Avaria Fonte/Motherboard?

Beanerrr

Power Member
Boa tarde,

Hoje de manhã deparei-me com a seguinte situação. Liguei o meu computador (torre) e ele ligou normalmente. Pouco depois desliguei-o e mudei-o de divisão. Montei tudo correctamente mas agora não liga. Isto já tinha acontecido anteriormente numa situação semelhante, também o tinha mudado de sítio; mas depois resolveu-se.

Desta vez não consigo desvendar o que se passa. Desliguei-o de tudo, liguei apenas à corrente e cliquei no botão. As ventoinhas (processador, fonte, gráfica e externa) ligaram mas desligaram logo a seguir. E a partir daí nada mais acontece quando clico no botão. Já o abri e confirmei se os cabos estão conectados correctamente e estão. Quando desligo o Power Supply da Motherboard (o cabo grande de 20 ou 24 pins) e volto a ligar ele faz a mesma coisa. As ventoinhas ligam e desligam logo a seguir. Não há barulhos nem beeps.

Antes de o levar a uma loja de reparação pensei em postar aqui pois há a possibilidade de alguém me poder ajudar.

O setup é o seguinte:

488GB Western Digital WDC SATA II
Core i5 2500K - 3,3 GHz - Cache L3 6 MB - Socket LGA 1155 (versão caixa)
Fonte de alimentação PC Enthusiast Series TX650 V2 - 650 W (CMPSU-650TXV2EU)
P8Z68-V - Socket 1155 - Chipset Z68 - ATX
Memória PC Enhance Corsa 2 x 4 GB DDR3-1600 PC3-12800 CL9
GeForce GTX 560 448 cores Twin Frozr III Power Edition/OC - 1,2 GB GDDR5 - PCI-Express 2.0
 
Eu diria que é a fonte. Experimenta carregar no botão power durante uns segundos sem ele estar ligado à corrente para tirar a electricidade da máquina e volta a tentar liga-lo.
 
Já fizeste uma limpeza às memórias Ram + Slots?

Retira o processador e volta a coloca-lo, às vezes com as deslocações ele cede um pouco e deixa de fazer contacto com o socket.

Faz o mesmo à placa gráfica, retira a placa e limpa os contactos + porta de expansão.

Se tiveres gráfica onboard liga o pc sem a gráfica dedicada.

Se tens placas de som, modems, placas usb ligadas nas portas de expansão retira tudo e liga uma a uma e não te esqueças de ir limpando os contactos das placas e das portas de expansão.

Se tiveres mais do que um modulo de memória ram liga só com um e depois só com o outro e observa os resultados.

Verifica se não tens nenhum parafuso por trás da motherboard a fazer curto-circuito ou então a placa a tocar em chapa ou algum outro componente. Desliga discos, drive de cds.

Vê também se tens algum USB Partido em que o GND esteja a tocar em fase e esteja a provoca curto-circuito.

Se tiveres possibilidades testa com outra fonte. Se mesmo assim não funcionar quase de certeza é board mas podes testar com outra memoria e processador
 
Eu diria que é a fonte. Experimenta carregar no botão power durante uns segundos sem ele estar ligado à corrente para tirar a electricidade da máquina e volta a tentar liga-lo.

Fiz isso e ele faz o mesmo que quando desligo o power supply à motherboard. Ventoinhas ligam e desligam, não há desenvolvimento. Obrigado na mesma!
 
ferro velho não ... RMA ... provavelmente ainda está em garantia ... Mas n me parece ... visto que apenas foi de mover o pc ... a mim parece-me mais um mau contacto qualquer ...
 
Já fizeste uma limpeza às memórias Ram + Slots?

Retira o processador e volta a coloca-lo, às vezes com as deslocações ele cede um pouco e deixa de fazer contacto com o socket.

Faz o mesmo à placa gráfica, retira a placa e limpa os contactos + porta de expansão.

Se tiveres gráfica onboard liga o pc sem a gráfica dedicada.

Se tens placas de som, modems, placas usb ligadas nas portas de expansão retira tudo e liga uma a uma e não te esqueças de ir limpando os contactos das placas e das portas de expansão.

Se tiveres mais do que um modulo de memória ram liga só com um e depois só com o outro e observa os resultados.

Verifica se não tens nenhum parafuso por trás da motherboard a fazer curto-circuito ou então a placa a tocar em chapa ou algum outro componente. Desliga discos, drive de cds.

Vê também se tens algum USB Partido em que o GND esteja a tocar em fase e esteja a provoca curto-circuito.

Se tiveres possibilidades testa com outra fonte. Se mesmo assim não funcionar quase de certeza é board mas podes testar com outra memoria e processador

Retirei o processador e voltei a colocar, limpei as memórias RAM e a entrada da gráfica. Liguei de novo e funciona de novo. Muito obrigado!
 
Back
Topo