um LED só de 32'' só porque este gasta metade do que um de 50''. :p

Agora plasma ser mais caro que LED é que é novidade para mim que bem tenho procurado por um que me ofereça a mesma qualidade de imagem que uma ST60/VT60 custando o mesmo que estas e passado quase um ano destas no mercado ainda não encontrei, quanto mais em LEDs mais baratos.

Seja como for pelo que percebi este assunto acaba por ser irrelevante pois o autor do tópico pretende um LED 1080p ou 4k e neste ponto ainda para mais em 55'' acho que o 4k não justifica a diferença de preço.
 
Última edição:
Sinceramente estas disposto a investir um pouco mais? 4k sem duvida alguma, já existem conteudos em 4K, com um HTPC ligado a tv nem pensaria 2 vezes, eu tenho um plama de 50 na sala, e ainda nao troquei porque o proximo investimento será 4k de 65

A minha preocupação é a qualidade de imagem SD num ecrã UHD, o uso da TV será 90% MEO e 10% HTPC. Levei um video 720p para uma loja e vi a imagem na 55F8000 FHD e também na 55HU8500 UHD e sem ajustar gostei mais da imagem na FHD, depois de alguns ajustes ao brilho e contrasto a imagem na UHD melhorou, mas não ficou com a nitidez da FHD. Será devido ao upscaling que se perde alguma nitidez?
Aproveitei da simpatia do funcionário e visualizei alguns videos do Youtube a 1080p, o primeiro foi este, ao minute 1:14 vê se uma formiga, qualidade superior na FHD. O segundo video foi este, não notei grande diferença do FHD para UHD. O video estava com fraca qualidade nos dois.

Para mim a grande duvida é mesmo a qualidade com que vou ter quando estiver a ver TV (MEO ADSL), isso será o mais importante.
 
A MEO está com 720p (acho eu) e não SD como escrevi, é HD. Mas sim para o uso e qualidade de conteúdos que tenho hoje uma FHD deve ser a escolha acertada... mas como não compro TV's (10-15anos) com frequência estava a pensar em algo mais "Future Proof".
 
Com esse orçamento, em LED ia para uma Sony W905a em 55" ou Sony W855a em 65", modelos de 2013 com painel VA e Triluminus , mas provavelmente melhores que o que temos em 2014 que ou são paineis ips ou não tem triluminus.

Mas para esse tipo de conteudos uma VT60 também era muito boa compra.

Eu também ando de olho nas AX800, sinceramente parecem-me a melhor aposta em leds 4K este ano, pelo menos no papel, o problema é que os standards 4k ainda não estão definidos a 100% e muita coisa vai mudar, por isso qualquer coisa que se compre este ano vai estar extremamente desatualizada em 4/6 anos, alias já falam em sets 8K la para 2018/2020.

Se queres FHD, as TVs de topo deste ano despontam um pouco, tens modelos do ano passado (W905a e VT60) muito bons e otimos preços, a 55W905a esteve a 1300€ a dias em alguns sites.
Se queres 4K eu aguardava até sairem as AX800/900 e os modelos Sony com triluminus para ver umas reviews e decidir, pois para já não há muita escolha apenas a samsung lançou alguns modelos.
 
Última edição:
A MEO está com 720p (acho eu) e não SD como escrevi, é HD. Mas sim para o uso e qualidade de conteúdos que tenho hoje uma FHD deve ser a escolha acertada... mas como não compro TV's (10-15anos) com frequência estava a pensar em algo mais "Future Proof".
Com muita pena minhas mas estas tv´s já não deverão durar tanto tempo...
 
Com esse orçamento, em LED ia para uma Sony W905a em 55" ou Sony W855a em 65", modelos de 2013 com painel VA e Triluminus , mas provavelmente melhores que o que temos em 2014 que ou são paineis ips ou não tem triluminus.

Concordo contigo que esses dois modelos devem ser superiores aos de 2014 mas acho que são edge-lit, se entendi bem os back-lit devem oferecer melhores pretos. Em relação aos modelos da Panasonic vi uma entrevista ao director da Panasonic UK que dizia que os modelos AX800/900 iam ter uma qualidade muito próximo dos plasmas, algo muito superior a concorrência devido a experiência deles nos plasmas. Para já não encontro reviews.
 
Só o AX800 andará entre os 3000 e 4000€, mesmo que cumpram na qualidade de imagem que prometem a relação preço/qualidade imagem é uma miragem, comparando por exemplo com que andaram a oferecer em plasma.

LED backlit se existiu algum à venda em 2013 desconheço e para já modelos de 2014 ainda não encontrei mas previstos tirando o AX800/AX900.


http://shop.panasonic.com/shop/model/TC-58AX800U


As TVs já não duram 10 anos seja por avariarem ou por algo que chega e que realmente justifique o salto ( que não foi o caso do 3D nem será o do 4k ), daqui a 5 anos estará o pessoal a "rezar" para que a TV actual dê o berro para ter a desculpa para se atirar a um OLED 4k que espero que nessa altura já se encontre um de 50/60'' na casa dos 1000€, aí sim valerá apena levar com o 4k não necessariamente por ele mas pelo resto.

Só lamento como a vida anda que se tem de fazer contas por tudo e por nada, ainda não ter conseguido orientar as coisas de forma a ir para um plasma Panasonic enquanto os vendem, se calhar devia-me ter atirado a um ST60 de 42'' enquanto havia a menos de 700€ em vez de ficar à espera de ver os modelos de 50'' a descerem abaixo dos 1000€, agora pelo rumo da coisa temos pena.
 
Última edição:
O plasma nao e obsoleto mas produzir plasmas a 4k e que ficam pouco competitivos com os leds devido o custo de producao. Pessoalmente so compraria pelo upscaling das tvs de 4k em conteudos so em HD. Ou se vai a loja com uma pen com filme hd pra comparar ou esperar que alguma review que o faca. Se realmente ha melhoria de imagem pessoalmente acho que val a pena ...
 
LED backlit se existiu algum à venda em 2013 desconheço e para já modelos de 2014 ainda não encontrei mas previstos tirando o AX800/AX900.

Não há muitos modelos, em reviews já vi estes mais recentes; LG 55LM960V, Philips 60PFL9707. Anteriores conheço Toshiba 46SV685D e Sony KDL-55HX923.
 
Back
Topo