Multi Ser Gamer Depois dos 30

fmatos

Moderador
Staff
Boas pessoal.

Já ando à algum tempo para criar este tópico. Ora não o criei por manifesta falta de tempo, ora por não saber como será a receptividade por parte do pessoal aqui do fórum.

Então vamos lá arrancar isto.

Como dá para perceber, já ultrapassei a barreira dos 30 anos, sempre me considerei um fã de videojogos.
Comecei no Atari e fui ultrapassando todas as etapas até à geração actual.
Recordo perfeitamente dos dias passados no Atari com jogos que mais não eram do que qualquer coisa sem lógica, mas ao mesmo tempo com um " não sei o quê" de cativante/belo. Eram Joysticks partidos todas as semanas, eram um número reduzido a 2 botões para comandar o que lá se ia vendo na TV...para não falar do cheiro a queimado dos transformadores.

Entretanto as coisas de forma natural evoluíram e eu de forma não menos natural evolui no Mundo dos videojogos, sempre com a mesma vontade de chegar a casa e agarrar no comando e " colar " na TV. Podia muito bem aqui confessar que por volta do primeiro ISS ( Internacional Superstar Soccer), passei com um amigo a passagem de ano a jogar consola com o único intuito de dizer no dia seguinte aos amigos quem marcou o primeiro golo do ano.

A minha ligação às consolas/videojogos sempre foi assim, muito próxima.
Entretanto chega a PS3/X360...e aqui começaram talvez os meus primeiros sentimentos de dúvida em relação aos vídeo jogos.
Terminei a geração anterior com um sentimento estranho, não senti a diversão que outrora sentia a jogar. Podia muito bem argumentar que era puto e agora já sou bem adulto, mas esse argumento esbarra, quando dou por mim a recordar que nos meus Vinte e tal anos ainda tinha a " pica" toda por jogos.
Calmamente dou por mim a pensar, os jogos evoluíram de tal forma que quem não cresce dentro deste paradigma, de minuciosidades, com puzzles dignos de Poirot ou jogos FPS em que um vulgar jogador quase tem de ter formação Sniper, não consegue entrar dentro deste novo Mundo dos videojogos.

Como já variadíssimas vezes coloquei a questão, deixo novamente em aberto :

O problema será meu? Estarei velho para os videojogos actuais? Serei o único com esta sensação de incapacidade perante os videojogos actuais e em negação com os mesmos?
Será que chegando aos 30 (actualmente 33) atingi o meu limite e os videojogos não figuram como um Hobby?

Perguntas as quais me interrogo à algum tempo, mas que as respostas escasseiam.

Certo que os videojogos são um Hobby (por sinal caro), não deveriam ser motivo de ocupação de tempo em busca de respostas, daí ter só agora reservado este bocadinho de tempo para me retratar..."longe de mim" viver em função de um Hobby.

Provavelmente falta escrever muito, mas como isto não foi nada ensaiado e saiu de forma esporádica, fico-me por aqui.
 
Última edição:
Terminei a geração anterior com um sentimento estranho, não senti a diversão que outrora sentia a jogar. Podia muito bem argumentar que era puto e agora já sou bem adulto, mas esse argumento esbarra, quando dou por mim a recordar que nos meus Vinte e tal anos ainda tinha a " pica" toda por jogos.
Pessoalmente, encontrando-me numa situação idêntica, em que me sinto inclusive com dificuldade em sequer justificar a aquisição de uma nova consola, parece-me que simplesmente me tornei mais exigente com os jogos. A geração anterior foi parca em qualidade, viu-se mais do mesmo, mas mais bonito e isso chega a um ponto em que já não justifica o tempo e o dinheiro dispendido. Há um certo pragmatismo que se sobrepõe ao entusiasmo anterior.
 
concordo contigo... actualmente não ha um único jogo que me puxe jogar...tenho a ps3 parada a semanas as vezes fica meses sem lhe ligar... ou ligo e passado 5min olhar para os jogos desligo...

o que me ia fazedo jogar consola era os PES parei no 11 achei que em vez de evoluir começou andar para tras e joguei o 14 passei me com aquilo demasiado mau para ser verdade,falo da jogabilidade.

e por que nao relembrares os jogos e consolas antigas?nao vais ficar a jogar horas e horas mas certamente vai te trazer grandes recordaçoes,e se ja nao tens muito tempo para jogar 2ou 3 jogos antigos vao te divertir bastante.
 
