tutorial para fazer homepage

Posso-te dar umas dicas.

Primeiro arranja um editor (programar HTML suca milhoes, só mesmo para pormenores) - eu uso frontpage e Macromedia dreamweaver (agora da Adobe).

Depois precisas de um espaço na net.. para começar homepages.sapo.pt tem paí 10mb que deve dar para o teu inicio. É nacional e bem rápido o servidor.

Depois se não quiseres uma coisa muito detalhada com imagens a fazer de backgrounds e tabelas etc. não precisarása de um editor de imagem muito poderoso, mas photoshop safa tudo .

Depois tens de perceber como funciona a coisa:

tens o root do site (uma pasta) que te reconhece o ficheiro_root, por assim dizer, index.html na maior parte dos casos (Netcabo é default.html). Esse é o ficheiro que é carregado quando acedes ao site. Depois, dentro desse index.html, poderás ter hyperlinks para sub-sites.
Estes podem ser abertos numa janela nova, na mesma (por cima) ou ainda carregados em frames.O que são frames?. Frames funcionam como sites independentes. Se meteres uma frame dentro de uma página, por exemplo uma em cima e outra em baixo, a de cima pode funcionar como menu e a de baixo para o carregamento das páginas correspondentes a cada item do menu.
Isto facilita os users e ajuda no loading da página, visto que só tem de carregar a parte de baixo.

Básicamente necessitas, como já referi, de um editor (aconselho-te o Frontpage), de um espaço online e de criatividade ;)
Hoje em dia com os programas que há, não precisas de aprender HTML. De vez em quando e quando já estiveres ambientado a Web Developing, aprendes e sacas uns java.scripts da net para tornar aquilo mais poderoso :) .
 
Última edição:
try this..., http://pages.google.com

Create your own web pages, quickly and easily.

Google Page Creator is a free online tool that makes it easy for anyone to create and publish useful, attractive web pages in just minutes.

* No technical knowledge required.
Build high-quality web pages without having to learn HTML or use complex software.

* What you see is what you'll get.
Edit your pages right in your browser, seeing exactly how your finished product will look every step along the way.

* Don't worry about hosting.
Your web pages will live on your own site at http://yourgmailusername.googlepages.com

Google Page Creator is a Google Labs project, and is still in an early testing phase.

abraços, HecKel
 
Última edição:
s00n disse:
De vez em quando e quando já estiveres ambientado a Web Developing, aprendes e sacas uns java.scripts da net para tornar aquilo mais poderoso :) .
Na minha humilde opinião, javascript só devia ser usado quando absolutamente necessário para melhorar a usabilidade, e mesmo assim de forma ponderada.
Páginas informativas querem-se simples, rápidas e compatíveis com o maior número possível de plataformas.

Javascript puramente decorativo "sacado da net" tem o péssimo hábito de ir contra esse princípio ao abrandar o carregamento das páginas, causar erros e atrapalhar os visitantes.
 
Estou pior que tu, Umek

Bom dia a todos:
Pegando no tópico, encontro-me ainda pior que o Umek
a pagina da netcabo diz-me para eu arranjar um "programa cliente de FTP "
e manda-me para a pagina do sapo, então e depois na pagina de downloads do Sapo qual aconselham ?
Obrigado a todos
 
StormhawK

Tens toda a razão. Concordo com o que dizes. Só disse isto porque há uns tempos fiz um site para um grupo de música e por exemplo quando se passa o rato por cima de cada músico (o nome) aparece um quadrado, que flutua com o rato até este sair das margens da palavra, com uma breve descrição sobre cada um. Pa de vez em quando dá jeito para certos pormenores e mariquices.
 
Última edição:
recherche disse:
a pagina da netcabo diz-me para eu arranjar um "programa cliente de FTP "

Tu tens uma conta da netcabo com direito a um espaço na net é isso?

Se sim tens de, como tu dizes e eles também, arranjar um cliente de FTP (eu uso o cuteftp... há muitos) e ligares-te ao hostname: pwp.netcabo.pt , username: "nome_da_conta" (predefinido é o numero de utilizador, password:" a pass da tua conta (para ver os consumos por exemplo) e ai tens a pasta root como já te expliquei. Depois é fazeres um site báisco, nem que seja a dizer olá mundo!, para verificares que está a funcionar, e salvares como default.htm. Feito isto envias para a tal pasta root com o cliente de FTP e acedes ao teu site (respectivo FTP) http://pwp.netcabo.pt/"o_nome/numero_da_tua_conta"/ e está feito ;)

Sapo é a mesmíssima operação mas salvas como index.htm e o hostname é ftp.homepages.sapo.pt
 
Olha, para já devias começar com HTML básico, abre o bloco notas e vai a este site www.echoecho.com, tenta aprender os básicos dos básicos.

Depois disso devias experimentar ums programas, o FrontPage é um programa que já vem com o Office, e é bastante bom para fazer páginas.
Claro, que o que aconselho mais é o Dreamweaver da Macromedia.

Não pares apenas no HTML, há outras linguas imporantes, o CSS/Java/PHP são linguas importantes se quiseres fazeres páginas com qualidade. ;)

EDIT:
Também vais querer algo para testar as tuas páginas antes de as meter na net, eu aconselho fazer um servidor no teu PC, www.wamp.com.
 
