[Dúvida] OC P5KC + Core 2 Duo E6550 @ 2.33GHz + GTX 550 Ti + Win8.1

RES_PT

Power Member
Estou a pensar fazer um pequeno OC no CPU/GPU na minha máquina, mas sou um novato no que toca a este assunto. A minha maior dúvida é saber qual será o melhor grupo de Software para o fazer. Sei que existe uma vasta lista de aplicações para alterar os dados da BIOS a partir do SO e monitorizar as temperaturas, mas pelo que vi o Intel® XTU é dos melhores (apesar de não o conseguir instalar por falta de compatibilidade).
 
A melhor maneira é usares mesmo a BIOS e depois usares programas como o prime95 para ver a estabilidade do sistema.

Mas convem leres um bocado sobre o assunto.
 
o OC mais estável que consegues fazer no stock cooler é 466 MHz no FSB e 7.0x no multiplicador (já que é o máximo), isto dá-te 3.3 ou 3.4GHz

andei assim quase 3 anos sem mexer nas voltagens e estava muito estável, mas cada caso é um caso. vais exprimentando.
 
Acabei por experimentar a opção automática na BIOS (NOS), e de facto senti alguma diferença. Apesar de não subir os valores de fábrica, fiquei com o CPU a 2.33GHz constantes, enquanto que sem o modo NOS activo fica por volta dos 2.19/2.20GHz. No final de contas, mesmo com boas temperaturas e "boa" performance, neste momento estou com definições padrão.
 
Eu lembro-me de com a minha P5KC conseguir sacar 500 de FSB, com jeitinho tens um overclock jeitoso aí. Mas faz como o xmeagol diz, que é uma velocidade segura para o stock cooler.
 
Boas

Tenho uma MB semelhante com um processador um pouco mais "potente" (E8400) tudo stock.

Andei a estudar um pouco o OC e quando me decidi a faze-lo encontrei na propria Bios da board (que entretanto actualizei e que te aconselho a fazer) a possibilidade de fazer o OC atraves dos parametros da própria Bios que vão desde os 5% a 30% de OC. Infelizmente só consigo faze-lo de forma estavel até aos 15% tudo o que seja um valor superior crasha.

Encontrei alguns videos no Youtube com valores diferentes dos parametros stock para que já se encontravam na Bios (5 a 30%), mas ao que parece qnd actualizei a Bios esta nova versão não deixa inserir valor a nosso belo prazer... é tudo feito pelas percentagens.

alguem confirma ou tem valores concretos para a MB ?


Obrigado
 
Back
Topo