Eu pessoalmente apesar de ainda não ter chegado a essa barreira, para lá caminho, e já falta muito pouco.

Sinceramente dá-me muito mais gozo um jogo de Mega Drive, Gameboy ou PS1, do que um de PS3 ou PC recentes.
Claro que há jogos recentes que me fazem colar na TV, como o caso dos Castlevanias recentes e do Last of Us, mas sinto-me muito mais atraído por jogos antigos. Acho que hoje em dia já não há nada que me cative, como me cativaram os jogos daquela altura!
 
Nem perto de 30 tenho e já sinto isso, hoje em dia apenas criam jogos com o intuito de ser realista e esquecem-se o verdadeiro significado deles, que é serem divertidos! Um bom exemplo disto é o FM, desde o CM 01/02 que jogava, cada epoca que sai um novo experimento e vejo me confrontado cada vez com mais opções chatas e que parece-me que só ali estão para serem mais uma "feature" para o marketing trabalhar.

Enfim ás vezes também penso se serei eu que mudei ou serão estes jogos cada vez mais aborrecidos que tentam imitar a realidade quando que nós só queremos fugir um bocado dela.
 
Nem perto de 30 tenho e já sinto isso, hoje em dia apenas criam jogos com o intuito de ser realista e esquecem-se o verdadeiro significado deles, que é serem divertidos! Um bom exemplo disto é o FM, desde o CM 01/02 que jogava, cada epoca que sai um novo experimento e vejo me confrontado cada vez com mais opções chatas e que parece-me que só ali estão para serem mais uma "feature" para o marketing trabalhar.

Enfim ás vezes também penso se serei eu que mudei ou serão estes jogos cada vez mais aborrecidos que tentam imitar a realidade quando que nós só queremos fugir um bocado dela.

eu Fm parei no 2010...pelos mesmos motivos tem muita coisa nova se o que importa e ter aqueles jogadores desconhecidos que sao mt bons...ja nao me diverte so enerva ao espero ganhar sempre e ganhar td mas tb perder sempre lol nao diverte mesmo
 
Ainda estou um pouco longe dos 30, mas raros são os títulos recentes que me dá vontade de jogar.

Dou sempre por mim a jogar clássicos dos meus tempos de puto/adolescente que sempre me deram gozo.
 
Pessoal,
também já me sinto um pouco velho para os jogos! E custa-me a dar tantos €€ por um jogo. Comprei a PS3 há 1 ano, mais pelos exclusivos como os Uncharted e Killzone, mas acho que a nível de jogos vou ficar por aqui!
 
Acreditem que quando criei o tópico, cheguei a ponderar não fazer " submeter".
Mesmo sabendo perfeitamente que não deveria ser o único, cheguei a pensar que eu é que era um esquisito do catano e que esta espécie de desabafo mais não ia ser do que engolida por comentários depreciativos.

Como não estou só nesta "luta" até vou argumentar mais.

Insatisfeito como estava com a PS3 e toda a sua fraca biblioteca de jogos para jogadores como eu ( há um user que "sofre" da mesma síndrome, costumamos de quando em vez abordar este assunto por PM) resolvi vender a mesma e comprar a PS4.

Enquanto a mesma não saía, parecia um menino, foram os únicos momentos em que um videojogo (no caso consola) me conseguiu fazer reviver os momentos que à anos atrás sentira.
Entretanto, com a consola nas mãos e posteriormente com alguns jogos, caía sempre na mesma rotina...só jogos de desporto me conseguiam fazer pegar no comando.
Aí então foi altura de me "desfazer" da PS4 e praticamente não perder dinheiro (porque nestas "brincadeiras" perde-se muito dinheiro), não ia aguentar uma consola para jogar FIFA e NBA 2k.

Depois de mais este episódio cheguei ao momento actual e que partilho convosco...e com uma Wii U.
 
