Contagem perpetua em longas exposições - duração da vida do obturador

kemmy

Power Member
Viva

fiz uma pesquisa sobre o assunto mas ou procurei mal ou não existe tópico sobre isto.

Do muito pouco que sei sobre foto tenho vindo a aperceber-me que o tipo de foto que mais gosto de fazer, até porque na minha opinião é a mais fácil de fazer por forma a obter resultados satisfatórios, são longa exposições noturnas.

Tenho vindo a aperceber-me que as longas exposições aumentam o contador perpetuo de obturações em 2 ou 3 obturações de foto para foto, dou um exemplo com fotos de curta e longa exposição que fiz ontem:

Foto 4439 --> 25s --> contagem perpetua 14947
Foto 4440 --> 19,9s --> contagem perpetua 14950
Foto 4441 --> 12,3s --> contagem perpetua 14953
Foto 4447 --> 1/60s --> contagem perpetua 14967
Foto 4448 --> 1/60s --> contagem perpetua 14968
Foto 4449 --> 1/25s --> contagem perpetua 14969

Sendo assim será que as longas exposições diminuem a vida útil do obturador? eu tinha ideia que reduzia a vida útil do sensor mas nunca pensei que reduzisse a do obturador, uma vez que o obturador tal como numa curta exposição só abre uma vez, ao contrário do sensor que fica exposto durante mais tempo.

e quando se filma, que uma filmagem pode durar 10 /12 minutos (na d3100) ou mais em outras, como faz a contagem perpetua?

Estou preocupado porque tenho a máquina desde do final de Setembro de 2013 e já tenho quase 15000 disparos.

Obrigado
 
Actuações do obturador não dependem só das fotos. Para já, cada foto exige pelo menos duas actuações (abrir e fechar), mas não sei se são contadas assim. Depois usar o LV requer uma actuação (abrir), que deve ser o que fizeste nalgumas dessas fotos. Filmagem requer pelo menos duas actuações: quando se entra e sai do LV, mas uma vez no LV em principio não é preciso mais nenhuma, seja qual for a duração da filmagem.
 
Obrigao Wildstar, pensei que o numero de vezes que o obturador abre com o LV não fosse contabilizado no numero de fotos que aparece no exif das fotos.

Agora não tenho a máquina comigo mas vou testar isso do LV.

Mas quando faço uma longa exposição é em 99% das vezes com LV, se já tenho o obturador aberto, devido ao LV, não deveria contabilizar duas vezes, uma vez que este já está aberto, e muito menos 3 vezes, até porque abrir e fechar o obturador só conta como uma operação, e isso confirma-se no exemplo que dei com as fotos de curta exposição.

Mas quando tiver com a máquina na mão confirmo.

obrigado
 
Depende, a 1100D por exemplo fecha e abre o obturador sempre, mesmo em LV. Para não fazer isto o sensor tem de ser capaz de fazer "primeira cortina" electronicamente, não sei se a D3100 o faz. Também não sei se activações do LV contam, mas não faz sentido que não contem...
 
Obrigado pelas vossas respostas,

Estive a confirmar com o LV conta sempre 2 obturações, ou seja é como se tivesse tirado duas fotos no exif. A máquina (que já tem o obturador aberto) foca, fecha o obturador, abre e fecha o obturador, ou seja há 4 movimentos do obturador (como se fosse 2 fotos em OVF).

Já agora alguém sabe a esperança média de vida dos obturadores das d3100, tenho visto cerca de 120k clicks.

É verdade strobe, é sinal que a tenho utilizado apesar de aproveitar 1/4 das fotos, e quando o motivo é minha filha acho que aproveito 1/8 das fotos, lol.

obrigado
 
Back
Topo