Cuidado com o Paypal!

Jomima

Membro
Cuidado com a confiança que fazem no Programa de Protecção ao Comprador do Ebay / Paypal, pois não é tão seguro como parece.

No passado mês de Março fiz uma compra no Ebay Espanha de um produto aí localizado, segundo informação que constava da própria página. Qual não é o meu espanto quando após me enviarem o número de rastreamento verifico que a origem do mesmo é em Hong Kong. Entrei de imediato em contacto com o vendedor e comuniquei-lhe que aquilo não estava correto e que não me responsabilizava pelas despesas de alfandega (de Espanha para Portugal, dentro da UE não existem taxas). Como me parecia que o vendedor me estava a tentar enrolar decidi abrir um caso no Ebay / Paypal (dentro do prazo estipulado de 45 dias). O tempo foi passando e o produto ficou retido na alfandega, havendo lugar como seria natural ao pagamento das respectivas taxas, pelas quais como é óbvio não me responsabilizei. No entretanto, e contra todas as minhas expectativas, pois confiava plenamente no Paypal, na resolução do caso é dada razão ao vendedor, apenas e só por ele ter feito prova de ter expedido, apesar de a localização inicial não corresponder à anunciada e de eu não ter recebido o produto, ao contrário do que vem expressamente publicitado no referido Programa de Protecção ao Comprador, em que caso este não receba o que comprou tem direito à devolução do dinheiro. O produto, não reclamado, foi devolvido pelos correios portugueses, tendo o mesmo sido perdido no trajecto de retorno, sendo que o Deutsche Post me enviou documento a atestar do mesmo (referindo que a respectiva indemnização seria entregue ao expedidor, ou seja ao vendedor), que oportunamente remeti ao Paypal, tendo estes me respondido dizendo que nada havia a fazer pois o caso para eles já estava encerrado, e que entra-se em contacto com o vendedor para o resolver amigavelmente, como se para isso eu precisa-se de usar o Paypal. De notar que entretanto o vendedor se evaporou e deixou de responder às minhas mensagens.
Concluindo com esta brincadeira perdi 90,00€.


Peço-vos que dêem a conhecer este caso aos vossos amigos e conhecidos para que todos saibam com que podem contar.


Caso: PP-003-040-752-033
 
Wow, é uma situação complicada!

Os problemas q tive em que tive de abrir ebay cases acabei sempre por ter razão e senti sempre que o comprador era bem protegido.

Mas pronto, é sempre bom ter mais conhecimento sobre estes casos.
 
Já há alguns anos atrás que me aconteceram situações do género.
Mostrei comprovativos em que a outra parte não tinha razão nenhuma mas eles não quiseram saber. Por acaso algumas das regras e maneiras como resolvem não são muito claros.
Vou supor que é por existirem centenas e centenas de tentativas diárias de fraudes que acabamos por pagar por tabela.
 
Sim também me parece ser responsabilidade do ebay. O Paypal apenas se responsabiliza pela entrega ou não entrega. Como havia comprovativo parece complexo mas as pessoas convém serem sérias também. Eu cheguei a ter uma venda cujo pacote foi enviado em registado ou seja com seguro. O produto chegou danificado ao destino. Como o destinatário levantou o pacote a responsabilidade de reclamação pelo seguro passa imediatamente para o destinatário ou seja apesar de ter tentado obter algo aqui não foi possível e o destinatário não queria complicações. Eu podia ter mandado ele dar uma volta mas lá lhe resolvi o problema. Ele enviou-me de volta e eu corrigi os danos e enviei-lhe de volta.

Mas tb já tive um problema com o paypal semelhante. O produto que recebi não estava conforme ou danificado (já foi há tanto tempo que nem me recordo o que era) reclamei no Paypal e eles disseram que não tinham provas disso. Conclusão fiquei a arder.
 
O meu caso já expliquei aqui no fórum 2 ou 3x e não foi ligado ao Ebay, mas sim uma transferência de fundos directa.
Recebi uma quantia por um serviço prestado e passado uns dias o dinheiro foi recolhido da minha conta. Depois de abrir um ticket, descobri que ele tinha aberto uma reclamação pois tinha dito que eu fiquei de enviar algo para ele e que nunca tinha chegado. Expliquei ao paypal o que se tinha passado mas eles ignoraram completamente e deram-lhe o dinheiro de volta.
Estive a trabalhar para aquecer :)
 
Nesses casos o melhor era seres tu a enviar uma invoice com descrição. Como queres que o Paypal prove o que quer que seja. Nesse caso protegeu o comprador.
 
Ele também não apresentou nenhum documento de compra :)

Nem é preciso isso fica registado no paypa. O problema é que ficou registado como algo genérico. Aliás qdo envias dinheiro podes escolher que tipo de transacção é, claro que ele deve ter escolhido Goods pq já ia com a maldade ferrada. O envio de uma invoice já evitava isso. O paypal iria ler que era o pagamento por um serviço. A partir do momento que ele paga concorda com a propria invoice.
 
Só porque compras no Ebay Espanhol não significa que as coisas venham de Espanha... O mesmo se aplica ao utilizador. Muitos vendedores de outras nacionalidades fazem wholesale, ou seja, mandam vir cenas da China e afins, directamente para tua casa, ganhando assim um género de uma "comissão". O preço dos portes é sempre apresentado na página do producto, a menos que seja grátis, devias ter tido atenção. Quanto à resolução Paypal-Ebay, já fiz inúmeras compras sem quaisquer problemas mas naquelas que abri processo no Paypal, deram-me sempre razão, felizmente.
 
Local errado.

Dado não seres power member ainda não tens acesso ao local correcto, portanto provisoriamente fica nas duvidas.
 
Back
Topo