Última edição:
Tenho 33 anos.Começei a jogar no Spectrum.Lembro-me que cada vez que um jogo começava a correr,sentia-me o puto mais feliz do mundo e arredores.Depois,e como o dinheiro não era muito,a minha velhota deu-me uma family game.God!Para mim,comparando aos gráficos do Spectrum,aquilo era a melhor consola que existia!Longas e longas horas a jogar,que por vezes só eram interrompidas quando a minha mãe desligava a consola,já farta de me chamar para almoçar,jantar,ou fazer os deveres da escola.Quando a consola era desligada,eu continuava a sonhar com aquilo.Joguei tanto tanto tanto,que um dia a consola até deitou fumo,literalmente.Tive que pedir outra,mas até os meus velhos me fazerem a vontade,ainda esperei longos meses.E nesses meses,era uma tortura.Então na escola,com a malta toda a falar de jogos e que jogava isto e aquilo,só me apetecia chorar.Os anos passaram até chegar aos dias de hoje,em que tenho a minha coleção de consolas,que vai da Atari 2600,passando por coisas obscuras lol como Jaguar,Linx,3D0,CDI etc,à XONE.E no fim,dou por mim a pensar que vou jogar isto e aquilo,e acabo por nunca o fazer.Passam dias em que nem sequer ligo uma consola.E dou por mim a passar mais tempo no pc,não significa que esteja a jogar,porque na maior parte nas vezes estou apenas na net ou a vêr um filme,ou saio com a Maria,pais ou amigos,e chego à conclusão de que os jogos de hoje em dia,não sei se terá a vêr com a idade,para mim perderam a magia quáse toda.Chego a estar a jogar 5 minutos,e acaba a jogatana.Belos tempos em que uma Mega Drive a correr o Sonic,me deixava doido.Belos tempos os que passei colado à PS,a derreter coisas como MGS,Resident Evil 2,Silent Hill,Ridge Racer Revolution,entre muitos outros.Tenho muitas saudades de esperar meia hora ou mais que um Double Dragon,Chuckie Egg,Rambo entre outros comessassem a correr no Spectrum.Sempre que me lembro disto,começo a sorrir,como agora mesmo."Oh tempo volta pra trás"...Não passei a odiar jogos,mas não sei porque razão,os jogos de hoje não me puxam.Adorava muito mais os gráficos de um Spectrum,family,Mega Drive,PS,do que os "filmes" de hoje.Antes os jogos faziam-me sonhar.Hoje não.
 
Foi por tudo isso (e mais) que criei o meu canal de retrogaming no youtube, para relembrar a melhor era dos videojogos de sempre (para mim, claro): final dos anos 80 início dos 90!
Sou também, e ainda, "trintão" (atingi recentemente os 39 anos de idade) e tudo o que saiu após o virar do milénio pouco ou nada me diz. Juntei os "trapos" e fui pai há quase 4 anos e tudo isso dá uma volta de 180º. A vida de gamer foi 99% contrariada.
A mim não me apanham a comprar consolas de última geração! Mais depressa compro um Commodore Amiga do que uma PS4 ou XONE! :)
 
Estou +- na mesma situação.
Quase nos 34, comecei no MSX, Amiga (a verdadeira máquina de jogos para mim), depois pc e as playstations, da 1 à 3. Neste momento para jogos só tenho a 3 (com um catálogo de jogos recente e variado à minha disposição....). Tirando alguns casos (last of us, uncharted, god of war....) o resto experimento e ..... encosto! Reconheço que a disponibilidade de tempo não é a mesma (casado/trabalho/1 filho) mas há sempre a noite quando toda a gente dorme, e mesmo assim dou por mim a ver filmes/séries quando dantes era logo "bater 1 game".

Nos últimos tempos pensei em investir numa ps4, mas acho que gastar + de 400 € para depois ficar "encostada" faz-me conter o impulso.

Talvez um "super-PES" ou então vários jogos tipo 1886 the order possam fazer com que volte a ter aquele sentimento de noitadas a fio.

Cumps.
 
Talvez um "super-PES" ou então vários jogos tipo 1886 the order possam fazer com que volte a ter aquele sentimento de noitadas a fio.

