As minhas dúvidas sobre HTML

Inphinity

Power Member
Boas,

estou a tentar aprender um bocado de html no "w3schools". Ainda estou muito verde nisto, mas era uma coisa que gostava de aprender com o tempo. No entanto tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

Gostava por exemplo de saber qual a diferença entro os atributos name="" e id="".

Vou tentar usar este tópico para ir colocando as duvidas que surgirem se não se importarem. Pode ser que sirva de ajuda para outros iniciantes como eu.


Obrigado
 
name é mais usado em forms, e id é para identificar um elemento html, ou seja podes ter várias checkbox's com o mesmo id mas com nomes diferentes, com isso podes enviar para o servidor valores diferentes mas em termos de javascript / css sempre que quiseres mexer no grupo não tens de aplicar ações individuais e podes trabalhar com elas como um grupo.
 
@Matabicho Deu para entender a tua ideia. Mas pra ser sincero, ainda vou ter de estudar melhor o assunto para entender plenamente o que disseste.

@ByMySlf Obrigado pela dica. É melhor que o w3schools?

Outra duvida que tenho prende-se ao CSS. Eu gostava de também aprender CSS no futuro, só não sei quando começar. Tipo, que grau de conhecimento de html devo ter para começar a marrar no CSS?
 
Gostava por exemplo de saber qual a diferença entro os atributos name="" e id="".

Para já, não penses muito nisto.
Dedica-te a saber principalmente o que é HTML. Aprende a usá-lo e a criar páginas estáticas. Depois passa para CSS.
Aqui já podes ir alterando os aspectos da página e dar-lhe o estilo que queres.
Quando dominares isto, passas para JavaScript. Aí vais saber quando usar os atributos name, id, class e tudo o demais.

Vou te recomendar em primeiro lugar e como já referiram, o codecademy. Mas não te deixes "cegar".
Também te aconselho este livro: "Teach Yourself VISUALLY HTML5".
Este livro começa simplesmente do zero. Está muito bem estruturado, e foi o primeiro livro em que eu peguei sobre isto.
Eu comecei á pouquissimo tempo a estudar webdev (é o meu hobby), á uns oito meses, e juntando esse livro, codecademy e w3schools para tirar duvidas, posso dizer que a aprendizagem é rápida e "limpa".
 
Para já, não penses muito nisto.
Dedica-te a saber principalmente o que é HTML. Aprende a usá-lo e a criar páginas estáticas. Depois passa para CSS.
Aqui já podes ir alterando os aspectos da página e dar-lhe o estilo que queres.
Quando dominares isto, passas para JavaScript. Aí vais saber quando usar os atributos name, id, class e tudo o demais.

Vou te recomendar em primeiro lugar e como já referiram, o codecademy. Mas não te deixes "cegar".
Também te aconselho este livro: "Teach Yourself VISUALLY HTML5".
Este livro começa simplesmente do zero. Está muito bem estruturado, e foi o primeiro livro em que eu peguei sobre isto.
Eu comecei á pouquissimo tempo a estudar webdev (é o meu hobby), á uns oito meses, e juntando esse livro, codecademy e w3schools para tirar duvidas, posso dizer que a aprendizagem é rápida e "limpa".

Obrigado pela orientação. Para mim a aprendizagem nem tá a ser muito dificil. A dificuldade está mesmo em saber onde focar em primeiro lugar, segundo, terceiro... e por aí fora. Como tu dizes HTML - Saber criar uma pagina - CSS e por fim javascript. Pelo meio vou entender melhor isso dos id, name , class, etc.

O Codecademy tá a ser uma boa experiência. Tenho de fazer exercícios para avançar no curso e posso dizer que tou a aprender bastante bem. Vou entrar num tutorial que já vai dar umas "luzes" do que posso fazer com CSS. Mas tudo a seu tempo. Vou ver se arranjo o livro que falas-te. Quanta mais info melhor.

Quando ao HTML5, tenho algumas duvidas. Tipo, alguns sites falam ou ensinam XHTML, HTML4.qualquercoisa. Deduzo que o HTML5 seja o mais atual e o que mais interessa aprender, nao é?

Já agora por curiosidade, o que faz verdadeiramente um WebDev? Criar paginas, blogs e afins? ou será mais do que isso?
 
HTML5 é o nome que se dá ao conjunto das últimas versões das ferramentas HTML, CSS e JS. Estes três constroem o HTML5.
Um Web Developer não se pode resumir só a isso. Para já tens duas vertentes: Frontend e Backend.
Frontend, é o developer que desenvolve a página que o cliente vê e opera.
Backend, é o developer que cria todas as estruturas de dados que o site necessita para rolar. Por exemplo, criar bases de dados, processamento de formulários, programar o servidor entre muito mais.

