Diodo, qual comprar?!

kapataz

I fold therefore I AM
Boas ,
Malta quero passar energia para um lado , mas do outro lado nao passe energia , senao vai-me ligou outra coisa que nao quero. Entao falaram-me em usar um díodo.
A minha duvida é qual comprar , com que especificações .
Que info é perciso saber !? para o comprar . Obrigado
 
duvido que alguém te possa dar alguma informação detalhada sem melhor explicação, nomeadamente o que são essas "coisas". O caso mais óbvio que me vez à cabeça é a ligação de paneis solares a baterias, mas não sei se é o caso.
 
vou tentar explicar melhor, entao é assim:
-tenho um fio "A" com 12v que liga uma luz
-fio "B" com 12v que liga outra luz.
-fio "C" que vai dar 12v .
O que eu quero é que o C mande 12 v pelos fios A e B , mas quando o B ou o A mande 12v nao passe nem para o C nem para o outro.
Que diodo compro para 12v ?
 
Nesse caso precisas de dois díodos: C->A e C->B.

O que é importante nem é tanto a tensão, "qualquer" díodo comum aguenta 12V de tensão inversa, a questão é saber a corrente que vai passar no díodo numa situação de carga estável e qual poderá ser a corrente temporária de pico (por exemplo, se A ou B alimentarem um motor de potência considerável).
 
Só uma correcção, a tensão é 12V, a corrente 10A :D

Deverás procurar um díodo em concordância com a corrente que por ele vai passar, como disse o WindWalker.
 
Para o díodo, escolhe algo que aguente pelo menos 40V de tensão inversa e pelo menos 20-30A de corrente máxima contínua.

No entanto, parece-me que isso já é demasiada corrente para estar a usar um díodo. Repara que, se for um díodo comum, vai estar a dissipar pelo menos uns 0,5V*10A = 5 Watt... ainda é um bocado (talvez precise dissipação de calor extra?).

Se usares um relé que active dois circuitos (DPDT), podes fazer as ligações de forma a que 'C' alimente a bobina do relé e ao mesmo tempo que faça "passar corrente" para A e B quando C tiver tensão (i.e., a bobina estiver alimentada e, portanto, o relé activado).

https://www.google.pt/search?q=dpdt+relay+schematics

PR110VACDPDT_Circuit_mod.gif

O que pode acontecer e não ser desejável com o uso do relé é, sendo a tensão em A (ou B) superior à de B (ou A) quando houver também tensão em C (bobina alimentada), que A (ou B) contribua para alimentar B (ou A), ou seja, pode haver corrente a fluir de A para B ou de B para A, não apenas de C para A e de C para B.

Nota que isto é quando há alimentação/12V em C (bobina alimentada). Como se pode ver na imagem, não havendo tensão/alimentação em C (figura de cima), A e B ficam isolados.

A vantagem do relé é que a bobina irá tipicamente dissipar 1-1,5 Watt, o que é inferior ao caso de utilização do díodo, e os contactos do relé também não vão provocar quedas de tensão significativas.

Se precisares/quiseres mesmo usar díodos, para garantir que não há fluxo de corrente entre A e B em qualquer situação, podes sempre colocar 2 ou mais em paralelo de forma a distribuir a potência neles dissipada (e também a queda de tensão no paralelo de díodos, diminuindo também assim a potência dissipada total do paralelo).
 
Última edição:
Obrigado aos dois pela ajuda. a nivel de reles nao entendo bem como faz a instalação. Vou optar pelos diodos e ver o resultado.
Eu sei que é 12v , o amperes é que não tenho a certeza. Chego a loja de electrónica e peço doidos com que especificações ? Cmps
 
Se não entendes, dizes a referência do relé e perguntas como fazer as ligações... é para isso que o fórum serve. Desde que seja um relé do tipo DPDT (comuta dois circuitos independentes com a mesma bobina interna), com a referência do relé/numeração dos pinos (ou, ainda, no pior caso de falta de informação, com um multímetro) consegue-se saber qual é a função de cada pino. Eu até acho que aquela imagem que improvisei é bastante auto-explicativa.


Para pequenas quantidades, a não ser que tenhas por aí algo perdido, acho que não vale a pena comprares numa loja. Vais pagar o preço de uns 5 ou mais díodos (usando como referência grosseira o eBay) ao comprar apenas 2. Se procurares por "diode 20A" ou "diode 30A" facilmente ficas com uma ideia dos preços para diferentes quantidades. Os díodos Schottky são melhores porque têm uma queda de tensão menor para o mesmo valor de corrente (tipicamente 0,3 a 0,5V para a corrente nominal), o que significa menor potência dissipada quando comparados aos díodos "normais" (~0,7V).
 
Última edição:
Back
Topo