Duvida airflow

allskin

Power Member
Boas,

Tenho uma Nox Coolbay com 1 fan de 120mm à frente (intake), uma fan lateral 120mm para o GPU (intake) e uma outake atrás de 120mm.

Com o mais recente upgrade que fiz, a gráfica anda a aquecer consideravelmente.

Vou investir em duas fans melhores para trás e para a lateral, mas tenho um espaço sem fan também na lateral que está a ser usado por um air duct que me parece que hoje em dia já não faz muito sentido, algo como isto:

ultra_m998_009.jpg


Aconselham também a colocar uma fan neste slot? Se sim, intake ou outake? Estava a pensar em fazer outake, já que o calor da gráfica tem tendência a subir e esta seria a primeira a tirá-lo da caixa juntamente com a traseira.

Obrigado.
 
Ora bem, já tirei o air duct e substitui a fan lateral e a traseira por duas Noiseblocker Multiframe S-Series M12-P.

Fiz um stress test de 6 minutos ao GPU e a temperatura máxima que me alcançou foi de 83º no GPU Diode.

Parece-me que já reduziu alguns graus comparativamente às outras fans.
 
Mas não sei se consegues reduzir muito, as 280X são gráficas quentes. Acho que mais que isso (meter uma fan a meter ar frio directamente para cima da placa, no meu caso seria uma lateral) só mesmo mudando a solução de cooling da gráfica.
 
A gráfica continua a desligar-se por sobreaquecimento em determinados jogos, no entanto não quer tenha a ver com a carga directamente.

Isto é, se eu fizer um stress test, o GPU obviamente sobe para 99% de carga mas a temperatura estabiliza nos 80º e poucos. Se for jogar por exemplo Sniper Elite 3 continua a galopada até que se desliga. Com outros jogos, como por exemplo o Grid Autosport isto não acontece.

Já falei com a ASUS que me dão a solução de mudar de drivers (já testado) e de fazer o update à BIOS da Gráfica, mas o software informa que já tem o ultimo.

Sinceramente não sei muito mais que fazer.. Nesta lateral que ficou sem o air duct em cima, aconselham a por também lá uma fan? Intake ou Outake?
 
Mas não sei se consegues reduzir muito, as 280X são gráficas quentes. Acho que mais que isso (meter uma fan a meter ar frio directamente para cima da placa, no meu caso seria uma lateral) só mesmo mudando a solução de cooling da gráfica.


São? tive uma 280X que não passava dos 60º em full load....com 1.4V :lol:

Essa gráfica merece uma ida para a garantia isso não são temperaturas normais independentemente do mau airflow dessa caixa.
 
Também gostava de fazer isso na minha para ver até onde a conseguia levar, mas como não tenho dual bios não me apetece arriscar :P
 
Estive a fazer alguns testes com o 3DMark e a ler em diversos foruns da especialidade e pelo que vejo, a queixa é generalizada nesta série (R9, chipset Hawaii).

Algum do feedback de vários utilizadores com o mesmo problema, e a resolução temporária até sairem novos drivers ou até ser feito um “re-design” do sistema de refrigeração da placa gráfica, é efectivamente aumentar manualmente a velocidade da ventoínha nos drivers Catalyst da AMD para cerca de 65 ~ 70% obtendo assim uma temperatura em carga constante (GPU a 99%) de cerca de 75 ~ 78º, dentro portanto dos parametros que a ASUS define (até 95º).

Já agora, o que aconselham a fazer neste slot livre?

XTXhFVj.jpg
 
Última edição:
Isso não tem coes Hawaii é uma Tahiti!

E mete uma coisa na cabeça uma gráfica que como referiste se desliga por sobreaquecimento durante um jogo...é tudo menos normal, alias nunca tinha ouvido tal coisa :)
 
Tens razão.

Mas olha que por exemplo se fores à thread das mesmas aqui no fórum vês que é mal geral em alguns dos modelos. Mas já arranjei forma de não chegar sequer perto da temperatura para se desligar.

Aqui o que me parece que é o driver (CCC) está feito para gráficas que aquecem menos, e não puxa a ventoínha o que devia ;)

Obrigado l@rama
 
Desconfio que o gráfico em questão compara gráficas stock, não de marcas com coolers custom. Poderias postar o artigo/página de onde o retiraste?
 
Stock é relativo....reference vs reference ;) Não bananas vs ananás ;) Coolers aftermarket existe para todas as bolsas.


Quero ver essa essa 770 a fazer 1.4V e bater as temperaturas da Matrix :cool:
 
Ainda não percebi porque estão a medir pilas em relação á temperatura que vocês acham que é verdade quando o tópico é para ajudar o allskin.

allskin, a solução é sempre por elevar a rotação das ventoinhas já que elas por defeito vem sempre um pouco abaixo do que seria desejável porque muita gente queixa-se do barulho que elas fazem se as subires.
A tua é standard ou tem cooler aftermarket da Asus ?
 
Back
Topo