Compra no Itunes que não existiu

Dukco

Power Member
A minha namorada acrescentou ontem o cartão de crédito da mãe à conta da Apple. Hoje, verificou a conta e tinha lá quase 2€ cobrados, sendo que ela não fez download de nada (tenho a certeza).

Ora, não se trata de uma pré-autorização da apple, dado que o dinheiro saiu da conta.

O extracto diz Apple Itunes LU ou algo assim.

Que será?
 
LU deve ser o indicativo do Luxemburgo, país que a Apple também usa para movimentações bancárias de modo a usufruir de benefícios fiscais.
A verba certamente que é para verificar a veracidade do cartão de crédito, e será debitada na conta nos próximos dias.
 
A minha namorada acrescentou ontem o cartão de crédito da mãe à conta da Apple. Hoje, verificou a conta e tinha lá quase 2€ cobrados, sendo que ela não fez download de nada (tenho a certeza).

Ora, não se trata de uma pré-autorização da apple, dado que o dinheiro saiu da conta.

O extracto diz Apple Itunes LU ou algo assim.

Que será?

Sem indicares informação correta não é possível ajudar-te. Ora revê lá o que escreveste: um cartão de crédito foi adicionado ONTEM e HOJE o dinheiro SAIU da CONTA?! O que é "sair da conta"?
 
Sair da conta é isso mesmo:
O dinheiro deixou de estar na conta.
Só pode ser feito, após se ter adicionado um cartão.
Ou estarei a ver mal?
 
Sair da conta é isso mesmo:
O dinheiro deixou de estar na conta.
Só pode ser feito, após se ter adicionado um cartão.
Ou estarei a ver mal?

Estás a ver mal porque os cartões de crédito não funcionam assim. O mais provável é terem feito uma pré-autorização de uma pequena quantia como validação do cartão. Essas pré autorizações como depois não são concretizadas em compras, expiram automaticamente em poucos dias (uns 5). Durante esse período o crédito disponível do cartão de crédito reflete esse valor. As autorizações não concretizadas em compras nunca aparecem depois discriminadas na conta-cartão.
 
Estamos a falar do mesmo, não compreendo qual é a dúvida.
Se tiveres um Plafond de 1000€, ficares com 2€ cativos por uma pré-autorização, e se a seguir quiseres comprar algo por 999€, a autorização é aceite para a compra?
 
Última edição:
Estamos a falar do mesmo, não compreendo qual é a dúvida.
Se tiveres um Plafond de 1000€, ficares com 2€ cativos por uma pré-autorização, e se a seguir quiseres comprar algo por 999€, a autorização é aceite?

Não, a compra é recusada. Isto acontece porque os pedidos de autorização, mesmo os que nunca são concretizados em compras e expiram, durante o seu período de validade (uns 5 dias), diminuem o crédito disponível do cartão. O crédito só é reposto após esses pedidos expirarem.

Podes ler isto, está tudo explicado lá:

http://en.wikipedia.org/wiki/Authorization_hold

Crédito disponível diminuído não é dinheiro que saiu da conta. Nos cartões de crédito o dinheiro só sai da conta bancária muitos dias depois, após se pagar o valor do extrato mensal.
 
Não, a compra é recusada
news_js, fiz-te essa pergunta precisamente porque sabia a resposta.
O meu ponto é precisamente esse:
Não está disponível, é igual em termos práticos a estar cativo=não podes usar. Em termos práticos não saiu, mas não os podes usar.
O resto, são pormenores técnicos que por muito úteis que sejam para as pessoas, vão ter a mesma consequência que dizer "saiu", mesmo que provisoriamente.
O resto, é semântica que para quem colocou a dúvida pouco irá esclarecer.
Já tinha dito ao user que a verba era uma validação (por outras palavras)
Não leves a mal, é a minha forma simplificada de ver as coisas. ;)
 
news_js, fiz-te essa pergunta precisamente porque sabia a resposta.
O meu ponto é precisamente esse:
Não está disponível, é igual em termos práticos a estar cativo=não podes usar. Em termos práticos não saiu, mas não os podes usar.
O resto, são pormenores técnicos que por muito úteis que sejam para as pessoas, vão ter a mesma consequência que dizer "saiu", mesmo que provisoriamente.
O resto, é semântica que para quem colocou a dúvida pouco irá esclarecer.
Já tinha dito ao user que a verba era uma validação (por outras palavras)
Não leves a mal, é a minha forma simplificada de ver as coisas. ;)

Não, há uma grande diferença entre o dinheiro sair da conta e teres o crédito diminuído temporariamente. No primeiro caso, irias reclamar por ter havido um movimento não autorizado no cartão de crédito, enquanto no segundo caso (caso tenha havido um simples pedido de autorização) está tudo normal e apenas resta esperar. Neste caso em concreto, a senhora apenas tem de esperar uns dias para verificar se nos movimentos da conta-cartão existe algum movimento não autorizado.

PS: Não confundir este tipo de validações para verificar se os dados do cartão estão corretos e se o cartão funciona, com o procedimento que, por exemplo, o Paypal faz para verificar se o cartão pertence àquela pessoa. Nesse caso do Paypal há mesmo uma "compra" (débito) efetuado. E isso é feito, precisamente para que na descrição do movimento que depois aparece na conta-cartão surjam os tais dígitos de validação que depois têm de ser comunicados ao Paypal para ele reembolsar o dinheiro cobrado.
 
Última edição:
Back
Topo