Eu não sou nenhum expert, por isso alguém que seja mesmo profissional no campo possa explicar aqui, assim também aprendo :p
 
WebDev é uma área enorme, acho difícil resumir em pouco, conheço gente que é só sites (uns só backend outros só frontend e ainda uns que é ambos) outros que fazem coisas mais empresariais como sistemas de automatização de campanhas e outros que são mais em termos de integração e customização de aplicações "chave na mão".

Acho que algo que conta bastante se fazes A,B,X ou Z são as linguagens de programação que se sabe e a experiência.
 
nunca repitas IDs.

#id são únicos.
.classes são re-utilizáveis.

name="" utiliza-se apenas, que eu saiba, para os formularios.
por exemplo:

Código:
<label for="telefone">
<p>Telefone: </p>
</label>

<input type="tel" name="telefone"></input>

ou

Código:
<label>
<p>Telefone: </p>
<input type="tel"></input>
</label>

quando clicas em "Telefone:" o browser faz blur ao input :)
 
Estou mesmo a acabar o tutorial de html/Css no Codecademy. Está a ser uma optima experiencia e tem uma plataforma muito simples. A questão que se coloca é: o que faço a seguir? o codecademy aponta para o javascript, mas eu quero primeiro melhorar o html e o CSS. Já me recomendaram um livro porreiro e é isso que vou fazer, mas gostava de saber o que devo fazer para aprofundar melhor o html css.

Eu "acho" que faria bem começar a construir uma pagina completa em html para ganhar uma certa autonomia e também "acho" que poderia aprender coisas novas a ver "fontes" de outras paginas na net. Poderiam dar-me exemplos de sites engraçados e com fontes simples de perceber?
 
A aprodundação do html/css vai ser adquirida na experiencia, sobretudo porque vais precisar e vais procurar especificamente o que queres. É assim que vais aprender muita coisa, como já deves fazer ideia.
Aconselho-te a saltar para JS. Não sei se tens passado em programação, mas como eu não tinha, apaixonei-me por completo. A partir daí, as possibilidades são infinitas. Podes fazer o que quiseres (cliente-side).
 
A aprodundação do html/css vai ser adquirida na experiencia, sobretudo porque vais precisar e vais procurar especificamente o que queres. É assim que vais aprender muita coisa, como já deves fazer ideia.

Quando falei em começar a construir uma pagina html era com isso em mente. Tipo, à medida que adicionava novas cenas ia aprendendo. Sou daqueles que aprende mais pela pratica.

Aconselho-te a saltar para JS. Não sei se tens passado em programação, mas como eu não tinha, apaixonei-me por completo. A partir daí, as possibilidades são infinitas. Podes fazer o que quiseres (cliente-side).

Assim como tu, eu tambem não tenho noções de programação. Tenho a certeza que vou gostar de Javascript. Podias dar-me uma pequena ideia daquilo que posso fazer com o javascript? nem que seja um exemplo?
 
Quando falei em começar a construir uma pagina html era com isso em mente. Tipo, à medida que adicionava novas cenas ia aprendendo. Sou daqueles que aprende mais pela pratica.



Assim como tu, eu tambem não tenho noções de programação. Tenho a certeza que vou gostar de Javascript. Podias dar-me uma pequena ideia daquilo que posso fazer com o javascript? nem que seja um exemplo?

com javascript manipulas o DOM (document object model), ou seja, a estrutura/elementos da página e tudo o que o cliente pode ver. podes utilizar JS para galerias, tabs, animações, validações, etc.. tudo o que seja interactivo, tornando o site dinâmico.

sugiro que faças o curso do codeacademy, depois nada melhor do q montares o teu site (faz uma loja.. um site pessoal.. alguma coisa q te venha à cabeça e te obrige a trabalhar em qlqr coisa "real").
 
Última edição:
o céu é o limite :007:

tive a pesquisar um bocado sobre "client-side" e "server-side". O que não percebi bem é o server-side. Sei que o "server" serve para enviar informação para o client(browser) e que depois o client transforma os dados enviados pelo servidor em textos/imagens/videos/.

O que não entendi é para que serve "programar" o server-side. Que vantagens posso tirar disso?
 
O que não entendi é para que serve "programar" o server-side. Que vantagens posso tirar disso?
Hoje em dia faz-se muita coisa no cliente, mas o servidor continua a ser essencial para centralizar a informação e o processamento. Por exemplo, neste fórum que estás a ler, o servidor autentica os utilizadores, guarda e aplica as preferências de cada um, processa e grava as entradas que são escritas... Pode-se pensar num futuro com sistemas federados em que não seja necessário um servidor para tarefas em que eles são atualmente usados (e.g. redes sociais distribuídas), mas mesmo nesses casos o servidor tem a utilidade de persistir a informação e disponibilizá-la permanentemente, enquanto muitos clientes desligam-se regularmente.
 
Back
Topo