Cumps.
Actualmente os jogos de futebol ( um exemplo) estão super realistas, têm pormenores incríveis, mas nenhum consegue atingir os níveis de satisfação como ISS, posterior PES.
Não tinha o detalhe pormenorizado, mas tinha qualquer coisa que agarrava...era daquelas coisas que 1 hora rapidamente se tornava em 3 ou 4.
 
Exacto.... na PS1 cheguei a ter com uns amigos o adaptador para ligar 4 comandos e jogar 2x2.....acho que esse vício não vou voltar a ter. Mas se tiver o mesmo gozo que tinha a criar equipa na master-league já não era mau
 
eu comecei a dar mais valor aos jogos retro que antigamente,acho que são bastante divertidos,adoro sonic 1,jogo com a tv bastante alta,aquela banda sonora faz logo recuar ao anos 90.
 
É normal este sentimento...a malta vai envelhecendo e a paciência e tempo são inferiores às idades mais jovens...

Eu parei na ps1/dreamcast e ñ voltei a investir em consolas...ainda joguei pcgaming mais tarde e foi um boa evolução mas entretanto parei...

Dedica-te ao retrogaming e esquece as novas gerações de jogos...para além de mais exigentes, requerem mais paciência e tempo com tanto pormenor e detalhe...
 
Pensava eu que estava mesmo a ficar velho... (35) mas não sou o único! PES, o motivo por ter comprado a PS3, joguei até ao 2011. Não consegui mais jogar a nenhum. Saco o demo todos os anos, experimento e deixo estar instalado para jogar de muito em muito tempo com o meu afilhado ou com o meu filho. O resto dos jogos, epá, sinceramente, já experimentei muitos, mas ficar agarrado, só ao Heavy Rain, talvez um reflexo da mecânica do jogo ser simples, nada de 230 combinações de botões e truques e sei lá!

Ps.: De momento o que me leva a ligar a PS3 são os jogos da LEGO que o meu filho adora, e jogamos os dois, e... os Sly's que ando agora entretido neles. Lá está, jogos simples, e "bonitos".
 
Última edição:
Acreditem que quando criei o tópico, cheguei a ponderar não fazer " submeter".
Mesmo sabendo perfeitamente que não deveria ser o único, cheguei a pensar que eu é que era um esquisito do catano e que esta espécie de desabafo mais não ia ser do que engolida por comentários depreciativos.

Como não estou só nesta "luta" até vou argumentar mais.

Insatisfeito como estava com a PS3 e toda a sua fraca biblioteca de jogos para jogadores como eu ( há um user que "sofre" da mesma síndrome, costumamos de quando em vez abordar este assunto por PM) resolvi vender a mesma e comprar a PS4.

Enquanto a mesma não saía, parecia um menino, foram os únicos momentos em que um videojogo (no caso consola) me conseguiu fazer reviver os momentos que à anos atrás sentira.
Entretanto, com a consola nas mãos e posteriormente com alguns jogos, caía sempre na mesma rotina...só jogos de desporto me conseguiam fazer pegar no comando.
Aí então foi altura de me "desfazer" da PS4 e praticamente não perder dinheiro (porque nestas "brincadeiras" perde-se muito dinheiro), não ia aguentar uma consola para jogar FIFA e NBA 2k.

Depois de mais este episódio cheguei ao momento actual e que partilho convosco...e com uma Wii U.

Desculpa que te diga mas ai foi uma má decisão da tua parte. Então livraste-te da ps3 porque para ti tinha uma biblioteca fraca e compraste uma consola de ultima geração com muito poucos jogos ainda disponiveis ? Do que é que estavas à espera ?
Atenção que não é um comentário depreciativo ;).

Agora on topic: o mercado de video jogos é de tendencias, e actualmente o realismo impera em detrimento de uma boa história ou do factor divertimento. Se antes compravamos um jogo que não sabiamos nada sobre ele, até porque os meios de informação nao eram tão abundantes como hoje, mas bastava olhar para a contra capa e tirar as nossas conclusões se era divertido ou não. Hoje de facto é preciso ler e reler muito bem sobre o jogo antes de o comprar. Também é justo dizer que nem todos os jogos vão por este caminho, esta geração passada trouxe-nos jogos que são autenticas obras de arte não só visualmente, como em termos de narrativa, gameplay e replay value.
 
Back
Topo