Freakin'Cuda disse:
Olha, para já devias começar com HTML básico, abre o bloco notas e vai a este site www.echoecho.com, tenta aprender os básicos dos básicos.

Depois disso devias experimentar ums programas, o FrontPage é um programa que já vem com o Office, e é bastante bom para fazer páginas.
Claro, que o que aconselho mais é o Dreamweaver da Macromedia.

Não pares apenas no HTML, há outras linguas imporantes, o CSS/Java/PHP são linguas importantes se quiseres fazeres páginas com qualidade. ;)

EDIT:
Também vais querer algo para testar as tuas páginas antes de as meter na net, eu aconselho fazer um servidor no teu PC, www.wamp.com.
Pois, mas não... Estás a recomendar-lhe primeiro abrir o bloco de notas e depois atacar programas. Há um problema em qualquer lado, não? Supostamente, ao abrir o bloco de notas, o gajo vai ter que programar à mão... ora se o fizer, xuta os programas para o lado pois são absolutamente desnecessários. Toda a gente o dirá: a melhor maneira de fazer páginas limpas é À MÃO.

Começa, como diz o Freakin' e bem, por aprender o HTML. Quando souberes construir uma página razoávelmente coerente e sem grandes mariquices, lança-te no CSS. Depois de dominado, o HTML e o CSS fazem maravilhas.

Depois, e para responder ao teu post inicial, não se fazem sites (homepage é um raio de um termo) com "um tutorial". Aprende-se uma linguagem (graças a tutoriais, sim) e depois mete-se ao caminho.

Quanto ao Frontpage, desculpem là mas andam aqui a dizer algumas barbaridades. O Frontpage só começou a ser "razoavelmente aceitável" a partir da versão 2003. As versões anteriores, fujam delas a sete pés. O Frontpage produz código muito "MS-like" e todos sabem que o Internet Explorer não é exemplo de qualidade para ninguém. Frontpage não é, portanto, solução. Mas claro que depende, se o teu objectivo é mostrar o teu sitezito aos teus 72 amigos, chega perfeitamente. Mas se ambicionas algum sucesso e divulgação, não serve, claramente.

Soon, falas nas "frames" como sendo sites independentes, está certo, mas, para melhor compreensão, acrescentaria que se podem comparar a janelas dentro das quais podemos inserir outra página. Além disso, as frames são também daquelas coisas a fugir a sete pés... ninguém, no seu perfeito juizo usa isso se quiser um site bem referênciado nos motores de busca. As frames já tiveram a sua glória (algo que nunca deveriam ter tido, mas enfim).

StormhawK, concordo plenamente contigo na questão do Javascript. Todos esses scripts para adicionar funções amaricadas aos sites (é datas, é quadradinhos cor-de-roza com pintas verdes, etc.) só servem para estragar os sites.

Meus amigos, para fazer simples (isto é, quando não nos introduzimos em áreas como o PHP/MySQL), aprender o HTML e o CSS é o melhor. Conseguimos fazer cenas brutais.

E uma regra: tables are the enemy.

Bom Domingo!


PS: desculpem là o calhamaço. :D
 
E uma regra: tables are the enemy.

Lol, por muito que concorde contigo, a verdade é que isso é mandar areia para os olhos do ppl. Ou achas sinceramente que nested DIV's e css hacks é muito melhor que usar tables para layout? A porra da verdade é que a web continua sem uma layout language que se aproveite e o resto é paisagem.

ps. quem sugerir Flash ou PDF vai direitinho para o paredão de fuzilamento...
 
Já agr...eu estou a criar um site no google pages e aquilo tem 100Mb...vou disponibilizar programas pa download e tou a ver q aquilo num vai dar pra tudo...conhecem algum q deia mais espaço?

cumps
 
isso só criando um novo mail...(n sejam mauzinhos) ;)

pa já há uma thread com sites e domínios que podes registar, com espaço, com acesso ftp, com bases de dados... que se paga, que é de graça... tens montes de opções lá.
podes sempre por o teu ip pago por ano(n é muito caro) e ai tens o espaço k kiseres
 
ShadeX disse:
Lol, por muito que concorde contigo, a verdade é que isso é mandar areia para os olhos do ppl. Ou achas sinceramente que nested DIV's e css hacks é muito melhor que usar tables para layout? A porra da verdade é que a web continua sem uma layout language que se aproveite e o resto é paisagem.

ps. quem sugerir Flash ou PDF vai direitinho para o paredão de fuzilamento...
Só é no sentido em que é mais limpo e ficas com o código mais leve. E a verdade é que no seu início, as tabelas não foram feitas para isso. Agora, o visitante vê diferença? Epá, se as coisas forem bem feitas, não vê. Eu prefiro no entanto fazer as coisas com CSS e as DIVs, por mais trabalho que dê.

E estou ansioso pelo lançamento do CSS 3.
 
uploul site

eu gostava d saber s m poden indicar algun site pa faser uploud do site k eu contrui .... mas presisava pracima d 30mb.. existe algun? ...... s sim kual ...?
 
Back
Topo