Melhor compatibilidade linux-gpu?

RuFuS

Power Member
Boas!

Tenho uma hd7850 e após testar algumas distros linux percebi que ati e linux não combinam lá muito bem...

Em termos gerais intel já testei e não há nenhum problema...queria saber se com nvidia há uma melhor compatibilidade, pois do que tenho lido não há tanta incompatibilidade.

Cumps
 
Sim, comparado com a AMD a Nvidia tem fama de funcionar melhor em Linux.
Pelo menos eu uso o driver binário da Nvidia e não tenho razão de queixa.
 
No entanto se fores para nvidia, instala os drivers proprietários, visto que os open source são piores que os open source para AMD.

Intel, nunca falha..........e open source.
 
Intel, nunca falha... depende.

Tanto num portátil com uma GMA 4500 como num desktop i5 com uma HD2000 cheguei a ter alguns problemas, portanto não parecia ser um problema de um modelo específico.
Tudo bem que num uso "normal" sem uso intensivo de GPU funcionavam perfeitamente, mas em coisas 3D como jogos, mesmo com as definições no mínimo e sem aparente lag de vez em quando o GPU ficava num estado em que a partir daí o PC ficava inutilizável, até a fazer scroll no browser lagava, e a única solução era fazer reboot. O erro nos logs era um tal "GPU hung", de que se encontra vários relatos pela net mas nunca consegui encontrar um fix que funcionasse.
Eu nem estou a falar de jogos que fossem demasiado puxados para estes GPUs da Intel (tipo Left 4 Dead 2), outros jogos mais antigos e até opensource que normalmente funcionavam na boa também causavam isto. Era um problema relativamente infrequente, mas mais cedo ou mais tarde acontecia, tipo 2 ou 3 vezes por mês, também dependia da frequência com que jogasse.

Entretanto meti uma Nvidia GT640 no mesmo i5, usando o driver binário, e nunca tive qualquer tipo de problema com aplicações 3D.

Também havia uns problemas em ter webgl a funcionar em linux com um GPU intel, mas isso se calhar já está melhor.
 
Intel, nunca falha..........

Intel GMA 3600 (Intel Atom N2600)... Entre intel e powerVR, nunca se entendem de quem é a culpa, no entanto, os users é que sofrem... Neste netbook que estou tenho uma incompatibilidade enorme em termos gráficos em linux (Não suspende, o VGA nao funciona e os drivers têm de ser adaptados da GMA500 e só funciona com um kernel até o 3.4... O que vale é que mesmo assim consigo gostar mais que o SO da M$ :p
 
Nvidia é a melhor opção, tenho 2 PC's com linux, um com uma ATI 7770 (Apenas Linux) e o desktop principal com uma 560 Ti (dual boot) e não tem nada a ver, com a ATI tenho neste momento as coisas estáveis, com o Manjaro e os drivers proprietários, no entanto em Ubuntu por ex. tinha montes de problemas com a ATI, freezes aleatórios, crash's e afins, com a Nvidia nunca tive qualquer problema independentemente da distro, no entanto concordo com o Nemesis11, os drivers open source ATI são ligeiramente melhores, mas se quiseres jogar terás que ir para os drivers proprietários.
 
Queria apenas confirmar o que já tinha lido...com a hd7850 também foi impossível...usei algumas ubuntu-based-distros durante 1dia no máximo porque os freezes eram constantes.

Não sendo para jogar mas para ter aceleração gráfica em ambiente de trabalho a nvidia leva vantagem então...

Cumps
 
Intel GMA 3600 (Intel Atom N2600)... Entre intel e powerVR, nunca se entendem de quem é a culpa, no entanto, os users é que sofrem... Neste netbook que estou tenho uma incompatibilidade enorme em termos gráficos em linux (Não suspende, o VGA nao funciona e os drivers têm de ser adaptados da GMA500 e só funciona com um kernel até o 3.4... O que vale é que mesmo assim consigo gostar mais que o SO da M$ :p

Eu também tenho uma GMA500 e simplesmente não uso ambiente gráfico nesse computador.
Quando disse que intel não falha, não me lembrei das PowerVR rebranded. Nem sei se se pode considerar aqueles Gpus como sendo da Intel. São lixo.

