Problema GTX770+i54670K+Max Payne 3

P Rodrigues

Power Member
Boas, comecei a jogar este jogo, Max Payne 3, single-player, hoje. Algo de muito estranho acontece; o jogo sem aparente razão freeza, umas vezes o som freeza também, outras vezes é só a imagem, chega a demorar vários segundos até voltar a ficar normal, e depois novamente fica assim, normalmente quando vou para sítios no jogo onde nunca tinha ido antes. É o primeiro jogo em que isto me acontece. A minha gráfica é a GTX770 MSI gaming, com ligeiro overclock; testei com + e - OC e nesse aspecto não há diferença; fiz também OC ao CPU, i5 4670K para o 4ghz, tinha em stock anteriormente, e também não ajudou nos freezes. Mudei também o perfil do Windows de equilibrado para máximo desempenho e nada.

O jogo está no HDD porque tem + de 30 gigas, não o posso meter no SSD. A ram é 2133mhz cl11.

Usando o Afterburner vi que nesses freezes, a % de uso do GPU caia para 0, quando estava normal estava nos 98/99%. Não tinha mais nenhum processo ligado, nenhum download em paralelo, nada mesmo.

Não sei o que estará a provocar isto sinceramente; a net é 100 megas ligado por cabo, portanto suponho que não seja firewalls do router ou coisas semelhantes.

O meu antivirus é o Kaspersky 2013.

Desculpa toda esta informação, alguma pode ser irrelevante, mas quero providenciar o máximo logo à partida para poderem ajudar melhor. O jogo está no Steam.

Alguma ideia?

Quando não tem os freezes o jogo corre a 60fps rock-solid.

Obrigado

PS-Sistema operativo é o Windows 7 profissional, cópia genuina.
 
Última edição:
Qual é a fonte ? falas que é quando vais para areas novas ... eu acredito que seja a carregar do HDD para a memoria podes ter um HDD fraco ou com bad sectores ...
Tb como referes que a grafica vai de repente aos 0% tb pode ser a fonte a não entregar potencia devida ... Mas acho que isso criava uma falha maior e não apenas um break ...
 
Dei tantos pormenores que me esqueci de dizer qual era a fonte e o HDD -.- peço desculpa.

A fonte é uma Corsair TX650W v2; o HDD é um WD Blue 1TB. As rams são 2x4gig.
 
já expermientas-te formatar a maquina? ...
Tenta correr um programa para testar o disco ... isso apenas t acontece nesse jogo ?
Testa tb as memorias com o memtest
 
Epah o PC foi feito em Agosto :/ será que já precisa de formatação?

Antes de fazer isso vou fazer uma coisa que pode parecer estúpida mas não custa nada, vou desactivar o XMP das rams, mete-las a 1600mhz a ver como se porta, pode por alguma razão de OC nas rams este jogo; e sim é a primeira vez que tenho problemas deste tipo.
 
Com as rams sem OC ficou igual, vou desinstalar do HDD e meter no SSD só para testar se o problema é do disco.

EDIT: Reinstalado no SSD (Samsung 840 pro) os freezes continuam, e como nao tenho este problema em mais nenhum jogo ou aplicação concluo que também não será das Rams.

Alguma ideia?
 
Última edição:
Drivers actualizados sempre, com drivers oficiais (não beta); já vi imensa coisa na net mas esse 3º video é o mais próximo daquilo que tenho, mas o problema é que parece que as soluções que encontro na net é meter os gráficos no mínimo, por exemplo no 1º vídeo do link que enviaste é isso essencialmente que é feito, o que eu queria evitar porque consigo correr o jogo, se não fosse isso, com tudo no máximo inclusivé AA a 60fps :(

E sim, 64bits.
 
Mt estranho ... So acontece nesse jogo começo a achar k o problema esta no software... Algum driver n instalado ou incompatível...
 
Bem fiz mais um teste, reduzindo settings e rodando todos os DirectX que o jogo suporta, e o problema persiste. Acho que vou ter de me mentalizar e pronto, jogos da Rockstar no PC never again.

É que Crysis 2, Far Cry 3, Tomb Raider, Metro 2033, Crysis 1, Planetside 2, são esses os jogos mais pesados que tenho além deste, e todos correm às mil maravilhas sem freezes. Este também correria não fosse o raio dos freezes :(

EDIT: Descobri uma coisa que resolve em grande parte o problema, encurtando a duração dos freezes e dimunuindo a sua ocorrência: reduzir o clock das memórias e do core no afterburner para valores inferiores ao default. Será que é a fonte que não estava a debitar a potência necessária? Acho isto tão estranho, nem no 3D mark fire strike tenho estes problemas :s e faço OC além do default. Talvez seja importante destacar que a voltagem da gráfica é lockada. Outra coisa que reparei, abri a caixa para o fazer, é que quando o jogo freeza, as ventoinhas da gráfica param o coil whine (infelizmente a minha gráfica sofre disso) e a vetoinha da fonte aumenta de rotação, começa a fazer mais barulho; depois quando o freeze para o coil whine volta a ventoinha da fonte reduz-se novamente.

Alguma explicação?
 
Última edição:
outros jogos pesados não fazem nada apenas nesse é k há frezzes é estranho ... Tenta trocar a fonte com outra pessoa para testar ... ou tenta levar a uma loja para fazerem um teste há fonte ... Mas não me parece que o problema venha dai ... mas se reduz quand baixas os clock's ... é estranho de todo ...
 
Back
Topo