Projecto: Freelancer Tools

pmpv

Power Member
Boas pessoal,

tenho andado a pensar em criar algumas ferramentas para freelancers (tal como eu), visto que a maioria, é pago com uma subscrição mensal, ou têem um tempo limitado de utilização, até termos que recorrer aos serviços.

Ou saltamos de "trial" para "trial", ou então temos que procurar uma nova solução. Ou compramos um programa especifíco (não apoio crack's...)

O meu objectivo seria criar algumas páginas de apoio ao freelancer. Páginas simples, intuitivas, "responsive" e elegantes. Pretendo que os freelancers acedam a estes serviços, sem necessidade de pagamentos, basta criarem uma conta, com username, email e password.


Queria criar páginas para:

- Controlar o tempo, que gastamos em projectos (estilo Toggl)

- Lista de "afazeres" (a famosa "To Do List", necessária e importante para todos os freelancers), como exemplos, temos Wunderlist e Trello

- Uma página de apresentação, através de slides

- Um feed de notícias (estilo RSS) já com páginas e tutorials pre-escolhidos, para o apoio ao freelancer

- Criar uma página de projecto detalhado, em que desde que temos um projecto em mãos, temos os passos a fazer, desde sketch/mockup, tecnologias que serão usadas, exemplos e/ou concorrência, de modo a criarmos um projecto passo a passo e confirmarmos que foi tudo feito (uma espécie de "To Do List" mas focado apenas para projectos)

- Uma página para ajudar nas cobranças nos serviços prestados



Um dos pontos fortes destas páginas, seriam traduzidas com ajuda de outros utilizadores, permitindo que cada utilizador pudesse utilizar a sua lingua materna (nem toda a gente dá-se bem com o inglês).

Em termos de sustantibilidade, acredito que se pudesse vender espaços publicitários (a definir com os que contribuem para o projecto)

Seria um conjunto de projectos interessantes, acredito que tenham potencial e poderiam adicionar algo extra ao portfolio dos seus colaboradores.

Pessoalmente, poderia contribuir com webdesign, html & css, mas seria necessário alguém com php/sql, também expert em Javascript.

Estou à procura de interessados e opiniões.

Alguém? :D

Sources / exemplos: (apenas cloud-based)

- www.toggl.com
- www.teamweek.com
- Sugestões?
 
Última edição:
Conheço ferramentas grátis que fazem algumas dessas coisas, com níveis diferentes de qualidade. O Redmine tem projetos, tarefas, contabilização do tempo por tarefa, feed de notícias, wiki (onde se poderiam pôr os documentos mais complexos em anexos) e integração com repositórios, entre outras coisas. O Trello, que mencionaste, é grátis (há contas pagas, mas tirando os anexos maiores, se forem necessários, não têm nada de especial em relação às contas grátis), e o Fogbugz, da mesma empresa, tem características semelhantes ao Redmine. É grátis para equipas de duas pessoas e tem uma funcionalidade interessante de estimativa de tempo até finalizar o projeto. Tanto o Redmine como o Fogbugz podem ser complementados com plugins, por isso pode ser mais eficiente juntar-lhes a funcionalidade que falta (e.g. página de cobrança) do que fazer tudo do zero.

Pessoalmente, se for só para uma pessoa, ultimamente tenho preferido usar ferramentas do meu ambiente de trabalho, especialmente se estiverem razoavelmente integradas. Uso o Gnome, em Linux, e há o Hamster Project para contar o tempo gasto em tarefas, que se integra com as tarefas do Evolution. O Evolution também tem memos e calendário, além de permitir integrar com Caldav, que é um standard de partilha de tarefas e eventos. Mas claro que nesta solução falta muita coisa que referiste, como a informação detalhada do projeto. Isso organizo em pastas, mas já sai do âmbito do que estás a pensar fazer. Só estou a referir esta alternativa porque há quem prefira trabalhar no seu próprio computador e não depender de ferramentas remotas.

Tirando essas possíveis objeções, se for uma coisa bem feita acho que pode ser um projeto interessante, especialmente se for fácil de usar e apelativo.
 
O meu objectivo, é que possamos utilizar estas ferramentas, que sejam suportadas por uma "cloud", de modo a pudermos aproveitar estes serviços também num smarthphone ou tablet.

Tanto no Linux, como Mac ou Windows, temos diferentes ferramentas mas muitas são precisas instalar, as opções online são 90% pagas.

Dei uma vista de olhos no RedMine e ao Fogbugz, falta mesmo a simplicidade, fácil UX/UI e design atractivo. Eu queria criar uma alternativa, que aos poucos que vai-se adicionando mais e melhores funcionalidades, também suporte multi-lingual.

Experimenta o Toggl (www.toggl.com) é dos muito poucos interessantes, para time management via cloud, seja mobile, desktop, etc. Também dá uma vista de olhos em TeamWeek (www.teamweek.com), que serve para ajudar a controlar o tempo que investimos num projecto faseado, basicamente "Gestão de Projecto".

Quero algo diferente
 
Eu sincronizo calendários e tarefas com o owncloud, tenho acesso a eles no telemóvel (e isso também é possível no Fogbugz e Redmine, de maneiras diferentes, embora nunca tenha experimentado).

O Toggl não me pareceu mais simples que o Fogbugz para gerir o tempo das tarefas, o interface para isso é parecido. Tanto o Fogbugz como o Redmine têm suporte multi-lingual.

O TeamWeek parece ser grátis para equipas menores que 5 elementos.

Mas como disse antes, se o projeto for bem feito e integrar toda essa funcionalidade com um bom interface, pode ser interessante. Já agora, o Redmine, além de ser open source permite theming básico alterando o CSS e tem uma API REST. Se concluíres que a funcionalidade está lá mas não gostares do interface, pode valer a pena ver quão difícil seria adaptar.
 
Parece-me interessante a tua ideia.
E o ideal é juntar tudo no mesmo site e não ter de usar vários sites ou programas.

Dou-me melhor com html/css, mas também me dou bem com php e js, menos bem com sql..
Talvez consiga ajudar numa coisa ou noutra
 
Parece-me interessante a tua ideia.
E o ideal é juntar tudo no mesmo site e não ter de usar vários sites ou programas.

Dou-me melhor com html/css, mas também me dou bem com php e js, menos bem com sql..
Talvez consiga ajudar numa coisa ou noutra

O meu objectivo é esse, geralmente temos que usar 2, 3 ou mais ferramentas. Seria boa a tua ajuda, visto saberes php/js (ainda estou a começar). Para uma primeira fase, acho que SQL não seria necessário.

Eu vou começar por desenhar uma página, depois envio-te por PM. Vou tentar fazer algo clean, user friendly mas atractivo.
 
Back
Topo