NodeJs

DarkT

Power Member
Criei este tópico para a malta partilhar as suas experiencias com NodeJs apesar de ser recente já muitas empresas começam a adotar esta tecnologia. Aqui poderemos partilhar experiencias, padrões, etc (basicamente tudo relacionado com esta tecnologia).


Vou partilhar a minha experiencia, conheço esta tecnologia +- a 1 ano e desde ai tenho vindo a explorar cada vez mais, neste domingo até houve este evento http://www.joyent.com/company/events/node-on-the-road-lisbon no qual tinha a sorte de participar. Em termos empresarial trabalho em projeto de médio/grande tamanho em que posso dizer que ao inicio foi difícil devido a ser tecnologia recente e não ter experiencia e "metodologias e estruturação" o facto de ser Javascript também fez com que tivesse que aprender Javascript a fundo e mudar a minha maneira de pensar em relação a linguagem. Como projetos "caseiros" utilizo esta tecnologia porque o tempo de desenvolvimento é reduzido e é uma maneira de aperfeiçoar os meus padrões e estruturação das aplicações.

PS: o NPM atualmente já é o repositório com o maior numero de pacotes já ultrapassou as Gems do Ruby.

Agora é a vossa vez de partilharem :)

Cumprimentos
 
Em que linguagens programavas antes? E o que é que te parece o NodeJS em termos de manutenção de projetos grandes (organização de código, testes, etc)? Nunca programei em node e tenho pouca experiência com javascript, mas tenho-me interessado pelos últimos desenvolvimentos (AngularJS, Dart, que se tornou um standard ECMA há pouco tempo).
 
Basicamente sempre programei em .NET (C#). Manter uma aplicação grande começa a ser complicado senão tiveres uma estrutura bem feita desde inicio, existe algumas boas praticas que só a meio do projeto é fomos implementando mas como tudo só com experiencia é que se vai ganhando essa sensibilidade.

Aconselho o uso de "strict mode"; para o interpretador correr em modo estrito eliminando assim bugs simples e mantendo boas práticas... sempre fazer módulos pequenos para conseguir ficar tudo reutilizável e gerivel.

Uma aplicação com backend de NodeJs e FrontEnd de Angular fica um mimo acredita. As pessoas têm e que se habituar que programar em JS client side é totalmente diferente de programar em NodeJs...

Em termos de testes existem N frameworks eu aconselho o "Mocha" é simples e permite testar métodos assíncronos. Uma aplicação é sempre essencial que tenha testes porque o código só rebenta quando é executado... (falando de erros sintáticos não lógicos)

Utilizem o Grunt para colocar tarefas como correr os testes ou correr o Jshint para analisar o codigo JS e descobrir erros sintaticos.
Logging é importante mas isso é com qualquer linguagem eu utilizo o "Winston".
 
atualmente estou a iniciar um projeto em angularjs + nodejs + Sass + CoffeeScript com grunt , bower e yeoman.
uso Sublime3 para desenvolver com modulos de livereload.

Foi uma picelada configurar todo o ambiente e estrutura de desenvolvimento...

a ver vamos... o que isto dá.
 
Tá aqui um brinquedo que fizemos lá na conferência.

http://robots.sousalopes.net

IMG_20140713_203026.jpg


PS: Convém aceitar a camera, se vos faz confusão tapem a vossa camera com um papel.

PPS: Não, o brinquedo original não usava uma lata de ice tea como base...
 
Última edição:
Sou uma pessoa ligada 100% ao .Net (C#) e raramente mexo com JS (é mais quando tenho que andar a tratar directamente com o «telerik»).

E tenho que admitir que me fascina o JS e este tipo de linguagens... Só que quando tenho algum tempo livre, aproveito para desenvolver conhecimentos em C#... Mas qualquer dia pego nisto! :) Talvez fazer um novo site/portfolio numa tecnologia destas.
 
Ultimamente também ando com a febre do JS e principalmente do node. Apesar de ainda nao ter programado muito, tenho lido inúmeros artigos sobe este assunto.
Mas na verdade o que me está a limitar é a ideia para criar uma aplicação I/O bound, uma que não seja um chat...
Se alguém quiser dar ideias estou receptivo, e nao precisa de ser uma ideia de 20 milhões de dólares :D


atualmente estou a iniciar um projeto em angularjs + nodejs + Sass + CoffeeScript com grunt , bower e yeoman.
uso Sublime3 para desenvolver com modulos de livereload.

Foi uma picelada configurar todo o ambiente e estrutura de desenvolvimento...

a ver vamos... o que isto dá.
Não podias ter usado o MEAN, para evitar tantas configurações ?
 
Mas na verdade o que me está a limitar é a ideia para criar uma aplicação I/O bound, uma que não seja um chat...
Se alguém quiser dar ideias estou receptivo, e nao precisa de ser uma ideia de 20 milhões de dólares :D

Um editor de texto colaborativo? Um jogo de pedra, papel, tesoura? Um blog em que há notificações de comentários em tempo real?
 
A meu ver acho que usar o Mean é má escolha porque já tras demasiadas coisas out of the box se nunca programaste em Node nem em Express (framework web mais conhecida) aconselho a teres as peças separadas e ires tu encaixando assim ficas a perceber as peças...

Eu desde que começei a usar AngularJs agora nao quero outra coisa xD

Aparte do mean da uma olhadela no KrakenJs é uma framework criada pelos gajos da paypal e depois meteram opensource.
 
Eu comecei a usar nodejs (nos tempos livres em que me apetece programar) há coisa de um ano. Na altura optei por ExpressJS + EJS + MongoDB. Tive alguns problemas com a forma como as coisas se processavam, um pouco desorganizado para o meu gosto e para aquilo que estou (profissionalmente) habituado: Codeigniter + MySQL.
Pus o mini-projecto que estava a desenvolver em pausa. Era um chat (cliche) para usarmos na empresa de forma interna.
Recentemente voltei a pegar em NodeJS, explorar que frameworks haviam, e depois de muito ponderar, decidi-me por SailsJS em deterimento de MeteorJS (eram estas as duas finalistas) e tenho a dizer que, ao contrário da primeira experiência, não podia estar mais contente. Tudo está muito bem organizado para quem está habituado a MVC.

Recomendo a quem está, tal como eu, habituado a uma framework PHP, que experimente SailsJS.
 
Recomendo a quem está, tal como eu, habituado a uma framework PHP, que experimente SailsJS.


Que documentação usaste para começar com SailsJS? Estive a ver a página deles e não fiquei muito bem impressionado. O Get Started está cheio de TODOs e aponta para uma página do Github que depois não aponta para mais lado nenhum. Não fiquei com muita vontade de andar a ler documentos soltos para fazer sentido daquilo.
 
Que documentação usaste para começar com SailsJS? Estive a ver a página deles e não fiquei muito bem impressionado. O Get Started está cheio de TODOs e aponta para uma página do Github que depois não aponta para mais lado nenhum. Não fiquei com muita vontade de andar a ler documentos soltos para fazer sentido daquilo.

Eles alteraram recentemente a documentação. O Get Started era o mais básico que vi. Tinha o deploy e pouco mais. A documentação em si não está má, mas segui um tutorial "externo" para começar a trabalhar.
 
Pessoal, estou ao poucos a aprender algo em NodeJS, mas estou com grandes peoblemas em instalar em ubuntu...

Do que pesquisar, basta fazer o apt-get install nodejs , mas ele diz que falta sempre alguma coisa (alguma libraria, que agora não me recordo do nome)

Com isto, pergunto-me, o Atom ou até mesmo o brackets, não traz logo nodejs & angular?

Obrigado!
 
Back
Topo