Em relação a tudo o resto Intel, só tenho tido as melhores experiecias. Não uso muito 3D e não são os GPUs mais rápidos do mercado, mas funcionam.
 
Já agora, há por aí alguem com uma intel GMA 4600 que me possa dizer se a compatibilidade com ubuntu é total pf?
Obrigado
 
Já agora, há por aí alguem com uma intel GMA 4600 que me possa dizer se a compatibilidade com ubuntu é total pf?
Obrigado

Desde que seja um Ubuntu recente (kernel recente) não vejo qual possa ser o problema. Os drivers da Intel são open source e estão integrados no Kernel. Ubuntu, Fedora, etc, é basicamente a mesma coisa.
 
Obrigado :) Que estou a precisar dum pc, e queria ver se conseguia ter a certeza que tudo vai funcionar bem e que não vai ser como o netbook :S Ainda estou meio indeciso entre alguns modelos só com intel 4600 ou intel 4600+ GT840M, mas pelos vistos ambos funcionam bem :)
 
Ya, só intel é o que recomendo....com dual gpu arriscaste a ter os dois gpus a consumirem energia e teres muito mais aquecimento!
 
Ya, só intel é o que recomendo....com dual gpu arriscaste a ter os dois gpus a consumirem energia e teres muito mais aquecimento!

O problema nem é tanto por ai. É mais o problema de o sistema só adoptar um e não alternar.
E depois há conflitos, ora não se tem a economia de energia da gráfica low-end nem a potencia da complementar.
 
Boas!

Mais uma sessão de testes...

De facto ATI e linux não é o prato do dia...testei diversas drivers e nenhuma me satisfez...a aceleração gráfica em ambiente 2D deixa muito a desejar comparada com a aceleração em ambiente Windows...

Entretanto também estive a fazer testes com gráfica intel e em linux nota-se de facto que as drivers funcionam na perfeição! A aceleração gráfica é igual em windows e linux com gráfica intel...

Falta-me testar com gráfica nvidia mas não me estava a apetecer adquirir uma gráfica só para o efeito... :lol:
 
Boas!

Mais uma sessão de testes...

De facto ATI e linux não é o prato do dia...testei diversas drivers e nenhuma me satisfez...a aceleração gráfica em ambiente 2D deixa muito a desejar comparada com a aceleração em ambiente Windows...

Entretanto também estive a fazer testes com gráfica intel e em linux nota-se de facto que as drivers funcionam na perfeição! A aceleração gráfica é igual em windows e linux com gráfica intel...

Falta-me testar com gráfica nvidia mas não me estava a apetecer adquirir uma gráfica só para o efeito... :lol:

Não precisas, eu sinto-me simpatico e digo-te. Performance similar ao windows (epá, não sei, não utilizo windows, mas os bench's dizem que sim :D)
Eu jogo ocasionalmente, e posso-te dizer que uma 9400 com uns valentes anitos em cima corre o Civ V no max. (O que não é assim tão leve quanto isso)
Entretanto troquei para uma 660 e continua na mesma. Ainda não apanhei nada que me engasgasse a gráfica (até porque não sou muito dessas coisas)
Não tenho quaisquer problemas de render, bug's, nada.

Eu sei que não devia de incentivar a utilização da porcaria do BLOB deles, é lixo no que toca á filossofia GNU, mas as drivers OSS de 90% das graficas são uma porcaria comparando com a qualidade do BLOB.
Um dia mais tarde que GNU/Linux ganhe users acredito que as drivers Mesa serão muito mais desenvolvidas (quer a nouveau quer a radeon). Até lá incentivar ao uso das mesmas é pedir para que mais utilizadores falem mal deste sistema.

A driver FOSS da AMD até que nem é muito má, mas tem bugs ocasionais e tem uma performance muito limitada em 3D.

Pena que a intel não venda gráficas PCI...

Cumps
 
Apenas por curiosidade já alguém testou a plataforma AM1 em Linux? Apesar de ser AMD diria que Linux é o SO ideal para esta plataforma até porque não faz sentido gastar quase tanto num SO como no resto do sistema :)
 
Back
Topo