Preferência dos empregadores Eng Informatica, ISEL vs ISCTE

Status
Fechado a novas mensagens.

W4rH4wk

Power Member
Boa tarde,
Preciso de umas opiniões.
Estou para me candidatar a um curso de Engenharia Informática que seja leccionado à noite na zona de Lisboa.
Pelo que vi, existe Engenharia Informática e de Computadores no ISEL e Engenharia Informática no ISCTE.

Entre qual das duas as empresas têm, normalmente, mais preferência?

E em termos de qualidade de curso, quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

Eu sei que o ISCTE é bastante conceituado, principalmente em Gestão, mas sinceramente não sei se tem reconhecimento em Engenharia Informática.

Obrigado,
Cumprimentos.
 
ISEL obviamente ... mas prepara-te porque é bastante exigente a nível pratico dai as empresas preferirem pessoas do ISEL.

O curso é bastante estruturado e tens cadeiras opcionais que te permitem escolher ramos que mais gostas como por exemplo: "Sistemas Embebidos I e II se gostares de hardware, Programação em dispositivos Moveis (Android), Computação Gráfica (openGL), MPD (padrões de desenho) entre outras como Segurança Informatica, Processamento de imagens ...

A questão depois é escolheres o que mais gostas tens 6 opcionais para fazer depois tens o curso em si que é bastante forte... Começas com Java até ao 3 semestre depois é mais virado para .NET.

Pontos fracos é que a faculdade é um pouco desorganizada, a nível de matemática diria que também são menos exigentes o que pode ser bom ou mau no caso geral é bom mas em termos científicos e se quiseres fazer investigação é mau...



Qualquer duvida é só dizeres.


Cumprimentos
 
Muito obrigado pela resposta.

Pois, já me disseram umas poucas pessoas que é desorganizada...
Eu quero trabalhar e estudar a noite, uma instituição desorganizada não ajuda :/.

As matemáticas devo ter equivalência a tudo, já não me chateiam.

Pelo que me disseram o curso do ISCTE ainda é bastante recente...

Mais alguém com opiniões sobre o assunto.

Obrigado
 
O truque para combateres o facto de ser desorganizada é seres batalhador e não deixar tudo para a ultima se fores organanizado consegues na boa. Quando ao ISCTE não conheço a licenciatura apenas tenho amigos no Mestrado (porque tem a noite e o mestrado do ISEL ainda é fraco)
 
Será mesmo que os empregadores têm preferência pelo ISEL acima do ISCTE?
Mesmo que tenham, não sei se é assim tão "óbvio". Afinal de contas ISCTE é uma faculdade, ISEL é um politécnico.
 
Será mesmo que os empregadores têm preferência pelo ISEL acima do ISCTE?
Mesmo que tenham, não sei se é assim tão "óbvio". Afinal de contas ISCTE é uma faculdade, ISEL é um politécnico.
Realmente o ISCTE=faculdade e ISEL=politécnico. Sinceramente onde é que achas que é mais fácil?
Engenharia Informática no ISCTE
Engenharia Informática e de Computadores no ISEL
 
E tu iCore7, sinceramente qual é o curso que achas que é mais fácil?
Engenharia Informática no ISCTE VS. Engenharia Informática e de Computadores no ISEL
Podes dizer porquê.
 
Conheço pessoal que tirou o curso nos dois e parece-me que são ambos fáceis.
Em termos de carreira, diria que o pessoal do ISEL vai melhor preparado para o mercado de trabalho num instante inicial, mas a longo prazo o pessoal do ISCTE tem melhores perspectivas de evolução na carreira porque tem uma formação académica mais abrangente.
 
Obrigado. E em média em qual dos cursos se demora menos tempo para acabar? Ouvi dizer que no isel estavam 100 alunos em risco de prescrever, apesar de ser politécnico. Por isso, num deles o pessoal deve demorar menos tempo?
 
