Conteúdos Digitais x Conteúdos Físicos

Qual é a tua opinião?


  • Total voters
    75

ValtermcPires

Colaborador
Staff
digitalphysical-790x592.jpg


Bem desde há 2 semanas que ando com isto na cabeça, tudo começou quando me deu na ideia de comprar um eShop de 15€ para comprar uns jogos para a 2DS, físico contra digital, sempre fui uma pessoa que adorou ficar a olha para a colecção, lembrar os momentos em que teve de juntar para conseguir comprar aquele, puder limpar o pó, organizar os jogos por ordem alfabética etc..


Mas desde uns tempos que me tenho convertido ao digital (steam, conto com mais de 200 jogos) e por me que me custe, até é fixe, puder ter tudo naquele SD, disco se ter que preocupar de ir buscar outro jogo (para pessoas preguiçosas é máximo).


Dá bastante jeito e se formos a ver o mais importante, carteira, fica logo a ganhar se compramos digital, embora para mim gaste a dobrar se preciso, já aconteceu isso em jogos da PS3 e PC para mim onde comprei digital e depois por ter adorado o jogo comprei físico.


Bem qual é a vossa opinião nisto? Gostem? Não gostem?
 
O Futuro é Digital sem dúvida, fisíco têm muitas desvantagens ,tanto económicas como ambientais, serve principalmente para "alimentar" o mercado dos collecionistas e da venda a retalho, porque o principal valor de um jogo é o jogo em si e não a caixa/dvd, 99,9% dos jogos não valorizam com o tempo, só vejo algum sentido nas edições de colecionador para os aficionados, o mercado geral passaria bem sem formato físico e o planeta também!

my2cents
 
Eu sou adepto das duas modalidades.

Nas consolas, se a diferença de preço não for muito grande, prefiro sempre em formato físico. Daqui alguns anos a PSN da ps3 vai ser desligada, então pergunto-me, vou conseguir jogar algum jogo digital? Não sei... De qualquer maneira gosto de ver os meus jogos na estante, gosto do Blu ray ou DVD, gosto dos manuais (antigamente era melhor...), gosto das caixas!

Já no pc, em especial na steam, não tenho prazer nenhum em ver os jogos na estante porque eles não servem para nada a partir do momento que são activados. Posso instalar o jogo a partir da steam sem o DVD e vou precisar sempre daquela conta para o jogar... Ou seja o DVD não tem valor absolutamente nenhum, nem sequer o posso vender ou emprestar.
 
Eu sou adepto das duas modalidades.

Nas consolas, se a diferença de preço não for muito grande, prefiro sempre em formato físico. Daqui alguns anos a PSN da ps3 vai ser desligada, então pergunto-me, vou conseguir jogar algum jogo digital? Não sei... De qualquer maneira gosto de ver os meus jogos na estante.

Já no pc, em especial na steam, não tenho prazer nenhum em ver os jogos na estante porque eles não servem para nada a partir do momento que são activados. Posso instalar o jogo a partir da steam sem o DVD e vou precisar sempre daquela conta para o jogar... Ou seja o DVD não tem valor absolutamente nenhum, nem sequer o posso vender ou emprestar.

Perguntou-me o mesmo, na volta se estiverem instalados até nem nada acontece mas mas...

Ah e mesmo para a steam.
 
Perguntou-me o mesmo, na volta se estiverem instalados até nem nada acontece mas mas...

Ah e mesmo para a steam.

No máximo a steam pode perder força no mercado nos próximos anos... Mas nem isso é expectável.

