Portátil Freeza

Nunez9

Membro
Boas malta!

Tenho um asus n55s que ultimamente freeza praticamente do nada e sou obrigado a desligá-lo "à força".
Basicamente a imagem freeza completamente, e fica a fazer um som manhoso como se o som que estava a fazer no momento também ficasse congelado...
Normalmente depois de o reiniciar (carregando 5seg no botão) ele arranca lento e a arrastar os sons todos, como se estivesse em slowmotion... depois de reiniciar mais uma vez fica normal.

Já formatei e volta e meia acontece novamente o mesmo. É um bocado aleatório, pode passar umas semanas sem acontecer ou ate mais, e depois pode acontecer dois dias seguidos...

Estou com receio que seja do disco. Ás vezes ouço algo estranho vindo do portátil como se houvesse algo solto lá dentro que chocasse com algo... faz tipo um "bip" qualquer. Curiosamente nunca notei nada na performance logo depois desses bips (nem nunca congelou depois disso).

Entretanto usei o crystal disk info e diz que o disco está saudável...
Poderá ser questão de temperatura também?

Alguma dica pessoal??
 
Sim, eu já o desmontei há menos de um ano e limpei. Até passei com um compressor para tirar o pó... Não mudei pasta térmica, nunca o fiz em nenhum pc sequer...
 
São quando estou a trabalhar basicamente. Eu uso um programa de base de dados, e ao mesmo tempo tenho vários softwares abertos com varias janelas abertas em cada um...

Neste momento tenho o disco a 39º, GPU a 61º e processador a cerca de 70º.... mas neste momento já não estou a trabalhar, tenho apenas o navegador aberto e pouco mais.

Por exemplo a ver um filme em bluray nunca aconteceu, nem quando ligo o portatil à tv. Às vezes jogo age of empires e também não me recordo de ter acontecido.

Antes do limpar (verão passado), aconteceu ele desligar-se por completo (não freezava), e penso que era mesmo da temperatura porque deixou de acontecer.
 
Não acredito que seja da pasta térmica, quando desmontaste para limpar, mantiveste o local sem lhe tocar, certo?

Por acaso o inicio desses problemas coincidiu com a instalação de drivers ou de updates do Windows?
 
com essas temperaturas não é o problema..

Será ou a nivel de disco (mas que segundo o crystal disk info estará de boa saude) ou do OS (formataste com a partição de recuperação do portatil ou uma versão limpa ? )
Poderá ser tb algum programa que esteja a usar muito o disco, no gestor de tarefas o nivel de utilização do disco costuma andar muito alto ?
 
Não acredito que seja da pasta térmica, quando desmontaste para limpar, mantiveste o local sem lhe tocar, certo?

Por acaso o inicio desses problemas coincidiu com a instalação de drivers ou de updates do Windows?

Sim, não me lembro de ter mexido na pasta térmica...
Não me lembro de ter instalado nada em especifíco... é como digo, parece ser um bocado random... acontece a meio de tarefas que faço praticamente diariamente e que posso passar semanas sem acontecer nada....
 
com essas temperaturas não é o problema..

Será ou a nivel de disco (mas que segundo o crystal disk info estará de boa saude) ou do OS (formataste com a partição de recuperação do portatil ou uma versão limpa ? )
Poderá ser tb algum programa que esteja a usar muito o disco, no gestor de tarefas o nivel de utilização do disco costuma andar muito alto ?

Quando formatei instalei sempre versão limpa, nunca usei recuperação.
De qualquer modo 3ª feira vou efectuar a limpeza e substituição da pasta térmica.

Como vejo o uso do disco? No gestor de tarefas apenas vejo o CPU e a memoria... já agora, tenho 8GB de memória e está a usar 4,4GB quando só tenho o chrome aberto e o skype. Não é demais?


EDIT: de vez em quando (mt mais raramente que o problema apresentado) aparece um bluescreen durante alguns segundos e reinicia de seguida. No ultimo dizia algo como IRQL not less or equal etc. Poderá estar relacionado?
 
Última edição:
estas a usar o 7 ou o 8 ? no gestor de tarefas no 7 tb dá para ver o disco, mas já não me lembro bem onde ...

4.4GB nesse uso é um pouco demais, mas o chrome usa muitos recursos (por isso é que não o uso)
 
Uso o 7. Já encontrei lá a parte do disco, era em monitor de recusos. Não sei é muito bem o que procurar, nem o que são valores elevados.

Testei ver o uso da memória com o chrome desligado e ficou em 2,5GB. Não continua a ser elevado?
 
Se o disco andar perto dos 100% de uso poderá ser a causa , haverá algum programa que está a usar muito o disco....

2.5GB no 7 não é muito...
 
Back
Topo