Conheço pessoal que tirou o curso nos dois e parece-me que são ambos fáceis.
Em termos de carreira, diria que o pessoal do ISEL vai melhor preparado para o mercado de trabalho num instante inicial, mas a longo prazo o pessoal do ISCTE tem melhores perspectivas de evolução na carreira porque tem uma formação académica mais abrangente.

Como assim uma formação académica mais abrangente? A partir do momento que sabes programar bem o caso torna-se ser capaz de dominar a sintaxe de cada linguagem. Por exemplo eu tanto escrevo Assembly, C, Java, Matlab e Bash e não tenho grandes dificuldades em mudar, agora temos que entender se a linguagem será ideal para o que queremos fazer.
No Isel diz-se que quem não consegue fazer Programação 1 no Isel que vá ao ISCTE fazer. Acredito que no ISCTE tenhas toda a teoria mas depois na prática nada. Basta ver que vêm alguns alunos do IST que olham para os osciloscópios como bichos de outro universo e no entanto sabem a teoria toda.

Na minha opinião escolhes o ISCTE por estas razões e não pela qualidade do curso:
gajas
festas

Em termos de conhecimento prático penso que dificilmente encontre melhor visto que maior parte das cadeiras contabilizam 50% da parte prática. Por exemplo a cadeira de LSD (Lógica de Sistemas Digitais) dos estudantes que entraram o ano passado em Informática a taxa de aproveitamento é de cerca de 20% se tanto, são coisas que requerem dedicação. Se o objectivo for apenas ser mais um engenheiro então claramente o ISCTE pois bate o Isel em praticamente tudo o que seja extra-curricular.
 
... e no IST há uns tempos atrás em Eng. Civil houve uma cadeira que teve uma taxa de aprovação de para aí 10%. Era porque a cadeira era difícil? Não, simplesmente o professor era uma treta.
Isso da taxa de aprovação só significa alguma coisa se soubermos mais dados.
 
... e no IST há uns tempos atrás em Eng. Civil houve uma cadeira que teve uma taxa de aprovação de para aí 10%. Era porque a cadeira era difícil? Não, simplesmente o professor era uma treta.
Isso da taxa de aprovação só significa alguma coisa se soubermos mais dados.

Claro que existe sempre a teoria de que se os alunos chumbam é claro que a culpa terá que ser do professor, nunca o aluno poderá ser responsabilizado. Curioso que todos os que passam passam com 12 para cima e os que chumbam é de 6 para baixo (na sua maioria) mas é o professor que é mau, coitadinhos dos alunos. Quem se esforça sempre passa com uma nota decente sendo recompensado pelo seu trabalho, quem anda no deixa andar depressa se enterra. Ir para engenharia porque é fixe nunca dá bom resultado.
 
Última edição:
Digo-te com toda a certeza deste mundo que o ISEL é mais difícil que o ISCTE. 1º andei no ISEL e sei que é exigente e depois tenho alguns amigos no ISCTE e o engraçado e que no ISEL faziam 2/3 cadeiras por ano e no ISCTE faziam as 10 lol Quanto ao mercado de trabalho o ISEL esta no topo de procura porque saímos de la com muita pratica e o que as empresas querem é alguém que saiba rapidamente adequar se aos projetos e começar a "codar". Se quiseres razoes para o ISEL eu dou te varias. Tens cadeiras opcionais isso garante escolheres uma vertente que gostes mais desde Sistemas embebidos, mobile, segurança, sistemas distribuídos, computação gráfica, redes, é ires ao site e ver. As matemáticas no ISEL são mais fáceis em comparação a outras faculdades não vejo como um fator negativo a menos que queiras ir para investigação. Tens muita pratica no ISEL e aprendes as linguagens que o mercado pede, Java, C#, Javascript, C e aprendes tecnologias/ferramentas recentes Asp.NET MVC, NodeJS, Git, Svn, Sql Server entre outras muitas. Tens professores muito competentes e experientes na area acredita se falares com alguem de uma empresa qualquer que seja vao ter ISEL como preferencia claro que existe excepções e o ISEL tem muitos pontos negativos como desorganizacao alunos preguicosos que so vao para la jogar e que degradam a imagem do ISEL... estas no 3º semestre com discussões do semestre anterior... férias? cof cof tens 1 ou 2 semanas em agosto a menos que sejas super organizado e bom aluno e despachas logo tudo.

