Dúvidas - Microservidores

tfxsound

Power Member
Bom dia


Tenho algumas dúvidas relativamente a servidores, pelo que estava à procura da vossa ajuda para alguns tópicos.


Trabalho numa empresa ligada aos transportes e de momento estava à procura de várias soluções para nos informatizar e penso que o ideal seria implementar um servidor em que pudesse integrar o Apache, MysQL e ligações FTP.


De momento temos um domínio da empresa e a minha ideia seria utilizar a funcionalidade PHPMyAdmin que vem incluída no alojamento, mas por normas de segurança não é possível aceder remotamente à BD (isto porque estou a utilizar a funcionalidade Server Behaviors do Dreamweaver para construir páginas PHP com conteúdo dinâmico).


Por esse motivo vejo-me obrigado a recorrer a aplicações como o XAMPP ou o WAMP numa máquina para conseguir obter este tipo de funcionalidades nos pc's locais. O problema surge porque de momento preciso que de tornar estas páginas php públicas, ou seja, acessíveis fora da rede da empresa. E nesse caso deduzo que seja necessário ter uma máquina ligada 24/7 com um IP público.


Por esse motivo penso que o necessário para a empresa era um microservidor com o Windows Server (existiria a possibilidade de utilizar o Ubuntu mas futuramente irei precisar de Active Directory, E-Exchange e o Lync Server que penso que só seja possível com um SO Windows) para que:

  • pudesse administrar e fazer manutenção das várias máquinas na empresa
  • ter uma pasta partilhada com documentos (para substituir o Dropbox)
  • backups diários de toda a informação na pasta partilhada


Fiz várias pesquisas e reparo que existem variados serviços que penso que consigam resolver este problema, entre vários encontrei

  • microservidores (exemplo HP-Micro-G7-N54L-NHP-250GB-EU s/ disco )
  • Soluções Cloud PT Empresas


Tenho realmente algumas dúvidas se o meu raciocínio acima está correcto, pelo que contava com a vossa ajuda.

Muito obrigado
 
Última edição pelo moderador:
é impossivel responder-te sem um testamento, por muito assertivo que tente ser.
Active directory com exchange só em Windows.
em Ubuntu podes ter LDAP mas não exchange.

Active directory setup, convém ter 2 servidores por causa do fail over.


Outra questão são os servidores web e BD.
Para wamp,xamp e tretas do genero, é mt bonito ter servidores a alojar essas soluções mas isto não implica huge performances...

depende da BD, do desenho dos serviços web. O bootleneck dos servidores que alojam estas soluções são os discos... O Ponto forte são as tretas de raid por hardware e hotswap...

Se não tens sites mt exigentes, e a BD é relativamente pequena e está bem desenhada/escalonada, poupa no servidor comprando uma workstation com discos SSD rápidos , muita ram e boas placas de rede com possibilidade de mirror.



Depois tens a questão de escalabilidade e failover...

projetar algo do género implica algum knowhow em Administração, Infra e Development ...

O Melhor, caso tenham $$$ é usar a cloud que garante escalabilidade, e falhas de serviço, mas tem limitações/problemas se a vossa rede não é estavel e com boa performance.

como disse, mt informação para um forum...
 
Back
Topo