Linux+Impressora wifi

GuestStar

Membro
Como funcionam as impressoras com wifi? Dá para o Linux?



Vou pormenorizar as minhas dúvidas assumindo alguns pressupostos que agradeço confirmem ou contradigam.



  1. Suponho que tenho de estabelecer uma ligação wifi à impressora sempre que queira imprimir. É assim? Se não, como é?
  2. Como faço o setup da impressora? Dá por browser ou é necessário o windows? Neste último caso … o wine dá?
  3. Já vi que no cups é possível definir a impressora que pretendo. Esta definição é para wifi ou só USB? Como é que se distingue?


Como não faço a mínima ideia como funcionam, qq. ajuda é bem-vinda.
ODJ
 
Vai depender de como funciona a impressora.

Tenho uma HP wifi (e antes uma Epson wifi também) e ligam-se à rede wifi como qualquer outro dispositivo, e portanto para os PCs é como uma impressora de rede normal, o wifi é irrelevante.


A parte potencialmente problemática é a configuração da impressora para a rede wireless, e isto também depende da impressora.

Com a Epson tive que a configurar com o software da Epson, usando uma VM Windows e com a impressora ligada por USB. (Não me lembro se funcionava no wine, mas provavelmente não)

Com a HP dá para configurar directamente na interface da impressora usando WPS (depende dos routers e aqui há tempos foi descoberta uma falha de segurança nisto, portanto poderá estar desactivado).
Mas também dá para configurar normalmente através do PC por USB, e há software da HP para Linux para fazer isto e tudo o resto tipo ver os níveis da tinta e tal, com interface gráfica e tudo, se for este o teu caso vê a documenação da tua distro quanto a impressoras HP, o pacote há-de chamar-se hplip ou parecido.

Se for de outra marca não sei, é uma questão de investigar o suporte dessa marca em Linux.
 
A que tenciono adquirir é HP.
Ainda fico com dúvidas de como a coisa funciona, mas se calhar quando a tiver e usar o hplip o problema fique resolvido.

Obrigado.
 
Se tiveres ubuntu ou derivados é simples. Ligas a impressora ao router via wireless e anotas o IP da impressora.
Vais aqui e descarregas o hplip 3.14.4. Depois é só fazer o seguinte no terminal:

cd Downloads
sh hplip-3.14.4.run

Basta seguir a configuração, necessita de ligação net para descarregar as dependências, e no fim caso nâo apareça a impressora automáticamente, inseres manualmente o IP que anotaste.
 
OK, obrigado.

Eu tive sempre o hplip instalado - julgo que é necessário por causa de alguns drivers.
Mas nunca o usei. As impressoras que tive/tenho são USB e crio-as no firefox (cups).
Nunca me deu para ver o hplip, e como funcionava ...

Ainda vou experimentar com o cups antes de ir ao hplip. Se der é melhor pois permite
a configuração remota. Se calhar o hplip também :-) mas como não o conheço ...

Mais uma vez obrigado.
 
Back
Topo