Essa comparação Politécnico vs faculdade e escolher por essa razão é apenas RIDICULO! Pessoas do IST que veem lixar postas de pescada não vou comentar porque 80% levou lavagem cerebral e só dizem "IST é que é bom" apenas porque tem fama quando eles próprios são alunos normalíssimos e nunca contribuirão para o nome da faculdade. É verdade tem fama por alguma razão e sim é uma excelente faculdade mas a verdade é que os melhores alunos do secundário vão para o IST e isto acontece à anos é normal que exista mais casos de sucesso.


E pronto acho que está tudo... Cumprimentos qualquer duvida sobre o ISEL apita :)
 
Última edição:
Digo-te com toda a certeza deste mundo que o ISEL é mais difícil que o ISCTE. 1º andei no ISEL e sei que é exigente e depois tenho alguns amigos no ISCTE e o engraçado e que no ISEL faziam 2/3 cadeiras por ano e no ISCTE faziam as 10 lol Quanto ao mercado de trabalho o ISEL esta no topo de procura porque saímos de la com muita pratica e o que as empresas querem é alguém que saiba rapidamente adequar se aos projetos e começar a "codar". Se quiseres razoes para o ISEL eu dou te varias. Tens cadeiras opcionais isso garante escolheres uma vertente que gostes mais desde Sistemas embebidos, mobile, segurança, sistemas distribuídos, computação gráfica, redes, é ires ao site e ver. As matemáticas no ISEL são mais fáceis em comparação a outras faculdades não vejo como um fator negativo a menos que queiras ir para investigação. Tens muita pratica no ISEL e aprendes as linguagens que o mercado pede, Java, C#, Javascript, C e aprendes tecnologias/ferramentas recentes Asp.NET MVC, NodeJS, Git, Svn, Sql Server entre outras muitas. Tens professores muito competentes e experientes na area acredita se falares com alguem de uma empresa qualquer que seja vao ter ISEL como preferencia claro que existe excepções e o ISEL tem muitos pontos negativos como desorganizacao alunos preguicosos que so vao para la jogar e que degradam a imagem do ISEL... estas no 3º semestre com discussões do semestre anterior... férias? cof cof tens 1 ou 2 semanas em agosto a menos que sejas super organizado e bom aluno e despachas logo tudo.

Essa comparação Politécnico vs faculdade e escolher por essa razão é apenas RIDICULO! Pessoas do IST que veem lixar postas de pescada não vou comentar porque 80% levou lavagem cerebral e só dizem "IST é que é bom" apenas porque tem fama quando eles próprios são alunos normalíssimos e nunca contribuirão para o nome da faculdade. É verdade tem fama por alguma razão e sim é uma excelente faculdade mas a verdade é que os melhores alunos do secundário vão para o IST e isto acontece à anos é normal que exista mais casos de sucesso.


E pronto acho que está tudo... Cumprimentos qualquer duvida sobre o ISEL apita :)

É interessante ver como o pessoal se queixa que os alunos do IST é fanfarrão e que levou lavagem cerebral para debitar o quão bom é o IST mas depois faz exactamente o mesmo com outras faculdades...

Olha, o que tu dizes do ISCTE posso eu dizer do ISEL: 1) andei no IST e sei o quão exigente é; 2) também conheci uma serie de caramelos que não faziam uma cadeira no IST, foram para o ISEL e passaram a ser bons alunos. Que é que isto prova? Nada, tal como o teu "testemunho".
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo