[HTPC] Projecto: CQ60 into HTPC

Satchmo

Power Member
Boa noite a todos!

Bem, após 6 anos de trabalho digno e de ser um fiel portátil, o meu Compaq CQ60 - cujos problemas crónicos de nascença, de aquecimento, o impediram de ser um portátil impecável - estava a dar sinais de precisar de reforma. O ecrã já quase não funcionava, o plástico estava em más condições, parte das teclas não funcionavam e o aquecimento já não podia ser resolvido com mais uma leve limpeza.

Assim, decidi transformá-lo numa espécie de HTPC, remodelando-o a nível de software e hardware para que ela viva mais uns tempos, ligado permanentemente a uma TV.

SOFTWARE:

Formatado. Instalei-lhe o Windows 8, um anti-vírus leve, XBMC, PES2013, CCleaner e UnifiedRemote. Coloquei o CQ60 a entrar diretamente no XBMC usando uns programas (depois coloco os nomes), desactivei o Windows Explorer, desativei o startup, as animações durante o boot e desativei todos os processos desnecessários para aumentar a velocidade do sistema. Todo o controlo é feito a partir do XBMC usando o UnifiedRemote ligado ao SII LTE como comando. All-in-all, não está muito mau. [Screenshots para depois]

HARDWARE:

A ideia inicial era desmontar o portátil todo e colocar tudo dentro de um antigo aparelho que eu tinha em casa. Mas isso iria ficar mal e por isso desisti. Aqui dá para ver o CQ60 (ainda montado) e a parte de baixo do tal aparelho que ia servir de case:

jUSmC4d.jpg


Depois de decidir que ia fazer uma caixa, desmontei o portátil todo e removi a drive de CD e a placa de wireless (que não era grande coisa). Para adicionar à nova case arranjei uma fan 7x7cm de um desktop velho e 2 pares de fans 2x 6x6cm que comprei nos chineses e são bem porreiras.

gMIoTAr.jpg


A isso juntei um hub (3 entradas USB) e uma pen wireless TP-Link N600.

g57rEsL.jpg


Isto são duas fotos do teste que fiz para verificar que estava tudo direito. Tudo o que referi em cima está ligado ao HTPC e está tudo a funcionar corretamente. A esta altura já tinha grande parte do software instalado e funcionou tudo às mil maravilhas.

OqsyW6i.jpg
XJEu9Gj.jpg


O próximo passo é fazer uma limpeza ao sistema de refrigeração de origem do CQ60 e renovar as massas térmicas. Esta é uma foto do conjunto (sem o disco e, de momento, a parte da refrigeração está desmontada para a tal limpeza):

sEuM3Wh.jpg
LZkJVYW.jpg


CASE:

A case vai ser feita na empresa onde trabalha o meu pai. Como esta trabalha maioritariamente em alumínio, esse será provavelmente o material da caixa. Entretanto, fiz um sketch no SketchUp. Não é nada definitivo, mas dá para começar a colocar as ideias no "papel".

oCYDIhb.png

ecdXKaj.png
b8mgfkY.png
QYqeDDz.png
FMnQwM2.png


Legenda: os "buracos" com um X são as ventoinhas, a folha verde é a board e aquela tira mais clara com uma cena preta é, supostamente, o botão para ligar a máquina. A outra tira mais escura é onde estão as entradas que eu não desenhei. Mas as medidas estão todas razoavelmente correctas.

E pronto, para já é isto. O concept da caixa não passa disso. Ainda tenho que pensar bem no que ficará melhor. Opiniões e sugestões são bem vindas. O tópico será actualizado conforme o projecto for evoluindo. Obrigado!
 
Última edição:
Back
Topo