Comprar objetiva para Nikon D5300

Xanitas

Power Member
Boas,

Queria pedir a vossa ajuda para a compra de uma objectiva, dado que tenho apenas a de origem, um 18-55mm

O QUE: Objectiva para fotografar mais à distância, dado que tenho já a 18-55. Um dos objetivos será para tirar fotos ao meu filho, que joga hóquem em patins.
POR QUANTO: Menos de 400 euros.
PARA FAZER O QUE: Paisagens e desporto, mais hóquei em patins.

PARA USAR ONDE: Exterior e interior, neste caso em pavilhões.

COMO ÉS: Fotografo de fim de semana...
JÁ TENS: Nikon D5300 com AF-S DX NIKKOR 18–55mm f/3.5–5.6G VR II
ONDE COMPRAR: Tanto faz...
 
A qualidade de imagem é sensilvemente a mesma, o preço não. Por isso é normal que a mais barata tenha uma relação qualidade de imagem/preço melhor.

Convém não esquecer que a 55-300 também tem mais zoom, melhor qualidade de construção e melhor AF.
 
Sinceramente não te estou a ver a mudar de lentes sempre que quiseres fotografar motivos diferentes. Os fotógrafos profissionais usam várias lentes pois estes querem qualidade máxima em cada foto a várias distancias focais e com aberturas rápidas. Tu como vai ser para fotografar o teu filho e alguma paisagem e momentos casuais. Não recomendava andares com uma 18-55 e depois com outra 55-200. Eu aconselhava comprares uma AF-S DX NIKKOR 18-140mm f/3.5-5.6G. Esta lente é melhor em sharpness que a tua 18-55 em todas as distanciais focais e também igual ou superior à 55-200. Ou seja com uma só lente terias flexibilidade desde paisagem até telefoto. Numa full frame equivaleria a uma 27-210 o que se torna uma pechincha para quase tudo o que querias fotografar.
 
e pq achas que ele n vai mudar de lente?
serão os 140mm suficientes?

eu acho que a principal preocupação dele deve ser a iluminação.. nenhuma destas lentes é particularmente rapida e os pavilhões n costumam ser propriamente o pináculo da iluminação
parece-me que será uma questão de confiar no VR
 
e pq achas que ele n vai mudar de lente?
serão os 140mm suficientes?

eu acho que a principal preocupação dele deve ser a iluminação.. nenhuma destas lentes é particularmente rapida e os pavilhões n costumam ser propriamente o pináculo da iluminação
parece-me que será uma questão de confiar no VR

Porque dá trabalho, sujas sensores, pouco pratico e etc.... 140mm chega para a generalidade das situações, a não ser que seja desporto onde é preciso lentes de 500mm ou mais. Para isso aconselhava uma sigma 50-500. A D5300 tem boa performance em ISO, podes ir a 12800 nativamente o que é bom. Esquece o VR, em desporto queres shutters rapidos para congelar o movimento.
 
e pq achas que ele n vai mudar de lente?
serão os 140mm suficientes?

eu acho que a principal preocupação dele deve ser a iluminação.. nenhuma destas lentes é particularmente rapida e os pavilhões n costumam ser propriamente o pináculo da iluminação
parece-me que será uma questão de confiar no VR

E o que aconselharias em termos de iluminação? Obrigado

Sinceramente não te estou a ver a mudar de lentes sempre que quiseres fotografar motivos diferentes. Os fotógrafos profissionais usam várias lentes pois estes querem qualidade máxima em cada foto a várias distancias focais e com aberturas rápidas. Tu como vai ser para fotografar o teu filho e alguma paisagem e momentos casuais. Não recomendava andares com uma 18-55 e depois com outra 55-200. Eu aconselhava comprares uma AF-S DX NIKKOR 18-140mm f/3.5-5.6G. Esta lente é melhor em sharpness que a tua 18-55 em todas as distanciais focais e também igual ou superior à 55-200. Ou seja com uma só lente terias flexibilidade desde paisagem até telefoto. Numa full frame equivaleria a uma 27-210 o que se torna uma pechincha para quase tudo o que querias fotografar.

Pois, mas essa Nikkor vai bem acima do meu orçamento.
 
Última edição pelo moderador:
Porque dá trabalho, sujas sensores, pouco pratico e etc.....

Quem compra uma reflex e tem essas preocupaçoes é parvo.
Dsc la a sinceridade mas é mesmo assim.. n querem essas preocupaçoes comprem uma compacta..

E o que aconselharias em termos de iluminação? Obrigado.

Nada. N é algo que tu possas alterar.
O que podes fazer para contornar e usar lentes rapidas (f/2.8) ou subir o ISO
 
Quem compra uma reflex e tem essas preocupaçoes é parvo.
Dsc la a sinceridade mas é mesmo assim.. n querem essas preocupaçoes comprem uma compacta..

Uma reflex não é só mudar de lentes e eu estava a falar de uma lente boa mas que dá grande flexibilidade. Andar com uma 18-55 + 55-200 é pouco ergonómico e pouco pratico quando as duas lentes são muito parecidas. Só vale apenas mudar de lente quando mudas para outra realidade diferente. Tipo uma UGA 10-20 18-140 e depois tipo 100-400 ou primes de aberturas rápidas.
 
A 18-140 até pode ser uma boa opção para o OP.

Mas alguns dos argumentos usados pelo Ansatsu para a promover são no mínimo discutíveis. Em particular, a ideia de que "trocar de objetivas é um bicho de sete cabeças só ao alcance de fotógrafos profissionais" não faz sentido nenhum.

No caso particular do OP, qualquer que seja a objetiva escolhida será sobretudo para montar no início do jogo e só desmontar no final (se for caso disso). E o que ele vai ganhar com a 18-140 (flexibilidade) pode não compensar o que vai perder (distâncias focais >140mm, alguma abertura, 100 a 200€).
 
Parecidas? Uma é uma zoom wide e a outra é uma tele!

Claro que são, quando tens lentes que abrange essas duas distancias focais, em vez de andares com uma 18-55 que para pouco serve e dá-te pouca flexibilidade. Não vale os esforço de andar com uma 18-55 + 55-200 por causa disso mesmo, são lentes a mais, ocupa espaço + peso etc. Quando te basta ter uma 18-140 e depois se quiseres uma mais longa, usas uma 400mm ou 500mm. Uma 18-55 é uma lente tão limitada, vais andar a trocar de lentes, nesse processo perdeste momentos que podias fotografar e que os 55mm foram muito pouco. Eu não sei como vocês fazem, mas eu só troco de lente quando quero fotografar outra perspectiva diferente, seja ela uma prime com abertura rápida ou uma UGA ou no lado extremo tele photo. Eu se fosse em turismo bastava-me uma 10-20 + 18-140 e uma prime. Vou andar com lentes a mais para que? pesa-me nas costas.
 
Claro que são, quando tens lentes que abrange essas duas distancias focais

Acho que toda a gente percebeu o que escreveste como "18-55 e 55-200 são muito parecidas".


Vou andar com lentes a mais para que? pesa-me nas costas.

Não creio que os 110g de diferença de que estamos a falar seja assim muito relevante, especialmente neste caso em que perdes distâncias focais.

E não é bem a mesma coisa peso ao ombro (a objetiva por usar dentro do saco) ou peso nos mãos (a objetiva montada na máquina). Uma 18-200VR pesa menos 40g que o conjunto 18-55VR + 55-200VR, mas esse é um detalhe que passa completamente desapercebido na prática. Pelo contrário, o conjunto do kit "parece" ser muito mais leve simplesmente porque é efetivamente mais leve nas mãos.
 
Back
Topo