Portátil com linux

rch

Power Member
Olá a todos,

Sou um novato em questões linux e gostaria da vossa ajuda na seguinte questão: existe algum portátil à venda, em Portugal, com o linux já instalado (ubuntu, por exemplo) ou a melhor opção é comprar um Chromebook?

No caso de um Chromebook, é possível instalar uma versão do linux em paralelo?

Obrigado pela vossa ajuda.
 
Qualquer computador te permite instalar Linux e não é um processo complicado (muito menos quando falas do exemplo do Ubuntu) pelo que se calhar, a melhor opção para ti seria comprar um portátil barebone e comprar sem SO.

Existem várias lojas que os vendem pelo que procura algo que se adeque às tuas necessidades..
 
Qualquer computador te permite instalar Linux e não é um processo complicado (muito menos quando falas do exemplo do Ubuntu) pelo que se calhar, a melhor opção para ti seria comprar um portátil barebone e comprar sem SO.

Existem várias lojas que os vendem pelo que procura algo que se adeque às tuas necessidades..

Tenho alguma experiência em instalar linux eo meu actual pc de secretária tem dual boot (ubuntu/vista). Desconhecia que existiam portáteis barebone à venda e vou começar a "investigar". Obrigado pela ajuda!
 
Existem e normalmente até são mais baratos que os demais mas não se costumam encontrar nas grandes superfícies comerciais de informática.

De qualquer forma também não é nada complicado mudar o sistema operativo de um computador pelo que se encontrares um bom computador a bom preço e com Windows, é somente uma questão de formatá-lo.
 
Atenção que se quiseres instalar dual boot (parece que não é o caso), e o portátil tiver UEFI em vez de BIOS, é complicado juntares Linux (qualquer distro, quase) e Windows 8/8.1. Com Windows 7 e anteriores não há nenhum stress. Se quiseres só Linux também não há stress.

Cumprimentos,
 
Um dos meus "problema" é precisamente o UEFI. Se comprar um portátil com o windows 8 (UEFI) consigo formatar o disco e instalar o linux?
 
Eu disse que havia stress, mas não é impossível (longe disso). Eu acabei de configurar um HP novo com UEFI com dual boot Windows 8.1 e Linux Mint 16.

Se queres formatar para meter apenas Linux, então ainda é mais fácil:
-- Entrar na UEFI, ligar o modo "Legacy Support" ou semelhante (ativar os serviços de compatibilidade BIOS) e desligar o "secure boot".
-- Alterar o Boot sequence para ler da PEN USB.
-- Meter a pen usb com o linux numa ranhura USB 2.0 e ligar o pc. Se só tiveres portas USB 3.0 podes precisar de ligar uma opção na UEFI que é "configurar as portas USB 3.0 como 2.0 até ao arranque do SO" antes de tentar instalar.
-- Depois da instação, podes desligar o "Legacy Support" e voltar a colocar a opção do USB 3.0 normal.

O primeiro passo é fazeres o download do Linux (qualquer distribuição que gostes), gravá-la numa pen USB (ou DVD, se o pc tiver leitor e quiseres gastar 1), espetar a pen/DVD no PC e ligar o PC (se useres Pen precisas de alterar a sequência do boot). Se funcionar, ótimo, já está. Se não funcionar, segue os passos acima.

Para gravar o Linux para a pen procura por pen-drive-linux (é um programa para windows). Se tiveres acesso a um pc com Ubuntu, não precisas de instalar nada porque o SO já tem uma ferramenta para tal.

Abraços,
 
Eu disse que havia stress, mas não é impossível (longe disso). Eu acabei de configurar um HP novo com UEFI com dual boot Windows 8.1 e Linux Mint 16.

Se queres formatar para meter apenas Linux, então ainda é mais fácil:
-- Entrar na UEFI, ligar o modo "Legacy Support" ou semelhante (ativar os serviços de compatibilidade BIOS) e desligar o "secure boot".
-- Alterar o Boot sequence para ler da PEN USB.
-- Meter a pen usb com o linux numa ranhura USB 2.0 e ligar o pc. Se só tiveres portas USB 3.0 podes precisar de ligar uma opção na UEFI que é "configurar as portas USB 3.0 como 2.0 até ao arranque do SO" antes de tentar instalar.
-- Depois da instação, podes desligar o "Legacy Support" e voltar a colocar a opção do USB 3.0 normal.

O primeiro passo é fazeres o download do Linux (qualquer distribuição que gostes), gravá-la numa pen USB (ou DVD, se o pc tiver leitor e quiseres gastar 1), espetar a pen/DVD no PC e ligar o PC (se useres Pen precisas de alterar a sequência do boot). Se funcionar, ótimo, já está. Se não funcionar, segue os passos acima.

Para gravar o Linux para a pen procura por pen-drive-linux (é um programa para windows). Se tiveres acesso a um pc com Ubuntu, não precisas de instalar nada porque o SO já tem uma ferramenta para tal.

Abraços,

Excelente ajuda. Obrigado!
 
Entretanto, descobri o Manjaro linux, que tem uma versão para netbooks, e instalei-o num "velhinho" Compaq mini 700EP. A instalação foi bastante simples e rápida e pelo pouco que já experimentei parece-me muito bom.
 
-- Entrar na UEFI, ligar o modo "Legacy Support" ou semelhante (ativar os serviços de compatibilidade BIOS) e desligar o "secure boot".
Isso pode facilitar, se houver algum problema, mas eu começaria por experimentar instalar sem modo legacy e sem desligar o Secure Boot. Muitas distribuições (incluindo Ubuntu, e suponho que também Fedora e outras relacionadas com Red Hat) deveriam funcionar dessa forma sem problemas.
 
Back
Topo