Agora, na PS3 e Xbox 360 é de esperar que a microsoft e sony desliguem a PSN e live nos próximos anos...
 
olha que vocês agora tocaram numa "ferida" que pode muito bem derramar muito sangue, é que conheço pessoas que têm coleções inteiras digitais, imagina-se daqui a uns tempos quando a ps3 ja for muito antiga, em que so mesmo pessoal que queira matar saudades e que jogue tipo retrogaming, como e que vai ser.
 
compro jogos normalmente/regularmente via steam.

titulos que para mim sao especiais faço questão de comprar em caixa se forem edições especiais ou ricas (como as dos Witcher ou dos Dark Souls, verdadeiras preciosidades em físico). depois claro, activo-os no steam, nem os instalo a partir do disco. se a edição for "básica", só caixa e disco (como tem tendencia a acontecer), normalmente compro-os passado uns anos na mesma a um preço simbólico (como fiz com os Homeworld, por exemplo).

tenho prazer em possuir as caixas, algo que no digital não acontece, na realidade não "possuimos" os conteudos, apenas pagamos uma licença para lhes fazer o download.
para tudo o resto de play-and-forget, venha o steam.

disto isto, a minha colecção física está algures entre 10-20 e a minha digital ~200, entre Steam, Origin e GoG.
 
Última edição:
Tenho praticamente a mesma opinião que o dropko, vai depender de jogo para jogo, edição para edição, já não olho tanto para o preço como antes, também porque ultimamente até tenho comprado muito mais barato em físico.
Mas tenho tantos jogos fisicos como tenho digitais.
 
olha que vocês agora tocaram numa "ferida" que pode muito bem derramar muito sangue, é que conheço pessoas que têm coleções inteiras digitais, imagina-se daqui a uns tempos quando a ps3 ja for muito antiga, em que so mesmo pessoal que queira matar saudades e que jogue tipo retrogaming, como e que vai ser.
Versão digital e retrogaming !! Isso é uma boa questão para o futuro !!

Mas basicamente steam e etc é o consumismo ao mais alto nível , compras 20 jogos porque estão baratos e jogas 5 :) ... Imaginem terem todos os jogos que tem em digital na versão física , a pessoal a comprar aos 200 ou mais jogos na steam por ano , daqui a 10 anos precisavam todos de um armazém !!!

Digital deverá ser o futuro sem dúvida , e como tudo ,vai ser o fim de mais um ciclo ... Como aconteceu com vídeo clubes e salões de jogos ! Quem tiver uma loja dedicada a venda de jogos que a venda agora heheheh
 
Última edição:
Onde for mais barato seja físico ou digital, numa loja portuguesa ou estrangeira. Não sou coleccionador por isso não me interessa. Tenho comprado sempre na Steam, neste momento já vou com 60 jogos em 6 anos de conta.
 
Versão digital e retrogaming !! Isso é uma boa questão para o futuro !!

Mas basicamente steam e etc é o consumismo ao mais alto nível , compras 20 jogos porque estão baratos e jogas 5 :) ... Imaginem terem todos os jogos que tem em digital na versão física , a pessoal a comprar aos 200 ou mais jogos na steam por ano , daqui a 10 anos precisavam todos de um armazém !!!

Digital deverá ser o futuro sem dúvida , e como tudo ,vai ser o fim de mais um ciclo ... Como aconteceu com vídeo clubes e salões de jogos ! Quem tiver uma loja dedicada a venda de jogos que a venda agora heheheh

O problema da steam neste momento é que entra toda a porcaria imaginável. O catalogo de jogos da steam cresce a um ritmo infernal e sem critério nenhum.

Depois com os bundles, tem 1 ou 2 jogos que queres... Compras e recebes 5 ou 6 que não querias...

Mas pronto, tem a vantagem de ser digital, não ocupa espaço.
 
Pessoalmente prefiro formato fisico, gosto de colecionar jogos mas também só os que quero jogar mesmo. Dito isto, sou daqueles que gosta de olhar para a prateleira e ver lá as lombadas das caixas, ver os artwork se tiverem, abrir caixa, por o cd etc ;), principalmente no que diz respeito às consolas (aliás não tenho nada digital para a ps3). No pc, apesar de ter bastante em formato físico, tenho ainda mais em digital via Steam porque é um sitema que funciona bem. Os descontos na steam também são uma tentação, é preciso admiti-lo, de maneira que até ver não vejo porque não apostar no digital via steam gog etc. No steam aproveito praticamente os descontos brutais e uns jogos indie mais catitas, jogos que por vezes nem existem em formato físico.

Resumindo, gosto mais do formato físico, se pudesse comprar sempre neste formato era o que fazia mas o digital tem muitas vantagens (geralmente mais barato, mais cómodo, maior oferta, maior diversidade?, maior flexibilidade), mas os dois géneros podem perfeitamente coexistir. Há público alvo para alimentar os 2 mercados na minha opinião.
 
Resumindo, gosto mais do formato físico, se pudesse comprar sempre neste formato era o que fazia mas o digital tem muitas vantagens (geralmente mais barato, mais cómodo, maior oferta, maior diversidade?, maior flexibilidade), mas os dois géneros podem perfeitamente coexistir. Há público alvo para alimentar os 2 mercados na minha opinião.

Também partilho desta opinião, eu geralmente só compro em digital se o preço compensar, pois muitas vezes ( e isto na caso da psn) o digital custa o mesmo que o fisico e quando é mais barato a diferença é pouca. Só mesmo naquelas promoçoes de natal, ou quando é aniversário de algum franchise/personagem é que compensa a compra do digital.
 
Digital.

Vantagens

- Economia de espaço
- Jogo instalado com menores tempos de loading e menor desgaste da drive óptiica
- Menos tralha à medida que as coleções aumentam e envelhecem, menos trabalho para limpar o pó.
- Muitos jogos não têm versão fisica, especialmente os Arcade, e muitos jogos vindos do oriente.
- Às vezes o preço, embora nunca seja muito significativa a diferença nos laçamentos.

Desvantagem

- saudade de namorar as caixas de jogos nas lojas (se bem que já foi mais, no tempo das 16 e 32 bits)
 
Última edição:
eu prefiro tudo fisico...apenas as vezes activo a psn plus quando tem la um ou outro jogo que me possa interessar, e dar 15e por 3 meses e poder vir a ter mais jogos interessantes ou comprar o jogo prefiro a PSN plus.

imaginem que vamos para casa de um amigo?levamos a playstation?e se cada um tiver um jogo levamos todos a playstation?acho isso mau...prefiro ter o jogo e cada um leva o seu e joga se...se bem que hoje em dia cada um tem o seu jogo e acabou...

nao tenho a certeza do que digo... mas pode se levar ban das contas digitais? imaginem perder tudo...ou esquecer a pass e daqui a uns anos nao recordamos?

mas sei que as cenas digitais tem as suas vantagens que ja foram ditas. mas continuo a preferir tudo fisico:)
 
Penso que não é possível levar um ban de um produto digital adquirido por forma legal em nenhuma circunstância. Só se for ban de competições on-line, ou assim.
Mas sem certezas.
 
No PC prefiro digital, até porque o formato físico tem poucas vantagens, hoje em dia grande parte dos jogos necessitam de ativação no steam ou similar portanto só compro versões físicas quando estão mais baratas ou algumas edições de colecionador, já nas consolas prefiro o formato físico.
 
Fisico fisico fisico fisico fisico e para sempre fisico, é como o sexo fisico fisico fisico e não virtual.

Tenhos jogos digitais da 3ds (tenho o programa fundadores que foi oferecido aos primeiros compradores da consola) e mesmpo assim alguns dos jogos que até tenho rpeetidos prefiro meter o cartucho no gba e jogar esses jogos.
 
Tenho coleções dos dois tipos, mas prefiro francamente a versão física. Aliás, não fossem as sales do Steam e nem teria qualquer jogo em formato digital.

No entanto, as edições físicas são cada vez mais fraquinhas (tirando as CEs) que começa a não fazer grande diferença. Ainda sou do tempo em que os manuais eram detalhados e davam gozo folhear.
 
Back
Topo